Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Almeida, Cíntia Pereira Dozono de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/101616
Resumo: As organizações não-governamentais explodem em número e influência no Brasil a partir da década de noventa do século XX, como conseqüência dos princípios neoliberais de desresponsabilização do Estado e sua configuração enquanto Estado Mínimo. Paralelamente a isso, o processo de redemocratização favorece o fortalecimento da sociedade civil e de seus intelectuais. Considerada a educação requisito indispensável à emancipação humana, opta-se por um olhar sobre duas ONGs brasileiras voltadas à educação neste início de século XXI. Através de pesquisa participante, os profissionais de educação das ONGs pesquisadas, EMCANTAR e Ação Educativa têm seu trabalho educativo conhecido a fundo e descrito em detalhes. As características de sua atuação, principais projetos, resultados, perspectivas, assim como questões de financiamento, relações com o Estado, dentre outros aspectos são estudados e analisados. Com o aporte teórico no conceito de intelectual de Gramsci, indaga-se: são os profissionais de educação das ONGs uma nova categoria intelectual? Privilegiada a visão dialética, possibilidades e problemas do trabalho desses profissionais são apontados. As contradições do real permitem encontrar nas ONGs, cuja origem está diretamente relacionada ao momento de recrudescimento do capitalismo financeiro e da diminuição estatal em investimentos sociais, caminhos para a promoção da democracia, da justiça social, da cidadania. Finaliza-se, porém, com a sustentação da dúvida. Problematizados aspectos como relações trabalhistas, se há encontros ou confrontos com a educação escolar, se são intelectuais orgânicos da transformação ou não, dentre outros, conclui-se com a reafirmação do novo: somente com a articulação das variáveis comunidade científica - tempo pode-se dar uma resposta definitiva à questão proposta.
id UNSP_741c471d74618d349e2a27dc5d8bff4a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101616
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileirasCulturaEducaçãoOrganizações não-governamentaisCulture and social changeFormal and Informal EducationNongovernmental organizationsAs organizações não-governamentais explodem em número e influência no Brasil a partir da década de noventa do século XX, como conseqüência dos princípios neoliberais de desresponsabilização do Estado e sua configuração enquanto Estado Mínimo. Paralelamente a isso, o processo de redemocratização favorece o fortalecimento da sociedade civil e de seus intelectuais. Considerada a educação requisito indispensável à emancipação humana, opta-se por um olhar sobre duas ONGs brasileiras voltadas à educação neste início de século XXI. Através de pesquisa participante, os profissionais de educação das ONGs pesquisadas, EMCANTAR e Ação Educativa têm seu trabalho educativo conhecido a fundo e descrito em detalhes. As características de sua atuação, principais projetos, resultados, perspectivas, assim como questões de financiamento, relações com o Estado, dentre outros aspectos são estudados e analisados. Com o aporte teórico no conceito de intelectual de Gramsci, indaga-se: são os profissionais de educação das ONGs uma nova categoria intelectual? Privilegiada a visão dialética, possibilidades e problemas do trabalho desses profissionais são apontados. As contradições do real permitem encontrar nas ONGs, cuja origem está diretamente relacionada ao momento de recrudescimento do capitalismo financeiro e da diminuição estatal em investimentos sociais, caminhos para a promoção da democracia, da justiça social, da cidadania. Finaliza-se, porém, com a sustentação da dúvida. Problematizados aspectos como relações trabalhistas, se há encontros ou confrontos com a educação escolar, se são intelectuais orgânicos da transformação ou não, dentre outros, conclui-se com a reafirmação do novo: somente com a articulação das variáveis comunidade científica - tempo pode-se dar uma resposta definitiva à questão proposta.From the nineties of the 20th century on, occurs in Brazil an explosion of nongovernmental organizations in number and influence, as a consequence of new liberalism principles of a non- responsible State and shaped at Minimum Standards. At the same time, the democratic force process supports the civil society and its intellectuals strengthen. Considered education as an indispensable require to human emancipation, two non-governmental organizations dedicated to the education cause are studied. Following the participative survey method, the educational work done by the educational professionals of the NGOs examined, EMCANTAR e Ação Educativa, it is deeply known and detailed described. Its characteristics, the main projects, results, perspectives, as well as financial problems, relationship with the State, and other aspects are studied and analyzed. The theoretical reference is the concept of organic intellectual of Gramsci. Based on it, it is asked: are the NGO educational professionals a new intellectual category? Through dialectic logic, possibilities and problems of these professionals’ work are pointed. The contradictions of the real let us find in the NGO, whose origin is directly concerned to the financial capitalism recrudescence moment and the state diminution in social investments, possibilities to the democracy, social justice and citizenship promotion. It is concluded with the doubt’s maintenance. After thinking about working relations, if there are harmony or confront with school’s education, if they are organic intellectuals of transformation or not, among others, the final conclusion it is to reaffirm the new: only the articulation of the two categories – scientific community and time - it can be given a definitive answer to the given question.