Gestão de desvios técnicos no recebimento de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Rissi, Natália Maria Ninno [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/88093
Resumo: Na assistência ao paciente, a qualidade dos medicamentos é fundamental para que a farmacoterapia atinja o objetivo esperado. A preservação da qualidade do medicamento deve ser garantida desde sua fabricação até dispensação ao paciente. A Central de Abastecimento Farmacêutico é uma unidade de assistência farmacêutica que realiza várias atividades como: recebimento, estocagem e distribuição dos medicamentos na instituição hospitalar. A gestão de desvios técnicos no recebimento de medicamentos é um instrumento para prevenção de falhas no recebimento e distribuição de medicamentos, sendo um elo importante para que o hospital alcance seu propósito final de proporcionar um atendimento de qualidade, uma vez que tais desvios, quando não identificados, podem atingir diretamente o paciente ou inviabilizar a sua assistência. O objetivo desse estudo foi identificar e avaliar os desvios técnicos no recebimento de medicamentos na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do Hospital Amaral Carvalho de Jaú, como forma de estabelecer ações preventivas e/ou corretivas para os desvios técnicos observados. A pesquisa foi realizada no período de Julho de 2009 a Julho de 2010, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Os resultados obtidos mostraram uma média mensal de 10,19% de desvios técnicos no recebimento de medicamentos, sendo que dos desvios analisados os mais frequentes foram: prazo de validade abaixo do estabelecido (47,80%); divergência de lote e validade entre nota fiscal e produto (35,82%); medicamento divergente com as especificações solicitadas (10,30%). Como sugestão para minimizar os desvios técnicos no recebimento de medicamentos foi elaborada uma proposta para qualificação dos fornecedores de medicamentos da instituição
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