Conflitos como dimensão da atividade de formação de professores na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) em contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Amorim, Neuraci Rocha Vidal
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/237010
Resumo: O objetivo geral desta tese é analisar a relação entre a atividade do formador e os conflitos dos participantes de um curso de formação continuada no Ensino Fundamental Anos Iniciais durante a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Oriundo de uma parceria com a equipe gestora da escola, esse curso sobre o ensino da produção textual foi realizado em 2020, com professores de uma rede municipal do noroeste paulista. A formação iniciou-se na modalidade presencial, mas a maior parte de seu desenvolvimento ocorreu durante o ensino remoto devido ao contexto pandêmico. Os objetivos específicos desta pesquisa são: (i) identificar o que foi priorizado em relação ao trabalho docente nas prescrições que orientam o ensino remoto; (ii) analisar o planejamento do curso, as atividades de formação, as formas sociais de trabalho, os conteúdos trabalhados e os saberes (saberes a ensinar e saberes para ensinar) abordados de modo a identificar a organização dos objetos de ensino que estruturam a formação; (iii) analisar os gestos da formadora durante o encontro selecionado para análise; (iv) identificar a qual(is) eixos (prescritivo, didático ou do agir da formadora) se relacionam os conflitos que emergem nas interações entre formadora e docentes durante um dos encontros formativos sobre o trabalho de ensino da produção textual; (v) analisar o agir da formadora perante os conflitos vivenciados pelos participantes no encontro investigado. Para tanto, esta investigação recorre à compreensão da relação linguagem e desenvolvimento humano apresentada pelo Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999, 2006, 2008, 2013). Quanto à discussão acerca do trabalho docente, embasa-se em Machado (2007, 2010); em Machado e Bronckart (2009) e na Ergonomia da Atividade dos Profissionais da Educação, Saujat (2004), Amigues (2004). Para compreender a relação trabalho, conflito e desenvolvimento busca-se aportes da Clínica da Atividade (CLOT 2006, 2010, 2017). O estudo analisa cinco comunicados publicados pela Secretaria Municipal de Educação e um encontro de formação realizado de forma on-line. A justificativa para esse recorte é que tais textos constituem as prescrições para o ensino remoto. Em relação ao encontro, nesse momento, a formadora propôs aos professores que realizassem uma produção inicial do gênero de texto entrevista jornalística com os alunos e essa atividade de formação fez emergir alguns conflitos dos participantes. Os dados foram analisados com o instrumental de análise de textos de Bronckart (1999;2013) e pelas ferramentas de análise da formação docente elaboradas por Dolz, Roa e Gagnon (2018); Surian e Dolz (2018); Dolz et al (2018); Gagnon et al (2018). As análises possibilitaram delinear uma definição inicial do trabalho do formador como uma atividade: (i) influenciada pelas condições sócio-históricas; (ii) guiada por prescrições do sistema de ensino e do sistema educacional; (iii) constituída por modelos do agir; (iv) pertencente a um coletivo; (v) mediada por artefatos materiais e simbólicos; (vi) interligada ao sistema didático; (vii) desenvolvida em interação com outros (professores, gestão, secretário de educação, órgãos governamentais, pesquisadores etc.); (viii) influenciada pelos conflitos e pelos obstáculos dos professores participantes. A formalização do gesto de regulação de conflitos realizado por esta pesquisa demonstra como o gesto de planejamento de uma sequência de formação pode abarcar estratégias (gestos do formador, atividades de formação, questionamentos) para que as tensões emerjam e se tornem instrumentos de desenvolvimento tanto para os participantes quanto para o formador.
