Implementação de um clube de leitura na unidade de terapia intensiva adulto de um hospital de ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Michelan, Vanessa Cecilia de Azevedo [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/204448
Resumo: As possibilidades de inovação e mudança das concepções e práticas dentro das organizações dependem da ruptura com a alienação do trabalho, do resgate da possibilidade de produzir conhecimento a partir das práticas, do desenvolvimento de recursos estratégicos que contribuem para o trabalho em equipe e da democratização da gestão dos processos de trabalho em saúde. A prática baseada em evidência (PBE), transforma o profissional enfermeiro estimulando-o a desenvolver pensamento crítico com vistas para qualidade da assistência no cenário tecnológico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Neste sentido, o clube de leitura tem sido utilizado como estratégia de melhorar a capacidade e o pensamento crítico, discutir ideias e conhecimento do processo de investigação. Um local onde são realizadas reuniões periódicas, decididas pelo grupo para discutir a pesquisa em relação à prática clínica, divulgar resultados de investigação, ressaltando a necessidade de práticas com base em evidências. O objetivo do estudo foi implementar um clube de leitura como estratégia para a PBE junto aos enfermeiros assistenciais de uma UTI adulto. Adotou-se múltiplos métodos: revisão integrativa e duas abordagens qualitativas. A pesquisa-ação para a construção do clube de leitura e o referencial metodológico da análise de conteúdo para a análise da percepção dos trabalhadores sobre a implementação dessa estratégia, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (3435820/19). Para construção do clube de leitura utilizou-se portfolios de campo através de ciclos pedagógicos tendo como estratégia a árvore explicativa para levantamento das situações problemas. Os dados foram analisados considerando o diagrama proposto pela pesquisa ação e análise de conteúdo conforme o referencial de Graneheim e Lundman. Os resultados constituíram-se em uma revisão integrativa publicada; implementação do clube de leitura e percepção dos participantes sobre o clube de leitura com os temas: o clube de leitura possibilita a PBE; fortalezas do clube de leitura e fragilidades do clube de leitura. No tema, o clube de leitura possibilita a PBE, desvelou-se os subtemas: inovação, incorporação do conhecimento no cotidiano do trabalho, estímulo, desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo, embasamento científico, aprendizagem coletiva e compartilhada, processo permanente. No subtema, fortalezas do clube de leitura, emergiram: empoderamento, autonomia e desenvolvimento pessoal e profissional. Foi desvelado no subtema fragilidades do clube de leitura: gerenciamento do tempo e sobrecarga de trabalho. Neste sentido, mesmo diante das limitações reveladas, as fortalezas sobressaíram-se, pois principalmente no momento de desgastes e sobrecarga de trabalho experienciados, o clube de leitura foi um espaço importante, promoveu a PBE entre os profissionais de saúde, uma vez que sua compreensão desenvolveu habilidades e competências, bem como incentivou a modificar comportamentos, ressignificando a prática.
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Neste sentido, o clube de leitura tem sido utilizado como estratégia de melhorar a capacidade e o pensamento crítico, discutir ideias e conhecimento do processo de investigação. Um local onde são realizadas reuniões periódicas, decididas pelo grupo para discutir a pesquisa em relação à prática clínica, divulgar resultados de investigação, ressaltando a necessidade de práticas com base em evidências. O objetivo do estudo foi implementar um clube de leitura como estratégia para a PBE junto aos enfermeiros assistenciais de uma UTI adulto. Adotou-se múltiplos métodos: revisão integrativa e duas abordagens qualitativas. A pesquisa-ação para a construção do clube de leitura e o referencial metodológico da análise de conteúdo para a análise da percepção dos trabalhadores sobre a implementação dessa estratégia, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (3435820/19). Para construção do clube de leitura utilizou-se portfolios de campo através de ciclos pedagógicos tendo como estratégia a árvore explicativa para levantamento das situações problemas. Os dados foram analisados considerando o diagrama proposto pela pesquisa ação e análise de conteúdo conforme o referencial de Graneheim e Lundman. Os resultados constituíram-se em uma revisão integrativa publicada; implementação do clube de leitura e percepção dos participantes sobre o clube de leitura com os temas: o clube de leitura possibilita a PBE; fortalezas do clube de leitura e fragilidades do clube de leitura. No tema, o clube de leitura possibilita a PBE, desvelou-se os subtemas: inovação, incorporação do conhecimento no cotidiano do trabalho, estímulo, desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo, embasamento científico, aprendizagem coletiva e compartilhada, processo permanente. No subtema, fortalezas do clube de leitura, emergiram: empoderamento, autonomia e desenvolvimento pessoal e profissional. Foi desvelado no subtema fragilidades do clube de leitura: gerenciamento do tempo e sobrecarga de trabalho. Neste sentido, mesmo diante das limitações reveladas, as fortalezas sobressaíram-se, pois principalmente no momento de desgastes e sobrecarga de trabalho experienciados, o clube de leitura foi um espaço importante, promoveu a PBE entre os profissionais de saúde, uma vez que sua compreensão desenvolveu habilidades e competências, bem como incentivou a modificar comportamentos, ressignificando a prática.The possibilities for innovation and change in conceptions and practices within organizations depend on the rupture with the alienation of work, the rescue of the possibility of producing knowledge based on practices, the development of strategic resources that contribute to teamwork and the democratization of management of health work processes. Evidence-based practice (EBP) transforms the professional nurse by encouraging him/her to develop critical thinking with a view to quality of care in the technological scenario of the ICU. In this sense, the journal club has been used as a strategy to improve capacity and critical thinking, to discuss ideas and knowledge of the research process. A place where periodic meetings are held, decided by the group to discuss research in relation to clinical practice, disseminate research results, emphasizing the need for evidence-based practices. The objective of the study was to implement a journal club as a strategy for evidence-based practice with nurses an adult Intensive Care Unit. It was adopted multiple methods: integrative review and two qualitative approaches. Action research for the construction of the journal club and the methodological framework of content analysis for analyzing the perception of workers about the implementation of this strategy, after ethical approval (3435820/19). To build the journal club it was used field portfolios through pedagogical cycles with strategies such as explanatory tree to survey the problem situations, the data were analyzed considering the diagram proposed by the action research and content analysis according to the reference of Graneheim and Lundman. The results were a published integrative review; implementation of the journal club and participants' perception of the journal club with the following themes: the journal club enables PBE; strengths of the journal club and weaknesses of the reading club. In the theme, the reading club enables PBE, the subthemes were unveiled: innovation, incorporation of knowledge in daily work, stimulus, development of critical and reflective reasoning, scientific basis, collective and shared learning, permanent process. In the subtopic, strengths of the journal club emerged: empowerment, autonomy and personal and professional development. It was unveiled in the subtopic weaknesses of the journal club: time management and work overload. In this sense, even in the face of the limitations revealed, the strengths stood out, because especially at the time of exhaustion and work overload experienced, the journal club was an important space, promoting EBP among health professionals, once its understanding developed skills and competences, as well as encouraged to modify behaviors, giving a new meaning to the practice.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spiri, Wilza Carla [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Michelan, Vanessa Cecilia de Azevedo [UNESP]2021-04-22T13:47:19Z2021-04-22T13:47:19Z2021-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20444833004064085P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-12T06:04:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204448Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:40:33.888513Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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