Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adulto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/152588
Resumo: O mundo da criança e o mundo do adulto se caracterizam a um só tempo por uma intensa dicotomização e esteriotipação. Enquanto o brincar para criança é algo prazeroso e significativo, para o adulto o brincar é uma ação secundária em seu rol de atividades e que deve acontecer após a finalização das obrigações, tendendo a ser eliminada aos poucos de sua vida. O presente estudo trata do brincar na vida da criança e sobre o lúdico na vida do adulto, a fim de entender sobre a relação do lúdico com os sujeitos. Há de se ressaltar que o termo lúdico não tem uma definição universal, sendo assim, a presente pesquisa empregou o termo lúdico segundo as ideias de Giovanina Gomes de Freitas Olivier que atribui ao lúdico uma liberdade, algo que não necessita de um fim em si, além relacioná-lo as atividades prazerosas. Neste sentido, entende-se que o brincar, jogo, brincadeira, estão inseridos no termo lúdico, assim como outras atividades que tragam felicidade àqueles que praticam. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo potencializar a discussão e reflexão sobre o lúdico e sua importância na constituição do adulto a partir do estudo da obra “Peter Pan”, de James Matthew Barrie (1995) e de dois filmes baseados no mesmo, "Hook a Volta do Capitão Gancho" (1991) e “Em busca da Terra do Nunca" (2003). Metodologicamente utilizou-se pesquisa bibliográfica, análise do conteúdo e análise fílmica. Concluímos que o lúdico ocorre na vida de adultos e crianças dependendo da valorização ou desvalorização desta ação, e em função das relações estabelecidas pelos sujeitos, os meios em que vivem e a atividade principal que estes escolhem para suas vidas.
id UNSP_6da85713a1439a7fde6a075b706cc431
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152588
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adultoPeter Pan gets on the scene: the playfulness and the pressure between being a child and being an adultLazer e educaçãoLúdicoPeter PanCinemaAdultoCriançaPlayfulnessAdultChildO mundo da criança e o mundo do adulto se caracterizam a um só tempo por uma intensa dicotomização e esteriotipação. Enquanto o brincar para criança é algo prazeroso e significativo, para o adulto o brincar é uma ação secundária em seu rol de atividades e que deve acontecer após a finalização das obrigações, tendendo a ser eliminada aos poucos de sua vida. O presente estudo trata do brincar na vida da criança e sobre o lúdico na vida do adulto, a fim de entender sobre a relação do lúdico com os sujeitos. Há de se ressaltar que o termo lúdico não tem uma definição universal, sendo assim, a presente pesquisa empregou o termo lúdico segundo as ideias de Giovanina Gomes de Freitas Olivier que atribui ao lúdico uma liberdade, algo que não necessita de um fim em si, além relacioná-lo as atividades prazerosas. Neste sentido, entende-se que o brincar, jogo, brincadeira, estão inseridos no termo lúdico, assim como outras atividades que tragam felicidade àqueles que praticam. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo potencializar a discussão e reflexão sobre o lúdico e sua importância na constituição do adulto a partir do estudo da obra “Peter Pan”, de James Matthew Barrie (1995) e de dois filmes baseados no mesmo, "Hook a Volta do Capitão Gancho" (1991) e “Em busca da Terra do Nunca" (2003). Metodologicamente utilizou-se pesquisa bibliográfica, análise do conteúdo e análise fílmica. Concluímos que o lúdico ocorre na vida de adultos e crianças dependendo da valorização ou desvalorização desta ação, e em função das relações estabelecidas pelos sujeitos, os meios em que vivem e a atividade principal que estes escolhem para suas vidas.The world of a child and the world of adults are characterized by a great dichotomization and stereotyping. Playing for child is something pleasurable and meaningful, for the adult playing is a secondary action in its roster of activities and that should happen after the completion of the obligations, tending to be eliminated of his life slowly. The present study deals the playfulness in child’s life and in adult life, in order to understand the relation between the ludic activities and both children and adults. It must be emphasized that the term “playfulness” does not have a universal definition, so this research uses the term playfulness according Giovanina Gomes de Freitas Olivier’s ideas who assigns to it a freedom, something that does not need an end in itself in addition to relate it as enjoyable activities. In this case, we consider games and plays, inserted into the term “playful”, as well as other activities that bring happiness those who practice them. Thus, this research aims to potentiate the discussion and reflection on the playfulness and its importance in the constitution of the adult from the study of the book "Peter Pan", from James M. Barrie (1995) and movies based on it, "Hook" (1991) and "Finding Neverlands” (2003). Methodologically, a bibliographical research, a content analysis and a film analysis were used. We conclude that the playfulness occurs in children’s life and in the adult life depending on the value or devaluation of this action, and depending on the relationships established by them, the atmosphere they live and the main activity they choose for their lives.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]2018-01-25T10:26:16Z2018-01-25T10:26:16Z2017-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15258800089632833004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-23T17:51:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152588Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462025-03-28T15:22:57.636747Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adulto
Peter Pan gets on the scene: the playfulness and the pressure between being a child and being an adult
title Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adulto
spellingShingle Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adulto
Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
Lazer e educação
Lúdico
Peter Pan
Cinema
Adulto
Criança
Playfulness
Adult
Child
title_short Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adulto
title_full Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adulto
title_fullStr Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adulto
title_full_unstemmed Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adulto
title_sort Peter Pan entra em cena: o lúdico e a tensão entre ser criança e ser adulto
author Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
author_facet Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Maria Appolinário da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer e educação
Lúdico
Peter Pan
Cinema
Adulto
Criança
Playfulness
Adult
Child
topic Lazer e educação
Lúdico
Peter Pan
Cinema
Adulto
Criança
Playfulness
Adult
Child
description O mundo da criança e o mundo do adulto se caracterizam a um só tempo por uma intensa dicotomização e esteriotipação. Enquanto o brincar para criança é algo prazeroso e significativo, para o adulto o brincar é uma ação secundária em seu rol de atividades e que deve acontecer após a finalização das obrigações, tendendo a ser eliminada aos poucos de sua vida. O presente estudo trata do brincar na vida da criança e sobre o lúdico na vida do adulto, a fim de entender sobre a relação do lúdico com os sujeitos. Há de se ressaltar que o termo lúdico não tem uma definição universal, sendo assim, a presente pesquisa empregou o termo lúdico segundo as ideias de Giovanina Gomes de Freitas Olivier que atribui ao lúdico uma liberdade, algo que não necessita de um fim em si, além relacioná-lo as atividades prazerosas. Neste sentido, entende-se que o brincar, jogo, brincadeira, estão inseridos no termo lúdico, assim como outras atividades que tragam felicidade àqueles que praticam. À vista disso, esta pesquisa tem como objetivo potencializar a discussão e reflexão sobre o lúdico e sua importância na constituição do adulto a partir do estudo da obra “Peter Pan”, de James Matthew Barrie (1995) e de dois filmes baseados no mesmo, "Hook a Volta do Capitão Gancho" (1991) e “Em busca da Terra do Nunca" (2003). Metodologicamente utilizou-se pesquisa bibliográfica, análise do conteúdo e análise fílmica. Concluímos que o lúdico ocorre na vida de adultos e crianças dependendo da valorização ou desvalorização desta ação, e em função das relações estabelecidas pelos sujeitos, os meios em que vivem e a atividade principal que estes escolhem para suas vidas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07
2018-01-25T10:26:16Z
2018-01-25T10:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152588
000896328
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/152588
identifier_str_mv 000896328
33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1834485323397070848