O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Zacheu, Aline Aparecida Pereira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/132896
Resumo: Nesse trabalho intentou-se, de maneira geral, compreender o processo histórico de uso e importância do livro didático, como material de ensino, em uma escola com características rurais do interior paulista. Para tanto, objetivos específicos foram: a) compreender o material didático oferecido pelo Estado de São Paulo, o Caderno do Aluno e Caderno do Professor; b) analisar o livro didático em seu processo histórico e em seu uso no cotidiano escolar atualmente; nesse caso a coleção didática de autoria de Roberto Catelli Junior, intitulada Conexão História; c) Entender as particularidades da escola, polo de pesquisa, aqui entendida como escola com características rurais, e seu processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores da disciplina de História, para que fossem reconhecidas as práticas de trabalho com os materiais didáticos e suas considerações, como por exemplo, o processo de escolha do livro didático. As entrevistas com os estudantes possibilitaram uma visão prática da aprendizagem sob a perspectiva do aprendiz. Por fim, pensou-se a respeito da finalidade do material didático e sua importância histórica na educação brasileira e também seu uso e validade em variados espaços sociais e usos didáticos, identificando o livro como um material de valor cultural e mercadológico, ou seja, um objeto que é elaborado com a finalidade de atingir um público consumidor, no caso do Brasil, o Estado, por meio de programas nacionais.
id UNSP_76654807f2fa1a466caf153b5368b1bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/132896
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulistaThe didatic book and history teaching in a public school placed in the paulista countryHistória da educação brasileiraMaterial didáticoEnsino de históriaHistory of brazilian educationCoursewareHistory teachingNesse trabalho intentou-se, de maneira geral, compreender o processo histórico de uso e importância do livro didático, como material de ensino, em uma escola com características rurais do interior paulista. Para tanto, objetivos específicos foram: a) compreender o material didático oferecido pelo Estado de São Paulo, o Caderno do Aluno e Caderno do Professor; b) analisar o livro didático em seu processo histórico e em seu uso no cotidiano escolar atualmente; nesse caso a coleção didática de autoria de Roberto Catelli Junior, intitulada Conexão História; c) Entender as particularidades da escola, polo de pesquisa, aqui entendida como escola com características rurais, e seu processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores da disciplina de História, para que fossem reconhecidas as práticas de trabalho com os materiais didáticos e suas considerações, como por exemplo, o processo de escolha do livro didático. As entrevistas com os estudantes possibilitaram uma visão prática da aprendizagem sob a perspectiva do aprendiz. Por fim, pensou-se a respeito da finalidade do material didático e sua importância histórica na educação brasileira e também seu uso e validade em variados espaços sociais e usos didáticos, identificando o livro como um material de valor cultural e mercadológico, ou seja, um objeto que é elaborado com a finalidade de atingir um público consumidor, no caso do Brasil, o Estado, por meio de programas nacionais.The purpose of this work, in a general way, is to comprehend the historic method of use and importance of the didatic book, as a teaching stuff, in a school that has rural characteristics in the paulista country. For that, the specific objectivies were: a) to comprehend the didatic stuff offered by Estado de São Paulo, the Student’s book and the Teacher’s book; b) to examine the didatic book in its historical process na in its currently daily scholar use. In this care, the didatic collection from Roberto Catelli Junior, entitled Conexão História; c) to understand the school peculiarities, point of this research, here understood as a school with rural characteristics, and its processo f teaching-learning. For so, interviews were realized with History teachers, with the aim to recognize the working pratices with the didatic stuffs and its considerations, as a example, the choice processo f the didatic book. The interviews with the students enabled a learning pilot vision about the perspective from the learner. Finally, reasoned about the function of the didactic stuff and its historic concernment in the brazilian education and also its use and value in some social spaces and didatic uses, recognizing the book as a stuff with cultural and marketing value, or, as na object that is formulated with the aim to rearch a costumer public, in this case, from Brazil, the state, by national programs.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zacheu, Aline Aparecida Pereira [UNESP]2016-01-18T16:01:40Z2016-01-18T16:01:40Z2015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13289600086541333004056091P04837831739771633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:22:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/132896Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:22:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulista
The didatic book and history teaching in a public school placed in the paulista country
title O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulista
spellingShingle O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulista
Zacheu, Aline Aparecida Pereira [UNESP]
História da educação brasileira
Material didático
Ensino de história
History of brazilian education
Courseware
History teaching
title_short O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulista
title_full O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulista
title_fullStr O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulista
title_full_unstemmed O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulista
title_sort O livro didático e o ensino de História em uma escola pública situada no interior paulista
author Zacheu, Aline Aparecida Pereira [UNESP]
author_facet Zacheu, Aline Aparecida Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celeste Filho, Macioniro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacheu, Aline Aparecida Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação brasileira
Material didático
Ensino de história
History of brazilian education
Courseware
History teaching
topic História da educação brasileira
Material didático
Ensino de história
History of brazilian education
Courseware
History teaching
description Nesse trabalho intentou-se, de maneira geral, compreender o processo histórico de uso e importância do livro didático, como material de ensino, em uma escola com características rurais do interior paulista. Para tanto, objetivos específicos foram: a) compreender o material didático oferecido pelo Estado de São Paulo, o Caderno do Aluno e Caderno do Professor; b) analisar o livro didático em seu processo histórico e em seu uso no cotidiano escolar atualmente; nesse caso a coleção didática de autoria de Roberto Catelli Junior, intitulada Conexão História; c) Entender as particularidades da escola, polo de pesquisa, aqui entendida como escola com características rurais, e seu processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores da disciplina de História, para que fossem reconhecidas as práticas de trabalho com os materiais didáticos e suas considerações, como por exemplo, o processo de escolha do livro didático. As entrevistas com os estudantes possibilitaram uma visão prática da aprendizagem sob a perspectiva do aprendiz. Por fim, pensou-se a respeito da finalidade do material didático e sua importância histórica na educação brasileira e também seu uso e validade em variados espaços sociais e usos didáticos, identificando o livro como um material de valor cultural e mercadológico, ou seja, um objeto que é elaborado com a finalidade de atingir um público consumidor, no caso do Brasil, o Estado, por meio de programas nacionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
2016-01-18T16:01:40Z
2016-01-18T16:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/132896
000865413
33004056091P0
4837831739771633
url http://hdl.handle.net/11449/132896
identifier_str_mv 000865413
33004056091P0
4837831739771633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791190005841920