Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/92397
Resumo: Vinculada a linha de pesquisa: “Práticas educativas na formação de professores”, esta pesquisa originou-se da experiência pessoal da autora como atriz e docente formadora de professores no curso de Pedagogia em Dracena, São Paulo. Como objetivo geral desta pesquisa, apresenta-se: lançar um olhar para a formação de professores no curso de Pedagogia e que são habilitados a ensinar Artes na Educação Infantil e primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, a pesquisa demonstra: A consolidação o ensino de Artes, no Brasil, ao longo da História, as diversas concepções de ensino de Artes encontradas na realidade brasileira, identifica as concepções de educação estética apresentadas por L. S. Vigotski e, finalmente: Investiga através de um estudo de caso a inter-relação entre as concepções de ensino de Artes presentes na educação brasileira e as categorias de educação estáticas para Vigotski.
id UNSP_60b3e79eb54e4f120410e06b3b63771a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92397
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. VigotskiEducaçãoProfessores - FormaçãoEnsino de teatroTeaching trainingDrama teachingVinculada a linha de pesquisa: “Práticas educativas na formação de professores”, esta pesquisa originou-se da experiência pessoal da autora como atriz e docente formadora de professores no curso de Pedagogia em Dracena, São Paulo. Como objetivo geral desta pesquisa, apresenta-se: lançar um olhar para a formação de professores no curso de Pedagogia e que são habilitados a ensinar Artes na Educação Infantil e primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, a pesquisa demonstra: A consolidação o ensino de Artes, no Brasil, ao longo da História, as diversas concepções de ensino de Artes encontradas na realidade brasileira, identifica as concepções de educação estética apresentadas por L. S. Vigotski e, finalmente: Investiga através de um estudo de caso a inter-relação entre as concepções de ensino de Artes presentes na educação brasileira e as categorias de educação estáticas para Vigotski.This research is linked to the main field: “Educative practices in teacher’s training” and is the outcome of the author´s personal experience as an actress and as a professor in a college in Dracena. São Paulo .The main purpose of this research is to face the teachers training in a graduation course of Education where they are prepared to teach Arts in Primary School environment. As specific goals it demonstrates: how Art teaching has been built in Brazil, along history, the various conceptions of Art teaching found in brazilian scholar reality, identifies the aesthetic education concepts presented by L. S. Vigotski and, finally: investigates, trough a miner prospecting, the relation between the Art education concepts found in brazilian scholar environment and those categories given by Vigotski.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garms, Gilza maria Zahuy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2008-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 f.application/pdfMORE, Áurea Carolina Coelho Móre. Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski. 2008. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92397000568531more_acc_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:24:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92397Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:24:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski
title Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski
spellingShingle Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski
More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Ensino de teatro
Teaching training
Drama teaching
title_short Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski
title_full Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski
title_fullStr Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski
title_full_unstemmed Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski
title_sort Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski
author More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP]
author_facet More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garms, Gilza maria Zahuy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv More, Áurea Carolina Coelho Móre [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Ensino de teatro
Teaching training
Drama teaching
topic Educação
Professores - Formação
Ensino de teatro
Teaching training
Drama teaching
description Vinculada a linha de pesquisa: “Práticas educativas na formação de professores”, esta pesquisa originou-se da experiência pessoal da autora como atriz e docente formadora de professores no curso de Pedagogia em Dracena, São Paulo. Como objetivo geral desta pesquisa, apresenta-se: lançar um olhar para a formação de professores no curso de Pedagogia e que são habilitados a ensinar Artes na Educação Infantil e primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, a pesquisa demonstra: A consolidação o ensino de Artes, no Brasil, ao longo da História, as diversas concepções de ensino de Artes encontradas na realidade brasileira, identifica as concepções de educação estética apresentadas por L. S. Vigotski e, finalmente: Investiga através de um estudo de caso a inter-relação entre as concepções de ensino de Artes presentes na educação brasileira e as categorias de educação estáticas para Vigotski.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-18
2014-06-11T19:26:01Z
2014-06-11T19:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORE, Áurea Carolina Coelho Móre. Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski. 2008. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92397
000568531
more_acc_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv MORE, Áurea Carolina Coelho Móre. Concepções fundamentadoras no ensino de arte: uma experiência de formação inicial à luz de L. S. Vigotski. 2008. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
000568531
more_acc_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965698722463744