O romance e o romance de José Saramago

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Conrado, Iris Selene [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/103653
Resumo: Esta tese desenvolve um estudo da trajetória do escritor português contemporâneo José Saramago (1922-2010) no seu trabalho com o gênero romanesco. Desse modo, procura-se reconstituir o percurso do autor pelo gênero, por meio da análise interpretativa de três de seus romances, nos quais se pode perceber a influência de diferentes orientações estéticas ao longo dos anos. Para isso, apresenta-se uma breve descrição de cunho histórico do percurso da própria formação do gênero romanesco, no âmbito geral da cultura ocidental, e também, especificamente, no cenário da literatura portuguesa. Essa recuperação histórica é feita com base nos estudos de teóricos da forma romance, como Auerbach, Watt, Lukács, Bakhtin, Rosenfeld, Jozef e Hutcheon, entre outros e, no que diz respeito ao romance português, com base em autores como Simões, Saraiva e Lopes, Reis, Mendonça, Seixo, Flory, entre outros pesquisadores. Com o intuito de perceber as diferentes fases pelas quais o romance de Saramago passa, apresenta-se, ainda, um encadeamento cronológico de enredos de toda a produção romanesca do autor, pautado em parte de sua fortuna crítica, a fim de embasar a análise dos romances selecionados como corpus deste trabalho, a saber: Manual de pintura e caligrafia (1977), Memorial do convento (1982) e As intermitências da morte (2005). Tentando evidenciar uma correspondência no desenvolvimento do gênero romanesco no século XX e o caminho literário percorrido por Saramago em sua produção de romances, observou-se que as três obras escolhidas representam, de fato...
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