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Os objetivos específicos desta pesquisa são: (i) identificar o que foi priorizado em relação ao trabalho docente nas prescrições que orientam o ensino remoto; (ii) analisar o planejamento do curso, as atividades de formação, as formas sociais de trabalho, os conteúdos trabalhados e os saberes (saberes a ensinar e saberes para ensinar) abordados de modo a identificar a organização dos objetos de ensino que estruturam a formação; (iii) analisar os gestos da formadora durante o encontro selecionado para análise; (iv) identificar a qual(is) eixos (prescritivo, didático ou do agir da formadora) se relacionam os conflitos que emergem nas interações entre formadora e docentes durante um dos encontros formativos sobre o trabalho de ensino da produção textual; (v) analisar o agir da formadora perante os conflitos vivenciados pelos participantes no encontro investigado. Para tanto, esta investigação recorre à compreensão da relação linguagem e desenvolvimento humano apresentada pelo Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999, 2006, 2008, 2013). Quanto à discussão acerca do trabalho docente, embasa-se em Machado (2007, 2010); em Machado e Bronckart (2009) e na Ergonomia da Atividade dos Profissionais da Educação, Saujat (2004), Amigues (2004). Para compreender a relação trabalho, conflito e desenvolvimento busca-se aportes da Clínica da Atividade (CLOT 2006, 2010, 2017). O estudo analisa cinco comunicados publicados pela Secretaria Municipal de Educação e um encontro de formação realizado de forma on-line. A justificativa para esse recorte é que tais textos constituem as prescrições para o ensino remoto. Em relação ao encontro, nesse momento, a formadora propôs aos professores que realizassem uma produção inicial do gênero de texto entrevista jornalística com os alunos e essa atividade de formação fez emergir alguns conflitos dos participantes. Os dados foram analisados com o instrumental de análise de textos de Bronckart (1999;2013) e pelas ferramentas de análise da formação docente elaboradas por Dolz, Roa e Gagnon (2018); Surian e Dolz (2018); Dolz et al (2018); Gagnon et al (2018). As análises possibilitaram delinear uma definição inicial do trabalho do formador como uma atividade: (i) influenciada pelas condições sócio-históricas; (ii) guiada por prescrições do sistema de ensino e do sistema educacional; (iii) constituída por modelos do agir; (iv) pertencente a um coletivo; (v) mediada por artefatos materiais e simbólicos; (vi) interligada ao sistema didático; (vii) desenvolvida em interação com outros (professores, gestão, secretário de educação, órgãos governamentais, pesquisadores etc.); (viii) influenciada pelos conflitos e pelos obstáculos dos professores participantes. A formalização do gesto de regulação de conflitos realizado por esta pesquisa demonstra como o gesto de planejamento de uma sequência de formação pode abarcar estratégias (gestos do formador, atividades de formação, questionamentos) para que as tensões emerjam e se tornem instrumentos de desenvolvimento tanto para os participantes quanto para o formador.The general aim of this study is to analyze the relationship between the activity of the trainer and the conflicts among the participants of a continuing education course for elementary school teachers during the Collective Pedagogic Working Hour (HTPC) in-service education course for Elementary School teachers during the Collective Pedagogic Working Hour (HTPC). A partnership with the school management team resulted in the course on teaching writing skills in 2020 with elementary teachers working at school districts in the northwestern of São Paulo State. Initially, the course was offered in a face-to-face, but it happened remotely due to the COVID 19 pandemic. The specific objectives of this research are: (i) to identify what was prioritized regarding the guidelines for teaching practices in remote contexts; (ii) to analyze the syllabus, tasks, the social parameters of the practice, content, and the category of knowledge displayed (teaching knowledge and knowledge to be taught) to identify the organization of the teaching objects that structure the course; (iii) analyze the trainer’s gestures during the meeting chosen for analysis; (iv) identify which axes (prescriptive, didactic, trainer's action) are related to the conflicts that emerged from the interactions between trainer and teachers in one of the training meetings on teaching writing skills (v) analyze the trainer's action when faced with conflicts posed by the participants. Therefore, to understand the relationship between language and human behavior, we resort to Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, 2013). The teaching practice discussion is based on the works of Machado (2007, 2010), Machado and Bronckart (2009), and on the Ergonomics of the Activity of Education Professionals, Saujat (2004), Amigues (2004). Contributions from the Clinic of Activity (CLOT 2006, 2010, 2017) were included to better understand the relationship between work, conflict, and behavior. The study analyzes five memos from the Municipal Department of Education and a meeting held online. The reason for selecting this sample is that these texts contain the guidelines for remote teaching and, in this particular meeting, a proposal for the teachers to carry out a task on how to write a journalistic interview with the students brought forth underlying. conflicts among the participants. These data were analyzed using Bronckart’s (1999;2013) text analysis tools and the teacher education analysis tools developed by Dolz, Roa, and Gagnon (2018); Surian and Dolz (2018); Dolz et al. (2018); Gagnon et al. (2018). By analyzing the data, it was possible to outline a preliminary definition of the trainer's work as an activity: (i) influenced by socio-historical conditions; (ii) influenced by the educational system guidelines and principles; (iii) constituted by models of classroom actions; (iv) collective; (v) mediated by material and symbolic artifacts; (vi) interconnected with the didactic system; (vii) developed in interaction with others (teachers, board of education, secretary of education, government agencies, researchers, etc.); (viii) influenced by the conflicts and obstacles of the participating teachers. The formalization of conflict regulation gestures carried out by this research expresses how planning a training sequence may encompass strategies (trainer gestures, training activities, questions) that reveal underlying tensions to be used as instrument to development the practices for both participants and trainer.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu-Tardelli, Lília Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorim, Neuraci Rocha Vidal2022-10-13T13:19:28Z2022-10-13T13:19:28Z2022-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23701033004153069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:20:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237010Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:57:42.655353Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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