Stuart Walker: a função estética sustentável: mediações entre arte, design e espiritualidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Pantaleão, Lucas Farinelli [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/152140
Resumo: A pesquisa propõe-se a desenvolver um estudo de análise interpretativa que focaliza predominantemente as necessidades e possibilidades do design de produto contemporâneo, inserido no contexto de uma possível sociedade sustentável que se posiciona além da atual cultura material baseada no consumismo. Deste modo, leva-se em conta a inter-relação do trinômio arte-design-espiritualidade em paralelo com o fenômeno, em sentido amplo, da globalização. A análise do corpus de pesquisa incide sobre o estudo de caso da obra de design (teórico-prática) do Professor Stuart Walker, PhD, atualmente pela University of Lancaster, Reino Unido. O foco primordial do design walkeriano visa a “resignificação” de objetos funcionais de uso cotidiano através de proposições formais (tangíveis) que vão desde abordagens incrementais de “desmascaramento” e reaproveitamento de materiais, até concepções filosóficas complexas. Utilizando-se de uma metodologia radical, que prevê um distanciamento entre academia e economia em prol de um processo criativo cíclico (“thinking-and-doing”), focaliza a associação entre ética, estética, sustentabilidade e espiritualidade, a partir do resgate e apropriação simbólica de elementos advindos de tradições religiosas milenares. Com esta referência procuramos contribuir não apenas com a percepção/conscientização ecológica, mas principalmente com a reflexão de projetos em design de produto, nos quais se articulem harmoniosamente a função estética à função prática e à função simbólica, de modo a focalizar e privilegiar uma “função estética sustentável”. Visa-se mais precisamente as competências criativas cuja abordagem fundamental do design são voltadas para a promoção de uma “Estética da Sustentabilidade”. Em um plano mais abrangente, pretende-se inserir o design em uma abordagem transdisciplinar, através de agentes sociais de diferentes áreas de conhecimento, em sintonia com os novos paradigmas sistêmicos, holísticos e ecológicos, no contexto da sociedade pósindustrial contemporânea.
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A análise do corpus de pesquisa incide sobre o estudo de caso da obra de design (teórico-prática) do Professor Stuart Walker, PhD, atualmente pela University of Lancaster, Reino Unido. O foco primordial do design walkeriano visa a “resignificação” de objetos funcionais de uso cotidiano através de proposições formais (tangíveis) que vão desde abordagens incrementais de “desmascaramento” e reaproveitamento de materiais, até concepções filosóficas complexas. Utilizando-se de uma metodologia radical, que prevê um distanciamento entre academia e economia em prol de um processo criativo cíclico (“thinking-and-doing”), focaliza a associação entre ética, estética, sustentabilidade e espiritualidade, a partir do resgate e apropriação simbólica de elementos advindos de tradições religiosas milenares. Com esta referência procuramos contribuir não apenas com a percepção/conscientização ecológica, mas principalmente com a reflexão de projetos em design de produto, nos quais se articulem harmoniosamente a função estética à função prática e à função simbólica, de modo a focalizar e privilegiar uma “função estética sustentável”. Visa-se mais precisamente as competências criativas cuja abordagem fundamental do design são voltadas para a promoção de uma “Estética da Sustentabilidade”. Em um plano mais abrangente, pretende-se inserir o design em uma abordagem transdisciplinar, através de agentes sociais de diferentes áreas de conhecimento, em sintonia com os novos paradigmas sistêmicos, holísticos e ecológicos, no contexto da sociedade pósindustrial contemporânea.The research proposes to develop an interpretive case study that focuses predominantly on the needs and possibilities of contemporary product design, inserted in the context of a possible sustainable society that positions itself beyond the current material culture based on consumerism. In this way, we take into account the interrelationship of the trinomial art-design-spirituality in parallel with the phenomenon, in a broad sense, of globalization. As a case study, the analysis of the research corpus focuses on the design work (theoreticalpractical) of Professor Stuart Walker, PhD, currently of the University of Lancaster, UK. The primary focus of walkerian design is the "re-signification" of everyday functional objects through formal (tangible) propositions ranging from incremental approaches of "unmasking" and reusing materials to complex philosophical conceptualizations. Using a radical methodology that distances itself from academia and economics in favour of a cyclical creative process (thinking-and-doing), it focuses on the association between ethics, aesthetics, sustainability and spirituality, from the rescue and symbolic appropriation of elements derived from religious traditions of millennia. With this reference, we seek to contribute not only to ecological perception/awareness, but also mainly to a new product design, in which the aesthetic function is harmoniously inter-related to the practical function and the symbolic function, in order to focus and favour a "Sustainable Aesthetic Function". More precisely, we wish to promote creative competences whose fundamental approach to design are aimed at the promotion of an "Aesthetics of Sustainability". In a more comprehensively plan, it is intended to insert design into a transdisciplinary approach, through social agents offering different areas of knowledge, in tune with the new systemic, holistic and ecological paradigms, in the context of contemporary post-industrial society.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2014/01356-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Olimpio José [UNESP]Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pantaleão, Lucas Farinelli [UNESP]2017-11-27T18:28:50Z2017-11-27T18:28:50Z2017-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15214000089452533004056082P0476017314728927054599370780791400000-0001-8975-3997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152140Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T14:32:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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