A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Nogueira Filho, Saint Clair Rodrigues [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/136757
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/07-03-2016/000859826.pdf
Resumo: This research investigates the integration between the theory of peeragogy and martial art aikido, focused on the concepts of space, meta-learning, feedback, non linearity and continuous learning. Through Larrosa's concept of experience (2014), and upon the foundations of the previous integration between peeragogy and aikido, the research also investigates the concept of education as the art of flowing together with, discussing the idea of meta-master as a way of research in movement which integrates and incorporates what happens to us
id UNSP_4f59c2ad896eb321fa72f1c9f9151c7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136757
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A educação como arte do fluir: Paregogia e AikidoEducação - Estudo e ensinoAikidoTecnologiaEnsino a distânciaAprendizagemEducation Study and teachingThis research investigates the integration between the theory of peeragogy and martial art aikido, focused on the concepts of space, meta-learning, feedback, non linearity and continuous learning. Through Larrosa's concept of experience (2014), and upon the foundations of the previous integration between peeragogy and aikido, the research also investigates the concept of education as the art of flowing together with, discussing the idea of meta-master as a way of research in movement which integrates and incorporates what happens to usEsta pesquisa investiga a integração entre a teoria da Paregogia e a arte marcial Aikido, tendo como eixos principais as ideias de espaço, meta-aprendizagem, feedback, não linearidade e aprendizagem contínua. Através do conceito de experiência segundo Larrosa (2014) e sobre a base da integração entre Paregogia e Aikido, a pesquisa se debruça sobre a educação enquanto arte do fluir com, discutindo a ideia de metamestrado como trajeto de pesquisa em movimento, que integra e incorpora fluidamente o que nos aconteceUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira Filho, Saint Clair Rodrigues [UNESP]2016-04-01T17:55:08Z2016-04-01T17:55:08Z2015-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis85 f.: il.application/pdfNOGUEIRA FILHO, Saint Clair Rodrigues. A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido. 2015. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.http://hdl.handle.net/11449/136757000859826http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/07-03-2016/000859826.pdf33004013063P467593574289196520881287710938442Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:11:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:11:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido
title A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido
spellingShingle A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido
Nogueira Filho, Saint Clair Rodrigues [UNESP]
Educação - Estudo e ensino
Aikido
Tecnologia
Ensino a distância
Aprendizagem
Education Study and teaching
title_short A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido
title_full A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido
title_fullStr A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido
title_full_unstemmed A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido
title_sort A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido
author Nogueira Filho, Saint Clair Rodrigues [UNESP]
author_facet Nogueira Filho, Saint Clair Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira Filho, Saint Clair Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Aikido
Tecnologia
Ensino a distância
Aprendizagem
Education Study and teaching
topic Educação - Estudo e ensino
Aikido
Tecnologia
Ensino a distância
Aprendizagem
Education Study and teaching
description This research investigates the integration between the theory of peeragogy and martial art aikido, focused on the concepts of space, meta-learning, feedback, non linearity and continuous learning. Through Larrosa's concept of experience (2014), and upon the foundations of the previous integration between peeragogy and aikido, the research also investigates the concept of education as the art of flowing together with, discussing the idea of meta-master as a way of research in movement which integrates and incorporates what happens to us
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-19
2016-04-01T17:55:08Z
2016-04-01T17:55:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA FILHO, Saint Clair Rodrigues. A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido. 2015. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/136757
000859826
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/07-03-2016/000859826.pdf
33004013063P4
6759357428919652
0881287710938442
identifier_str_mv NOGUEIRA FILHO, Saint Clair Rodrigues. A educação como arte do fluir: Paregogia e Aikido. 2015. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.
000859826
33004013063P4
6759357428919652
0881287710938442
url http://hdl.handle.net/11449/136757
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/07-03-2016/000859826.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.: il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401091486023680