Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Carvalho, Diego Isique UNESP
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251233
Resumo: A Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Unesco e está presente em todo o mundo. É uma expressão cultural e social do Brasil inserida em diversos documentos educacionais oficiais (PCNs, Currículo do Estado de São Paulo, Base Nacional Comum Curricular, entre outros). No entanto, muitas vezes, ela ainda não é um conteúdo abordado de maneira efetiva nas aulas de Educação Física Escolar, apontamentos levam a crer que o possível motivo seria a falta de uma formação específica, o que nos traz a indagação: qual seria o impacto de uma formação em capoeira regional para a práxis pedagógica de professores de Educação Física? Esta pesquisa tem como objetivo geral: Descrever qual o impacto de um curso de formação continuada em Capoeira Regional nas práxis pedagógicas de professores de Educação Física, e como objetivos específicos Levantar, no início do curso de formação continuada, quais os conhecimentos que os professores participantes possuem em relação a Capoeira Regional, gerar conhecimentos e vivências da Capoeira Regional. e discutir sobre sua inserção no contexto escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método será a pesquisa participante. Os instrumentos utilizados foram: questionário inicial e final, registros de imagens em fotografia e vídeo, notas em diário de campo e grupo focal. O público participante será composto de professores de Educação Física Escolar que atuam na rede pública estadual de ensino, pertencentes à diretoria de ensino de José Bonifácio. De acordo com os dados levantados aqui nesta pesquisa, podemos concluir que: o curso contribuiu para a formação dos professores, ele possibilitou a tematização da Capoeira Regional na Educação Física Escolar e em alguns casos foi determinante, gerou material para futuras pesquisas, e contribuiu para fomentar a diversidade e a pluralidade cultural dentro das escolas.
id UNSP_751ff2f19043883a6bffdd2ce5b643c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251233
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Capoeira regional na formação continuada de professores de educação físicaCapoeira reginonal in the continuing training of physical education teachersCapoeira regionalEducação físicaFormação continuadaA Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Unesco e está presente em todo o mundo. É uma expressão cultural e social do Brasil inserida em diversos documentos educacionais oficiais (PCNs, Currículo do Estado de São Paulo, Base Nacional Comum Curricular, entre outros). No entanto, muitas vezes, ela ainda não é um conteúdo abordado de maneira efetiva nas aulas de Educação Física Escolar, apontamentos levam a crer que o possível motivo seria a falta de uma formação específica, o que nos traz a indagação: qual seria o impacto de uma formação em capoeira regional para a práxis pedagógica de professores de Educação Física? Esta pesquisa tem como objetivo geral: Descrever qual o impacto de um curso de formação continuada em Capoeira Regional nas práxis pedagógicas de professores de Educação Física, e como objetivos específicos Levantar, no início do curso de formação continuada, quais os conhecimentos que os professores participantes possuem em relação a Capoeira Regional, gerar conhecimentos e vivências da Capoeira Regional. e discutir sobre sua inserção no contexto escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método será a pesquisa participante. Os instrumentos utilizados foram: questionário inicial e final, registros de imagens em fotografia e vídeo, notas em diário de campo e grupo focal. O público participante será composto de professores de Educação Física Escolar que atuam na rede pública estadual de ensino, pertencentes à diretoria de ensino de José Bonifácio. De acordo com os dados levantados aqui nesta pesquisa, podemos concluir que: o curso contribuiu para a formação dos professores, ele possibilitou a tematização da Capoeira Regional na Educação Física Escolar e em alguns casos foi determinante, gerou material para futuras pesquisas, e contribuiu para fomentar a diversidade e a pluralidade cultural dentro das escolas.Capoeira is Intangible Cultural Heritage of Humanity, recognized by UNESCO and is present throughout the world. It is a cultural and social expression of Brazil inserted in several official educational documents (PCNs, Curriculum of the State of São Paulo, National Common Curricular Base, among others). However, it is often not a content covered effectively in School Physical Education classes. Notes lead us to believe that the possible reason would be the lack of specific training, which brings us to the question: what would be the impact? of training in regional capoeira for the pedagogical praxis of Physical Education teachers? This research has the general objective: To describe the impact of a continuing training course in Capoeira Regional on the pedagogical praxis of Physical Education teachers, and as specific objectives