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Whitaker, Dulce Consuelo Andreatta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Cíntia Pereira Dozono de [UNESP]2014-06-11T19:31:32Z2014-06-11T19:31:32Z2008-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis307 f.application/pdfALMEIDA, Cíntia Pereira Dozono de. Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras. 2008. 307 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101616000563163almeida_cpd_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:03:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101616Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-04T06:03:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras
title Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras
spellingShingle Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras
Almeida, Cíntia Pereira Dozono de [UNESP]
Cultura
Educação
Organizações não-governamentais
Culture and social change
Formal and Informal Education
Nongovernmental organizations
title_short Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras
title_full Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras
title_fullStr Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras
title_full_unstemmed Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras
title_sort Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras
author Almeida, Cíntia Pereira Dozono de [UNESP]
author_facet Almeida, Cíntia Pereira Dozono de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Whitaker, Dulce Consuelo Andreatta [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Cíntia Pereira Dozono de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Educação
Organizações não-governamentais
Culture and social change
Formal and Informal Education
Nongovernmental organizations
topic Cultura
Educação
Organizações não-governamentais
Culture and social change
Formal and Informal Education
Nongovernmental organizations
description As organizações não-governamentais explodem em número e influência no Brasil a partir da década de noventa do século XX, como conseqüência dos princípios neoliberais de desresponsabilização do Estado e sua configuração enquanto Estado Mínimo. Paralelamente a isso, o processo de redemocratização favorece o fortalecimento da sociedade civil e de seus intelectuais. Considerada a educação requisito indispensável à emancipação humana, opta-se por um olhar sobre duas ONGs brasileiras voltadas à educação neste início de século XXI. Através de pesquisa participante, os profissionais de educação das ONGs pesquisadas, EMCANTAR e Ação Educativa têm seu trabalho educativo conhecido a fundo e descrito em detalhes. As características de sua atuação, principais projetos, resultados, perspectivas, assim como questões de financiamento, relações com o Estado, dentre outros aspectos são estudados e analisados. Com o aporte teórico no conceito de intelectual de Gramsci, indaga-se: são os profissionais de educação das ONGs uma nova categoria intelectual? Privilegiada a visão dialética, possibilidades e problemas do trabalho desses profissionais são apontados. As contradições do real permitem encontrar nas ONGs, cuja origem está diretamente relacionada ao momento de recrudescimento do capitalismo financeiro e da diminuição estatal em investimentos sociais, caminhos para a promoção da democracia, da justiça social, da cidadania. Finaliza-se, porém, com a sustentação da dúvida. Problematizados aspectos como relações trabalhistas, se há encontros ou confrontos com a educação escolar, se são intelectuais orgânicos da transformação ou não, dentre outros, conclui-se com a reafirmação do novo: somente com a articulação das variáveis comunidade científica - tempo pode-se dar uma resposta definitiva à questão proposta.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-04
2014-06-11T19:31:32Z
2014-06-11T19:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Cíntia Pereira Dozono de. Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras. 2008. 307 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/101616
000563163
almeida_cpd_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv ALMEIDA, Cíntia Pereira Dozono de. Profissionais de educação de ONGs: uma nova categoria intelectual? Investigação sobre duas ONGs brasileiras. 2008. 307 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000563163
almeida_cpd_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/101616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 307 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965364836990976