Impacto de intervenção educacional e grupo sobre o consumo de frutas, verduras e legumes de agentes comunitários de saúde do município de Botucatu-SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Pereira, Aline Graziele da Silva [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/98404
Resumo: Há literatura indicando que ações educacionais em grupo realizadas no âmbito da atenção primária à saúde podem modificar o consumo alimentar dos participantes. O agente comunitário de saúde, por sua dupla condição (membro da comunidade e trabalhador de saúde) pode vir a ser um facilitador destes processos educativos, desde que motivado e capacitado. Supondo que uma intervenção bem sucedida com tais profissionais teria mais chances de o ser na comunidade, foi realizado estudo piloto visando avaliar o impacto de uma intervenção educativa (seis sessões de grupo e uma oficina de culinária) sobre o consumo de frutas e hortaliças (FH) de agentes comunitários de saúde (ACS) brasileiros. Foi desenvolvido um ensaio controlado, constituindo-se aleatoriamente dois grupos: grupo intervenção, 21 agentes que participaram de seis sessões de grupo coordenadas por nutricionista; grupo controle, 21 agentes não participantes. O desfecho principal foi consumo total de FH, em gramas e em % de energia. Para aferir estas variáveis, foram realizados 3 recordatórios de 24h, referentes a dois dias da semana e a um domingo, antes e 90 dias após a intervenção. O desfecho secundário foi a posição do agente comunitário de saúde frente aos estágios de mudança de comportamento, segundo o Modelo Transteorético. A avaliação do impacto da intervenção, mediante análise de medidas repetidas, com teste de comparação múltipla de Tukey, foi complementada pela avaliação do processo e do impacto percebido pelos agentes. Dentre os principais resultados, destacam-se: De um total de 20 agentes que participaram da intervenção, apenas 8 modificaram positivamente seu estágio de comportamento em relação ao consumo de FH, contra 4 dos 21 do grupo controle; todos do grupo...
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Foi desenvolvido um ensaio controlado, constituindo-se aleatoriamente dois grupos: grupo intervenção, 21 agentes que participaram de seis sessões de grupo coordenadas por nutricionista; grupo controle, 21 agentes não participantes. O desfecho principal foi consumo total de FH, em gramas e em % de energia. Para aferir estas variáveis, foram realizados 3 recordatórios de 24h, referentes a dois dias da semana e a um domingo, antes e 90 dias após a intervenção. O desfecho secundário foi a posição do agente comunitário de saúde frente aos estágios de mudança de comportamento, segundo o Modelo Transteorético. A avaliação do impacto da intervenção, mediante análise de medidas repetidas, com teste de comparação múltipla de Tukey, foi complementada pela avaliação do processo e do impacto percebido pelos agentes. Dentre os principais resultados, destacam-se: De um total de 20 agentes que participaram da intervenção, apenas 8 modificaram positivamente seu estágio de comportamento em relação ao consumo de FH, contra 4 dos 21 do grupo controle; todos do grupo...The literature reports that educational group actions performed in primary health care can change participants’ dietary intake. Due to their dual condition (community member and health care workers), community health agents can be facilitators in such educational processes as long as they are motivated and trained for that purpose. Supposing that a successful intervention with these professionals would be more likely to also achieve similar results in the community, a pilot study was conducted with the purpose to evaluate the impact of an educational intervention (six group meetings and one culinary workshop) on fruit and vegetable (FV) intake by Brazilian community health agents (CHA). A controlled trial was developed with randomly formed groups: intervention group, 21 agents who participated in six group meetings coordinated by dietitians; control group, 21 non-participant individuals. The main outcome was the total FV intake in grams and in energy %. In order to measure such variables, three 24-hour recalls were performed, referring to two weekdays and to one Sunday, prior to and 90 days after the intervention. The secondary outcome was the community health agents’ position in face of the behavioral change stages, according to the Transtheoretical Model. The evaluation of the intervention impact, by means of repeated measures using Tukey’s multiple-comparison test, was complemented by the evaluation of the process and of the impact perceived by the agents. Among the main results, the following are noteworthy: of a total of 21 agents who participated in the intervention, only 8 positively changed their behavioral stage in relation to FV intake as compared to 4 of the 21 individuals in the control group; all participants in the intervention group reported that the... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalhaes, Maria Antonieta de Barros Leite [UNESP]Castanheira, Elen Rose Lodeiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Aline Graziele da Silva [UNESP]2014-06-11T19:29:33Z2014-06-11T19:29:33Z2012-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis81 f.application/pdfPEREIRA, Aline Graziele da Silva. Impacto de intervenção educacional e grupo sobre o consumo de frutas, verduras e legumes de agentes comunitários de saúde do município de Botucatu-SP. 2012. 81 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.http://hdl.handle.net/11449/98404000692227pereira_ags_me_botfm.pdf33004064078P919901722993533185421002546545582Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T06:29:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-04T06:29:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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