Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/92397 |
Resumo: | Vinculada a linha de pesquisa: “Práticas educativas na formação de professores”, esta pesquisa originou-se da experiência pessoal da autora como atriz e docente formadora de professores no curso de Pedagogia em Dracena, São Paulo. Como objetivo geral desta pesquisa, apresenta-se: lançar um olhar para a formação de professores no curso de Pedagogia e que são habilitados a ensinar Artes na Educação Infantil e primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, a pesquisa demonstra: A consolidação o ensino de Artes, no Brasil, ao longo da História, as diversas concepções de ensino de Artes encontradas na realidade brasileira, identifica as concepções de educação estética apresentadas por L. S. Vigotski e, finalmente: Investiga através de um estudo de caso a inter-relação entre as concepções de ensino de Artes presentes na educação brasileira e as categorias de educação estáticas para Vigotski. |
id |
UNSP_60b3e79eb54e4f120410e06b3b63771a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92397 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. VigotskiEducaçãoProfessores - FormaçãoEnsino de teatroTeaching trainingDrama teachingVinculada a linha de pesquisa: “Práticas educativas na formação de professores”, esta pesquisa originou-se da experiência pessoal da autora como atriz e docente formadora de professores no curso de Pedagogia em Dracena, São Paulo. Como objetivo geral desta pesquisa, apresenta-se: lançar um olhar para a formação de professores no curso de Pedagogia e que são habilitados a ensinar Artes na Educação Infantil e primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, a pesquisa demonstra: A consolidação o ensino de Artes, no Brasil, ao longo da História, as diversas concepções de ensino de Artes encontradas na realidade brasileira, identifica as concepções de educação estética apresentadas por L. S. Vigotski e, finalmente: Investiga através de um estudo de caso a inter-relação entre as concepções de ensino de Artes presentes na educação brasileira e as categorias de educação estáticas para Vigotski.This research is linked to the main field: “Educative practices in teacher’s training” and is the outcome of the author´s personal experience as an actress and as a professor in a college in Dracena. São Paulo .The main purpose of this research is to face the teachers training in a graduation course of Education where they are prepared to teach Arts in Primary School environment. As specific goals it demonstrates: how Art teaching has been built in Brazil, along history, the various conceptions of Art teaching found in brazilian scholar reality, identifies the aesthetic education concepts presented by L. S. Vigotski and, finally: investigates, trough a miner prospecting, the relation between the Art education concepts found in brazilian scholar environment and those categories given by Vigotski.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garms, Gilza maria Zahuy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2008-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 f.application/pdfMORE, Áurea Carolina Coelho Móre. Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski. 2008. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92397000568531more_acc_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:24:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92397Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:24:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski |
title |
Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski |
spellingShingle |
Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP] Educação Professores - Formação Ensino de teatro Teaching training Drama teaching |
title_short |
Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski |
title_full |
Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski |
title_fullStr |
Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski |
title_full_unstemmed |
Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski |
title_sort |
Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski |
author |
More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP] |
author_facet |
More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garms, Gilza maria Zahuy [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Ensino de teatro Teaching training Drama teaching |
topic |
Educação Professores - Formação Ensino de teatro Teaching training Drama teaching |
description |
Vinculada a linha de pesquisa: “Práticas educativas na formação de professores”, esta pesquisa originou-se da experiência pessoal da autora como atriz e docente formadora de professores no curso de Pedagogia em Dracena, São Paulo. Como objetivo geral desta pesquisa, apresenta-se: lançar um olhar para a formação de professores no curso de Pedagogia e que são habilitados a ensinar Artes na Educação Infantil e primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, a pesquisa demonstra: A consolidação o ensino de Artes, no Brasil, ao longo da História, as diversas concepções de ensino de Artes encontradas na realidade brasileira, identifica as concepções de educação estética apresentadas por L. S. Vigotski e, finalmente: Investiga através de um estudo de caso a inter-relação entre as concepções de ensino de Artes presentes na educação brasileira e as categorias de educação estáticas para Vigotski. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-18 2014-06-11T19:26:01Z 2014-06-11T19:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORE, Áurea Carolina Coelho Móre. Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski. 2008. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008. http://hdl.handle.net/11449/92397 000568531 more_acc_me_prud.pdf 33004129044P6 |
identifier_str_mv |
MORE, Áurea Carolina Coelho Móre. Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski. 2008. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008. 000568531 more_acc_me_prud.pdf 33004129044P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
131 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792965698722463744 |