“Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Zeni, Bruno José
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/181023
Resumo: A ditadura Militar brasileira e Argentina interferiram de diversas formas nas atividades artísticas, sejam elas na censura de obras, morte e desaparecimento de atores culturais. Contudo, este trabalho tem por objetivo problematizar como ambas as Ditaduras Militares se utilizaram do Cinema para fomentar certos valores que eram prezados pelos governos. Assim, recorremos a duas películas que foram produzidas durante as ditaduras, uma de produção brasileira e outra de produção Argentina. A película brasileira selecionada foi Batalha de Guararapes (1978) dirigida por Paulo Thiago, e a produção Argentina é De Cara al Cielo (1979) dirigida por Enrique Dawi. Em ambos os filmes trabalhamos como os conceitos de Nacionalismo, Inimigos, Identidade e Civilização foram articulados para uma possível propaganda dos regimes. Além da análise desses conceitos, trabalhamos como os militares regulamentaram e fomentaram as culturas nacionais, seja por meio de criação de agências reguladoras ou por meio de financiamento de obras artísticas. Neste sentido, o nosso trabalho pensa as ditaduras por outro viés, ao olharmos as políticas culturais oficiais, estamos enxergando uma nova dimensão de atuação das ditaduras, e como os atores culturais puderam utilizar aos seus proveitos estes projetos que partiram do governo.
id UNSP_63766d4c747ce1a8323c4f5528ead732
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181023
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling “Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979)."Between the camera and fuzil": cinema and political-ideological propaganda in the military dictatorships of Brazil and Argentina (1978-1979).Ditaduras MilitaresCinema e HistóriaCultura oficialMilitary dictatorshipsCinema and HistoryOfficial cultureA ditadura Militar brasileira e Argentina interferiram de diversas formas nas atividades artísticas, sejam elas na censura de obras, morte e desaparecimento de atores culturais. Contudo, este trabalho tem por objetivo problematizar como ambas as Ditaduras Militares se utilizaram do Cinema para fomentar certos valores que eram prezados pelos governos. Assim, recorremos a duas películas que foram produzidas durante as ditaduras, uma de produção brasileira e outra de produção Argentina. A película brasileira selecionada foi Batalha de Guararapes (1978) dirigida por Paulo Thiago, e a produção Argentina é De Cara al Cielo (1979) dirigida por Enrique Dawi. Em ambos os filmes trabalhamos como os conceitos de Nacionalismo, Inimigos, Identidade e Civilização foram articulados para uma possível propaganda dos regimes. Além da análise desses conceitos, trabalhamos como os militares regulamentaram e fomentaram as culturas nacionais, seja por meio de criação de agências reguladoras ou por meio de financiamento de obras artísticas. Neste sentido, o nosso trabalho pensa as ditaduras por outro viés, ao olharmos as políticas culturais oficiais, estamos enxergando uma nova dimensão de atuação das ditaduras, e como os atores culturais puderam utilizar aos seus proveitos estes projetos que partiram do governo.The Brazilian military dictatorship and Argentina interfered in various ways in the artistic activities, be they in the censorship of works, death and disappearance of cultural actors. However, this work aims to problematize how both Military Dictators used Cinema to foster certain values that were prized by governments. Thus, we resorted to two films that were produced during the dictatorships, one of Brazilian production and another of Argentine production. The Brazilian film selected was Batalha de Guararapes (1978) directed by Paulo Thiago, and the Argentine production is De Cara al Cielo (1979) directed by Enrique Dawi. In both films we worked as the concepts of Nationalism, Enemies, Identity and Civilization were articulated for a possible propaganda of the regimes. In addition to the analysis of these concepts, we work as the military regulates and fosters national cultures, either through the creation of regulatory agencies or through the financing of artistic works. In this sense, our work thinks dictatorships for another bias, when we look at official cultural policies, we are seeing a new dimension of dictatorships, and how cultural actors could use these projects that came out of government.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Carlos Alberto Sampaio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zeni, Bruno José2019-03-14T17:36:12Z2019-03-14T17:36:12Z2019-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18102300091375233004048018P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:16:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181023Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-27T06:16:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).
"Between the camera and fuzil": cinema and political-ideological propaganda in the military dictatorships of Brazil and Argentina (1978-1979).
title “Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).
spellingShingle “Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).
Zeni, Bruno José
Ditaduras Militares
Cinema e História
Cultura oficial
Military dictatorships
Cinema and History
Official culture
title_short “Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).
title_full “Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).
title_fullStr “Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).
title_full_unstemmed “Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).
title_sort “Entre a câmera e o fuzil”: cinema e propaganda político-ideológica nas ditaduras militares do Brasil e Argentina (1978-1979).
author Zeni, Bruno José
author_facet Zeni, Bruno José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Carlos Alberto Sampaio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zeni, Bruno José
dc.subject.por.fl_str_mv Ditaduras Militares
Cinema e História
Cultura oficial
Military dictatorships
Cinema and History
Official culture
topic Ditaduras Militares
Cinema e História
Cultura oficial
Military dictatorships
Cinema and History
Official culture
description A ditadura Militar brasileira e Argentina interferiram de diversas formas nas atividades artísticas, sejam elas na censura de obras, morte e desaparecimento de atores culturais. Contudo, este trabalho tem por objetivo problematizar como ambas as Ditaduras Militares se utilizaram do Cinema para fomentar certos valores que eram prezados pelos governos. Assim, recorremos a duas películas que foram produzidas durante as ditaduras, uma de produção brasileira e outra de produção Argentina. A película brasileira selecionada foi Batalha de Guararapes (1978) dirigida por Paulo Thiago, e a produção Argentina é De Cara al Cielo (1979) dirigida por Enrique Dawi. Em ambos os filmes trabalhamos como os conceitos de Nacionalismo, Inimigos, Identidade e Civilização foram articulados para uma possível propaganda dos regimes. Além da análise desses conceitos, trabalhamos como os militares regulamentaram e fomentaram as culturas nacionais, seja por meio de criação de agências reguladoras ou por meio de financiamento de obras artísticas. Neste sentido, o nosso trabalho pensa as ditaduras por outro viés, ao olharmos as políticas culturais oficiais, estamos enxergando uma nova dimensão de atuação das ditaduras, e como os atores culturais puderam utilizar aos seus proveitos estes projetos que partiram do governo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14T17:36:12Z
2019-03-14T17:36:12Z
2019-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181023
000913752
33004048018P5
url http://hdl.handle.net/11449/181023
identifier_str_mv 000913752
33004048018P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401204779417600