Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Carvalho Filho, Caio José de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/104830
Resumo: A presente investigação discute o processo de implantação do novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Apresenta uma pesquisa com os estudantes das quatro primeiras turmas que freqüentaram este novo currículo. A partir do trabalho de campo, objetiva: discutir as bases teóricas do novo projeto, incluindo a Pedagogia das Competências, as Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Aprendizagem baseada em Problemas; analisar o percurso da implantação, englobando as suas redefinições e dificuldades; contextualizar as mudanças do ensino médico na UFMA com a história e as grandes questões colocadas no campo da Educação Médica. Numa investigação de cunho quali-quantitativo, utiliza-se da análise de conteúdo para investigar os discursos dos alunos captados em questionários, em perguntas abertas, fechadas, baseadas na escala de Likert e em comentários livres. A análise dos resultados produziu como conclusões: o processo de implantação do novo projeto pedagógico encontrou graves dificuldades, levando à redefinição das suas diretrizes metodológicas, em razão de condições estruturais do curso e da universidade deficientes, com precário apoio de laboratório e de suporte à pesquisa, imprescindíveis para a utilização das novas metodologias; dificuldades inerentes à implantação de um sistema baseado em diretrizes construtivistas, que determina mudanças nas teorias implícitas de ensino e aprendizagem de professores e alunos; fraco envolvimento de professores e alunos no processo; apoio pedagógico e programas de capacitação docente insuficientes; falhas na elaboração, discussão e do projeto curricular com a comunidade universitária...
id UNSP_61a3950cea7029f013a461f40a78756b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104830
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMAUniversidade Federal do MaranhãoMedicina - Estudo e ensino - Maranhão (MA)Educação medicaMedicina - Métodos de ensinoAprendizagem baseada em problemasUniversdidades e faculdades - CurrículosMedicine - Study and teachingA presente investigação discute o processo de implantação do novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Apresenta uma pesquisa com os estudantes das quatro primeiras turmas que freqüentaram este novo currículo. A partir do trabalho de campo, objetiva: discutir as bases teóricas do novo projeto, incluindo a Pedagogia das Competências, as Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Aprendizagem baseada em Problemas; analisar o percurso da implantação, englobando as suas redefinições e dificuldades; contextualizar as mudanças do ensino médico na UFMA com a história e as grandes questões colocadas no campo da Educação Médica. Numa investigação de cunho quali-quantitativo, utiliza-se da análise de conteúdo para investigar os discursos dos alunos captados em questionários, em perguntas abertas, fechadas, baseadas na escala de Likert e em comentários livres. A análise dos resultados produziu como conclusões: o processo de implantação do novo projeto pedagógico encontrou graves dificuldades, levando à redefinição das suas diretrizes metodológicas, em razão de condições estruturais do curso e da universidade deficientes, com precário apoio de laboratório e de suporte à pesquisa, imprescindíveis para a utilização das novas metodologias; dificuldades inerentes à implantação de um sistema baseado em diretrizes construtivistas, que determina mudanças nas teorias implícitas de ensino e aprendizagem de professores e alunos; fraco envolvimento de professores e alunos no processo; apoio pedagógico e programas de capacitação docente insuficientes; falhas na elaboração, discussão e do projeto curricular com a comunidade universitária...This investigation approaches the process for the implantation of the new Political Pedagogic Project for the Medical Course at the Federal University of Maranhão (UFMA). It presents a research involving students from the first four classes that attended this new curriculum. From the starting point of field work it aims at: discussing the new project‟s theoretical bases, including Competence-based Pedagogy, Active Learning Methodologies and Problem-based Learning; evaluating the implantation path, encompassing its redefinitions and difficulties; and contextualizing changes within medical teaching in the UFMA by means of exploring history and major issues that were advanced in the field of Medical Education. In a quality-quantitative investigation, researchers resorted to the content analysis of questionnaires bearing data from students in open and closed questions based on Likert scale and free commentaries. Analysis of results provided the following conclusions: the implantation process of the new pedagogical project was hampered by serious issues, which led to the redefinition of its methodological guidelines due to the course‟s structural conditions and ill-functioning universities lacking laboratorial support to research, an item of invaluable importance to include new methodologies; detection of inherent difficulties to the implantation of a system based on constructivist guidelines which determine changes within implicit theories for teaching and learning directed to teachers and students; uninspired participation of teachers and students in the process; inadequate pedagogical support and faculty development programs in order to improve teachers' performance; failure in the elaboration… (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Unidade FfcUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Raphael, Hélia Sônia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho Filho, Caio José de [UNESP]2014-06-11T19:33:30Z2014-06-11T19:33:30Z2011-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis242 f. : il.application/pdfCARVALHO FILHO, Caio José de. Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA. 2011. 242 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/104830000691148carvalhofilho_cj_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-27T06:08:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104830Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:08:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA
title Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA
spellingShingle Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA
Carvalho Filho, Caio José de [UNESP]
Universidade Federal do Maranhão
Medicina - Estudo e ensino - Maranhão (MA)
Educação medica
Medicina - Métodos de ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Universdidades e faculdades - Currículos
Medicine - Study and teaching
title_short Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA
title_full Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA
title_fullStr Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA
title_full_unstemmed Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA
title_sort Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA
author Carvalho Filho, Caio José de [UNESP]
author_facet Carvalho Filho, Caio José de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raphael, Hélia Sônia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Filho, Caio José de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
Medicina - Estudo e ensino - Maranhão (MA)
Educação medica
Medicina - Métodos de ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Universdidades e faculdades - Currículos
Medicine - Study and teaching
topic Universidade Federal do Maranhão
Medicina - Estudo e ensino - Maranhão (MA)
Educação medica
Medicina - Métodos de ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Universdidades e faculdades - Currículos
Medicine - Study and teaching
description A presente investigação discute o processo de implantação do novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Apresenta uma pesquisa com os estudantes das quatro primeiras turmas que freqüentaram este novo currículo. A partir do trabalho de campo, objetiva: discutir as bases teóricas do novo projeto, incluindo a Pedagogia das Competências, as Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Aprendizagem baseada em Problemas; analisar o percurso da implantação, englobando as suas redefinições e dificuldades; contextualizar as mudanças do ensino médico na UFMA com a história e as grandes questões colocadas no campo da Educação Médica. Numa investigação de cunho quali-quantitativo, utiliza-se da análise de conteúdo para investigar os discursos dos alunos captados em questionários, em perguntas abertas, fechadas, baseadas na escala de Likert e em comentários livres. A análise dos resultados produziu como conclusões: o processo de implantação do novo projeto pedagógico encontrou graves dificuldades, levando à redefinição das suas diretrizes metodológicas, em razão de condições estruturais do curso e da universidade deficientes, com precário apoio de laboratório e de suporte à pesquisa, imprescindíveis para a utilização das novas metodologias; dificuldades inerentes à implantação de um sistema baseado em diretrizes construtivistas, que determina mudanças nas teorias implícitas de ensino e aprendizagem de professores e alunos; fraco envolvimento de professores e alunos no processo; apoio pedagógico e programas de capacitação docente insuficientes; falhas na elaboração, discussão e do projeto curricular com a comunidade universitária...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-27
2014-06-11T19:33:30Z
2014-06-11T19:33:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO FILHO, Caio José de. Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA. 2011. 242 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/104830
000691148
carvalhofilho_cj_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv CARVALHO FILHO, Caio José de. Entre a teoria e a prática: o projeto político-pedagógico do curso de medicina da UFMA. 2011. 242 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
000691148
carvalhofilho_cj_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 242 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790809428328448