Diferentes olhares sobre as contribuições da Psicologia da Educação na formação inicial de professores de Química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Piva, Gabriela Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/236455
Resumo: Durante a formação de professores, estudam-se aspectos que envolvem os processos educativos, por meio dos conhecimentos das Ciências da Educação e da Pedagogia. Tardif (2014) reconhece-os como saberes profissionais e defende ser essenciais para a prática docente, visto que os professores, enquanto sujeitos ativos, os produzem, transformam e mobilizam durante seu trabalho. Ao ser incorporada nos cursos de licenciatura, a Psicologia da Educação é uma das disciplinas com potencial de oferecer subsídios à atuação dos professores. Em vista disso, o presente trabalho teve por objetivo investigar como os licenciandos e docentes formadores do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública, localizada no interior do estado de São Paulo, compreendem as contribuições da disciplina de Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de Química. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com estratégia de estudo de caso típico. Para tratamento e análise dos dados, optou-se pela técnica categorial referente à análise de conteúdo de Bardin (2016), com categorias elaboradas a posteriori e enumeradas por frequência de aparição. Para a coleta de dados, aplicaram-se questionários e entrevistas semiestruturadas, submetidos previamente à validação por comitê de juízes. Participaram da pesquisa 21 licenciandos em Química que cursaram a disciplina de Psicologia da Educação e 2 docentes que lecionam essa disciplina no curso em estudo. Além disso, situou-se o contexto investigado ao apresentar características do Projeto Político Pedagógico do curso e Plano de Ensino da disciplina de Psicologia da Educação. Os resultados destacaram que os sujeitos compreendem que o estudo dos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos é a maior contribuição da disciplina para a prática docente, enquanto os temas voltados à educação inclusiva e ao ensino e à aprendizagem de Ciências e Química se encontram em defasagem. A relevância e as expectativas atribuídas à disciplina foram os aspectos pessoais mais frequentes, indicando como as subjetividades dos professores podem impactar no processo de significação da disciplina para sua formação. A relação da disciplina de Psicologia da Educação com as demais disciplinas do curso e com a realidade escolar é compreendida pela maioria dos licenciandos e por ambos docentes. Contudo, os dados indicaram que a articulação entre os conteúdos didáticos-pedagógicos e conteúdos específicos requer mais atenção, visto que a intenção é formar um químico-licenciado e não um químico-bacharel. Em vista disso, defende-se uma disciplina de Psicologia da Educação articulada tanto com a prática docente, abordando a complexidade dos fatores da realidade escolar, quanto com outras disciplinas do curso. Além disso, para que a Psicologia da Educação tenha mais significação no processo de formação de professores, é importante considerar as demandas da área específica da licenciatura e os aspectos pessoais, como as emoções, os sentimentos, as expectativas e as ideias prévias dos licenciandos.
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Em vista disso, o presente trabalho teve por objetivo investigar como os licenciandos e docentes formadores do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública, localizada no interior do estado de São Paulo, compreendem as contribuições da disciplina de Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de Química. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com estratégia de estudo de caso típico. Para tratamento e análise dos dados, optou-se pela técnica categorial referente à análise de conteúdo de Bardin (2016), com categorias elaboradas a posteriori e enumeradas por frequência de aparição. Para a coleta de dados, aplicaram-se questionários e entrevistas semiestruturadas, submetidos previamente à validação por comitê de juízes. Participaram da pesquisa 21 licenciandos em Química que cursaram a disciplina de Psicologia da Educação e 2 docentes que lecionam essa disciplina no curso em estudo. Além disso, situou-se o contexto investigado ao apresentar características do Projeto Político Pedagógico do curso e Plano de Ensino da disciplina de Psicologia da Educação. Os resultados destacaram que os sujeitos compreendem que o estudo dos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos é a maior contribuição da disciplina para a prática docente, enquanto os temas voltados à educação inclusiva e ao ensino e à aprendizagem de Ciências e Química se encontram em defasagem. A relevância e as expectativas atribuídas à disciplina foram os aspectos pessoais mais frequentes, indicando como as subjetividades dos professores podem impactar no processo de significação da disciplina para sua formação. A relação da disciplina de Psicologia da Educação com as demais disciplinas do curso e com a realidade escolar é compreendida pela maioria dos licenciandos e por ambos docentes. Contudo, os dados indicaram que a articulação entre os conteúdos didáticos-pedagógicos e conteúdos específicos requer mais atenção, visto que a intenção é formar um químico-licenciado e não um químico-bacharel. Em vista disso, defende-se uma disciplina de Psicologia da Educação articulada tanto com a prática docente, abordando a complexidade dos fatores da realidade escolar, quanto com outras disciplinas do curso. Além disso, para que a Psicologia da Educação tenha mais significação no processo de formação de professores, é importante considerar as demandas da área específica da licenciatura e os aspectos pessoais, como as emoções, os sentimentos, as expectativas e as ideias prévias dos licenciandos.During teacher training, aspects that involve educational processes are studied, through knowledge of Educational Sciences and Pedagogy. Tardif (2014) recognizes them as professional knowledge and argues that they are essential for teaching practice, since teachers, as active subjects, produce, transform and mobilize them during their work. When incorporated into teaching courses, Educational Psychology is one of the course with the potential to offer subsidies to the performance of teachers. Therefore, this work aimed to investigate how the undergraduates and professors of a Chemistry graduation, at a public university located in São Paulo countryside, understand the contributions of the course of Educational Psychology to the initial Chemistry teachers training. This is a qualitative research, with a typical case study. For data processing and analysis, we opted for the categorical technique referring to Bardin's content analysis (2016), with categories elaborated a posteriori and listed by frequency of appearance. For data collection, questionnaires and semi-structured interviews were applied, previously submitted to a validation by experts. Twenty-one undergraduates in Chemistry who concluded the course of Educational Psychology and two professors who teach this course in the course under study participated in the research. In addition, the investigated context was situated by presenting characteristics of the Political Pedagogical Project of the graduate and Teaching Plan of the course of Educational Psychology. The results highlighted that the subjects understand that the study of the students' development and learning processes is the greatest contribution of the course to the teaching practice, while the themes focused on inclusive education and the teaching and learning of Science and Chemistry are in lag. The relevance and expectations attributed to the course were the most frequent personal aspects, indicating how the subjectivities of teachers can impact the meaning of the course in their training. The relationship of the Educational Psychology subject with the other courses of the graduate and with the school reality is understood by most undergraduates and both teachers. However, the data indicated that the articulation between the didactic-pedagogical subjects and specifics chemistry subjects requires more attention, since the intention is to form a chemistry teacher and not a bachelor's degree. In view of this, a course of Educational Psychology is defended, articulated both with teaching practice, addressing the complexity of school reality factors, and with other courses of the graduate. In addition, for Educational Psychology to have more significance in the process of teacher training, it is important to consider the demands of the specific area of the degree and personal aspects, such as emotions, feelings, expectations and previous ideas of the undergraduates.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.497526/2020-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]Gibin, Gustavo Bizarria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piva, Gabriela Martins2022-09-06T11:19:38Z2022-09-06T11:19:38Z2022-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23645533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-27T06:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236455Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:06:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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