O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Francelin, Lismaria Polato [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/139392
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/11-05-2016/000864653.pdf
Resumo: This qualitative research war characterized as a case study whose data collect was given by two educational projects in which questionnaires were applied pre structured with open and closed questions beyond teacher-researcher's observation, generating data that will be analyzed under the phenomenological eye. Two groups of students of elementary and high school from a São Paulo State system's school aged between twelve and eighteen actually did participate of the research. This research investigated if the level of interest of this two groups about social environmental problems, caused by the Urban Solid Waste - USW may be related or not with the level of knowledge about this subject. The data collection occurred in the period between May and December 2012, side by side with the development of practical and theoretical educational activities in the scholar space and out of there too. In the beginning they seem not to be worried, not even interested about the social environmental problems caused by USW, however, to participate in the educational activities, they expressed concern and understood the concepts related to this waste, so then, we are able to affirm that the lack disinterest of this teenagers by the social environmental impacts caused by USW is related to the lack of comprehension and apprehension of the concepts related to this waste
id UNSP_5fea8d89b608b64d6cac728e99540717
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139392
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)Política Nacional de Resíduos Sólidos (Brasil)Geography - Study and teachingGeografia - Estudo e ensinoEducação ambientalResíduos sólidosEnsino fundamentalEnsino médioEspaço urbanoBauru (SP)This qualitative research war characterized as a case study whose data collect was given by two educational projects in which questionnaires were applied pre structured with open and closed questions beyond teacher-researcher's observation, generating data that will be analyzed under the phenomenological eye. Two groups of students of elementary and high school from a São Paulo State system's school aged between twelve and eighteen actually did participate of the research. This research investigated if the level of interest of this two groups about social environmental problems, caused by the Urban Solid Waste - USW may be related or not with the level of knowledge about this subject. The data collection occurred in the period between May and December 2012, side by side with the development of practical and theoretical educational activities in the scholar space and out of there too. In the beginning they seem not to be worried, not even interested about the social environmental problems caused by USW, however, to participate in the educational activities, they expressed concern and understood the concepts related to this waste, so then, we are able to affirm that the lack disinterest of this teenagers by the social environmental impacts caused by USW is related to the lack of comprehension and apprehension of the concepts related to this wasteEsta pesquisa qualitativa caracterizou-se como estudo de caso, cuja coleta de dados ocorreu por meio de dois projetos pedagógicos, em que foram aplicados questionários pré-estruturados com questões abertas e fechadas, além da observação participante da professora pesquisadora, gerando dados analisados posteriormente sob o olhar fenomenológico. Participaram efetivamente desta pesquisa dois grupos de alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio de uma escola da rede estadual de educação do Estado de São Paulo, com idade entre doze e dezoito anos. Esta pesquisa investigou se o interesse desses dois grupos de adolescentes sobre os problemas socioambientais causados pelos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU pode estar relacionado ou não ao conhecimento dos mesmos sobre o assunto em questão. A coleta de dados ocorreu no período compreendido entre maio e dezembro de 2012, durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas teóricas e práticas realizadas no espaço escolar e não escolar. A princípio os adolescentes não se mostravam interessados nem preocupados com os problemas socioambientais causados pelos RSU, entretanto, ao participarem das atividades pedagógicas, demonstraram preocupação ao compreenderem os conceitos relacionados a esses resíduos, assim, podemos afirmar que o desinteresse desses alunos adolescentes pelos impactos socioambientais causados pelos RSU, está associado à falta de compreensão e apreensão dos conceitos relacionados a esses resíduosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cortez, Ana Tereza Cáceres [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Francelin, Lismaria Polato [UNESP]2016-06-07T17:12:24Z2016-06-07T17:12:24Z2015-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis181 f. : il.application/pdfFRANCELIN, Lismaria Polato. O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP). 2015. 181 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.http://hdl.handle.net/11449/139392000864653http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/11-05-2016/000864653.pdf33004137004P07409388526728209Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-24T06:18:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139392Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-24T06:18:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)
title O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)
spellingShingle O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)
Francelin, Lismaria Polato [UNESP]
Política Nacional de Resíduos Sólidos (Brasil)
Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Resíduos sólidos
Ensino fundamental
Ensino médio
Espaço urbano
Bauru (SP)
title_short O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)
title_full O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)
title_fullStr O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)
title_full_unstemmed O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)
title_sort O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP)
author Francelin, Lismaria Polato [UNESP]
author_facet Francelin, Lismaria Polato [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cortez, Ana Tereza Cáceres [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Francelin, Lismaria Polato [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Política Nacional de Resíduos Sólidos (Brasil)
Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Resíduos sólidos
Ensino fundamental
Ensino médio
Espaço urbano
Bauru (SP)
topic Política Nacional de Resíduos Sólidos (Brasil)
Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Resíduos sólidos
Ensino fundamental
Ensino médio
Espaço urbano
Bauru (SP)
description This qualitative research war characterized as a case study whose data collect was given by two educational projects in which questionnaires were applied pre structured with open and closed questions beyond teacher-researcher's observation, generating data that will be analyzed under the phenomenological eye. Two groups of students of elementary and high school from a São Paulo State system's school aged between twelve and eighteen actually did participate of the research. This research investigated if the level of interest of this two groups about social environmental problems, caused by the Urban Solid Waste - USW may be related or not with the level of knowledge about this subject. The data collection occurred in the period between May and December 2012, side by side with the development of practical and theoretical educational activities in the scholar space and out of there too. In the beginning they seem not to be worried, not even interested about the social environmental problems caused by USW, however, to participate in the educational activities, they expressed concern and understood the concepts related to this waste, so then, we are able to affirm that the lack disinterest of this teenagers by the social environmental impacts caused by USW is related to the lack of comprehension and apprehension of the concepts related to this waste
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
2016-06-07T17:12:24Z
2016-06-07T17:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCELIN, Lismaria Polato. O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP). 2015. 181 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/139392
000864653
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/11-05-2016/000864653.pdf
33004137004P0
7409388526728209
identifier_str_mv FRANCELIN, Lismaria Polato. O ensino de geografia e a educação ambiental: um estudo de caso com resíduos sólidos urbanos em Bauru (SP). 2015. 181 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.
000864653
33004137004P0
7409388526728209
url http://hdl.handle.net/11449/139392
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/11-05-2016/000864653.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 181 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401187653025792