A educação para democracia: análise das Escolas dos Legislativos na região metropolitana de Ribeirão Preto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Zacarias, Eli Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/190933
Resumo: A presente dissertação analisa o processo de criação e as atividades desenvolvidas nas escolas dos legislativos da região metropolitana de Ribeirão Preto. Serão aqui identificados os resultados obtidos na qualificação de servidores públicos e na educação para cidadania da sociedade civil. Em termos metodológicos, a pesquisa realizada foi de base empírica, de caráter qualitativo com base em um estudo de caso. Como procedimentos foram realizados análise documental e revisão de literatura. Foi analisado o processo de criação e as atividades desenvolvidas nas escolas do legislativo em quatro cidades da região metropolitana de Ribeirão Preto: i) Escola do Parlamento do Município de Ribeirão Preto; ii) Escola do Legislativo do Município de Jaboticabal; iii) Escola do Legislativo do Município de Mococa, denominada “Dr. Tiago Ferraz de Siqueira”e, iv) Escola do Legislativo do Município de Pradópolis. A relevância teórica e política do presente trabalho justificam-se pela análise da sistemática de relacionamento entre representantes e representados, observado nas atuações das escolas dos legislativos identificadas. O trabalho possibilitou compreender que a atuação das escolas legislativas da região metropolitana de Ribeirão Preto contribui para o desenvolvimento social da região, pois cria espaços destinados não apenas à formação e ao aprimoramento de servidores, mas também à difusão de valores democráticos.
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