To identify, at the beginning of the continuing training course, what knowledge the participating teachers have have in relation to Capoeira Regional, generating knowledge and experiences of Capoeira Regional. and discuss their insertion in the school context. For this, a qualitative research was carried out, the method of which will be participant research. The instruments used were: initial and final questionnaire, photographic and video recordings, field diary notes and focus group. The participating public will be made up of School Physical Education teachers who work in the state public education network, belonging to the José Bonifácio teaching directorate. According to the data collected here in this research, we can conclude that: the course contributed to the training of teachers, it enabled the thematization of Regional Capoeira in School Physical Education and in some cases it was decisive, it generated material for future research, and contributed to encourage diversity and cultural plurality within schools.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ugaya, Andresa de Souza [UNESP]Carvalho, Diego Isique UNESP2023-11-07T12:31:08Z2023-11-07T12:31:08Z2023-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, D. I. Capoeira regional na formação continuada de professores de Educação Física. 93 p. 2023. Dissertação (Mestrado - Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:14:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251233Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:14:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física
Capoeira reginonal in the continuing training of physical education teachers
title Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física
spellingShingle Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física
Carvalho, Diego Isique UNESP
Capoeira regional
Educação física
Formação continuada
title_short Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física
title_full Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física
title_fullStr Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física
title_full_unstemmed Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física
title_sort Capoeira regional na formação continuada de professores de educação física
author Carvalho, Diego Isique UNESP
author_facet Carvalho, Diego Isique UNESP
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ugaya, Andresa de Souza [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Diego Isique UNESP
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira regional
Educação física
Formação continuada
topic Capoeira regional
Educação física
Formação continuada
description A Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Unesco e está presente em todo o mundo. É uma expressão cultural e social do Brasil inserida em diversos documentos educacionais oficiais (PCNs, Currículo do Estado de São Paulo, Base Nacional Comum Curricular, entre outros). No entanto, muitas vezes, ela ainda não é um conteúdo abordado de maneira efetiva nas aulas de Educação Física Escolar, apontamentos levam a crer que o possível motivo seria a falta de uma formação específica, o que nos traz a indagação: qual seria o impacto de uma formação em capoeira regional para a práxis pedagógica de professores de Educação Física? Esta pesquisa tem como objetivo geral: Descrever qual o impacto de um curso de formação continuada em Capoeira Regional nas práxis pedagógicas de professores de Educação Física, e como objetivos específicos Levantar, no início do curso de formação continuada, quais os conhecimentos que os professores participantes possuem em relação a Capoeira Regional, gerar conhecimentos e vivências da Capoeira Regional. e discutir sobre sua inserção no contexto escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo método será a pesquisa participante. Os instrumentos utilizados foram: questionário inicial e final, registros de imagens em fotografia e vídeo, notas em diário de campo e grupo focal. O público participante será composto de professores de Educação Física Escolar que atuam na rede pública estadual de ensino, pertencentes à diretoria de ensino de José Bonifácio. De acordo com os dados levantados aqui nesta pesquisa, podemos concluir que: o curso contribuiu para a formação dos professores, ele possibilitou a tematização da Capoeira Regional na Educação Física Escolar e em alguns casos foi determinante, gerou material para futuras pesquisas, e contribuiu para fomentar a diversidade e a pluralidade cultural dentro das escolas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07T12:31:08Z
2023-11-07T12:31:08Z
2023-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, D. I. Capoeira regional na formação continuada de professores de Educação Física. 93 p. 2023. Dissertação (Mestrado - Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251233
identifier_str_mv CARVALHO, D. I. Capoeira regional na formação continuada de professores de Educação Física. 93 p. 2023. Dissertação (Mestrado - Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790910044438528