Educação e trabalho no ensino médio noturno em Franca/SP: desafios para as políticas públicas de desenvolvimento social no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Luna, Flávio Aparecido Fernandes [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Job
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/152015
Resumo: Este trabalho busca compreender a relação entre educação e trabalho no Ensino Médio noturno na cidade de Franca/SP. Para tanto, foi feito uma pesquisa, por meio de questionário para o levantamento dos dados referentes à realidade dos alunos de primeiro ano do Ensino Médio. Os alunos do primeiro ano foram escolhidos por se tratar de parcela de alunos mais vulneráveis aos problemas relacionados ao primeiro emprego. Os dados da pesquisa revelaram certa desigualdade de ensino entre os alunos que estudavam no período diurno e os que estudavam no período noturno. Para a compreensão dessa realidade relacionamos os temas da desigualdade educacional e sua reprodução com os desafios do Ensino Médio noturno. Buscamos compreender também o papel do emprego na vida desses estudantes. Os alunos do noturno que trabalham e estudam estão mais expostos aos sofrimentos da exploração e da informalidade. Esses problemas se refletem na escola, os alunos estudam cansados por terem trabalhado o dia todo. Outro fator que compromete o rendimento desses alunos é a própria estruturação do Ensino Médio noturno, os alunos estudam menos horas que seus colegas do diurno. As políticas púbicas de desenvolvimento social se inserem nesse contexto como forma de promover a qualidade da educação apoiando ações que estão para além dos problemas de dentro da sala de aula. As questões sociais de desigualdade social e econômica são fatores que determinam a relação aluno-escola. O papel das políticas públicas de desenvolvimento social é equalizar essas disparidades sociais e econômicas no sentido de promover condições iguais de acesso e permanência desses alunos na escola. Portanto, os temas relacionados à educação e à exploração do trabalho e como tudo isso influencia a vida dos alunos na escola são os temas dessa pesquisa.
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