Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Blumenschein, Júlia Camille
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/211014
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal problematizar e trazer à tona a discussão: quem é o artista e por que ele cria Arte? A hipótese é a de que a produção artística é inerente e biologicamente necessária ao ser humano, e que o processo criativo do desenvolvimento de obras artísticas estrutura o artista como indivíduo, assim como a Arte é estruturada por ele. Foram encontrados três caminhos que corroboram a necessidade biológica da Arte: evolução da espécie, auto-organização do sujeito e regulação da vida. A escolha de se aproximar do artista pelo ponto de vista biológico se deu devido à possibilidade de um ângulo não usual na observação do propositor de Arte. São usados, principalmente, aspectos das neurociências e áreas afins para se apresentar, então, os caminhos que levam a considerar a causa da necessidade de se desenvolver Arte.
id UNSP_5bf711dafd672ef3cab14d9075445589
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/211014
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológicaArtist/work of art/audience: the act of creating, from a biological perspectiveArtistCreative processArtBiologyNeurosciencesArtistasArteArte e ciênciaCriação (Literária, artística, etc.)Esta tese tem como objetivo principal problematizar e trazer à tona a discussão: quem é o artista e por que ele cria Arte? A hipótese é a de que a produção artística é inerente e biologicamente necessária ao ser humano, e que o processo criativo do desenvolvimento de obras artísticas estrutura o artista como indivíduo, assim como a Arte é estruturada por ele. Foram encontrados três caminhos que corroboram a necessidade biológica da Arte: evolução da espécie, auto-organização do sujeito e regulação da vida. A escolha de se aproximar do artista pelo ponto de vista biológico se deu devido à possibilidade de um ângulo não usual na observação do propositor de Arte. São usados, principalmente, aspectos das neurociências e áreas afins para se apresentar, então, os caminhos que levam a considerar a causa da necessidade de se desenvolver Arte.This thesis 's main goal is to promote a discussion regarding the question: who is the artist and why does he create Art? The hypothesis offered is that artistic production is inherent, as well as biologically necessary, to the human condition, and the creative process behind the development of artistic works structures the artist as an individual, as much as Art itself is structured by him. Three pathways have been identified which corroborate the biological need for Art: the species's evolution, the subject's self -organization and the regulation of life. The choice to approach the artist from a biological point of view was made due to the fact that it offers an unusual perspective from which to observe Art's creators. The causes for the need to develop Art are presented in light of neurosciences and related areas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leote, Rosangella [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Blumenschein, Júlia Camille2021-07-12T16:43:58Z2021-07-12T16:43:58Z2021-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21101433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-12T06:04:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/211014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-12T06:04:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológica
Artist/work of art/audience: the act of creating, from a biological perspective
title Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológica
spellingShingle Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológica
Blumenschein, Júlia Camille
Artist
Creative process
Art
Biology
Neurosciences
Artistas
Arte
Arte e ciência
Criação (Literária, artística, etc.)
title_short Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológica
title_full Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológica
title_fullStr Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológica
title_full_unstemmed Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológica
title_sort Artista/obra/público: a criação por uma perspectiva biológica
author Blumenschein, Júlia Camille
author_facet Blumenschein, Júlia Camille
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leote, Rosangella [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Blumenschein, Júlia Camille
dc.subject.por.fl_str_mv Artist
Creative process
Art
Biology
Neurosciences
Artistas
Arte
Arte e ciência
Criação (Literária, artística, etc.)
topic Artist
Creative process
Art
Biology
Neurosciences
Artistas
Arte
Arte e ciência
Criação (Literária, artística, etc.)
description Esta tese tem como objetivo principal problematizar e trazer à tona a discussão: quem é o artista e por que ele cria Arte? A hipótese é a de que a produção artística é inerente e biologicamente necessária ao ser humano, e que o processo criativo do desenvolvimento de obras artísticas estrutura o artista como indivíduo, assim como a Arte é estruturada por ele. Foram encontrados três caminhos que corroboram a necessidade biológica da Arte: evolução da espécie, auto-organização do sujeito e regulação da vida. A escolha de se aproximar do artista pelo ponto de vista biológico se deu devido à possibilidade de um ângulo não usual na observação do propositor de Arte. São usados, principalmente, aspectos das neurociências e áreas afins para se apresentar, então, os caminhos que levam a considerar a causa da necessidade de se desenvolver Arte.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12T16:43:58Z
2021-07-12T16:43:58Z
2021-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/211014
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/211014
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965401020203008