A educação para democracia: análise das Escolas dos Legislativos na região metropolitana de Ribeirão Preto
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/190933 |
Resumo: | A presente dissertação analisa o processo de criação e as atividades desenvolvidas nas escolas dos legislativos da região metropolitana de Ribeirão Preto. Serão aqui identificados os resultados obtidos na qualificação de servidores públicos e na educação para cidadania da sociedade civil. Em termos metodológicos, a pesquisa realizada foi de base empírica, de caráter qualitativo com base em um estudo de caso. Como procedimentos foram realizados análise documental e revisão de literatura. Foi analisado o processo de criação e as atividades desenvolvidas nas escolas do legislativo em quatro cidades da região metropolitana de Ribeirão Preto: i) Escola do Parlamento do Município de Ribeirão Preto; ii) Escola do Legislativo do Município de Jaboticabal; iii) Escola do Legislativo do Município de Mococa, denominada “Dr. Tiago Ferraz de Siqueira”e, iv) Escola do Legislativo do Município de Pradópolis. A relevância teórica e política do presente trabalho justificam-se pela análise da sistemática de relacionamento entre representantes e representados, observado nas atuações das escolas dos legislativos identificadas. O trabalho possibilitou compreender que a atuação das escolas legislativas da região metropolitana de Ribeirão Preto contribui para o desenvolvimento social da região, pois cria espaços destinados não apenas à formação e ao aprimoramento de servidores, mas também à difusão de valores democráticos. |
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A educação para democracia: análise das Escolas dos Legislativos na região metropolitana de Ribeirão PretoEducation for democracy: analysis of the Legislative Schools in the metropolitan region of Ribeirão PretoEscolas do LegislativoRegião MetropolitanaEducaçãoLegislative SchoolsMetropolitan regionEducationA presente dissertação analisa o processo de criação e as atividades desenvolvidas nas escolas dos legislativos da região metropolitana de Ribeirão Preto. Serão aqui identificados os resultados obtidos na qualificação de servidores públicos e na educação para cidadania da sociedade civil. Em termos metodológicos, a pesquisa realizada foi de base empírica, de caráter qualitativo com base em um estudo de caso. Como procedimentos foram realizados análise documental e revisão de literatura. Foi analisado o processo de criação e as atividades desenvolvidas nas escolas do legislativo em quatro cidades da região metropolitana de Ribeirão Preto: i) Escola do Parlamento do Município de Ribeirão Preto; ii) Escola do Legislativo do Município de Jaboticabal; iii) Escola do Legislativo do Município de Mococa, denominada “Dr. Tiago Ferraz de Siqueira”e, iv) Escola do Legislativo do Município de Pradópolis. A relevância teórica e política do presente trabalho justificam-se pela análise da sistemática de relacionamento entre representantes e representados, observado nas atuações das escolas dos legislativos identificadas. O trabalho possibilitou compreender que a atuação das escolas legislativas da região metropolitana de Ribeirão Preto contribui para o desenvolvimento social da região, pois cria espaços destinados não apenas à formação e ao aprimoramento de servidores, mas também à difusão de valores democráticos.This dissertation analyzes the creation process and the activities developed in the legislative schools of the metropolitan region of Ribeirão Preto. The results obtained in the qualification of civil servants and in citizenship education in civil society will be identified. In methodological terms, the research was empirical, qualitative and based on case study. The procedures were documentary analysis and literature review. It was analyzed the creation process and the activities developed in the legislative schools in the four cities of the metropolitan region of Ribeirão Preto, namely: i) School of the Parliament of Ribeirão Preto; ii) Jaboticabal Municipal Legislative School; iii) Legislative School of the Municipality of Mococa, called “Dr. Tiago Ferraz de Siqueira ”and, iv) Legislative School of the Municipality of Pradópolis. The theoretical and political relevance of the present work is justified in the analysis of the systematic of the relationship between representatives and represented, observed in the performances of the identified legislative schools. The work made it possible to understand that the performance of the legislative schools of the metropolitan region of Ribeirão Preto contributes to the social development of the region, as it creates spaces destined not only for the formation and improvement of civil servants, but also for the diffusion of democratic values.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guedes, Alvaro Martim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zacarias, Eli Alves2019-10-31T17:58:11Z2019-10-31T17:58:11Z2019-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19093300092652833004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190933Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:34:09.634583Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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