A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva, Valéria Santos da [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/116009
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente e, por esse motivo, investigou os processos educativos, em especial, procurou saber como Hora do Conto é conduzida e desenvolvida no cotidiano escolar, tendo como referência a rotina de duas professoras do 2º ano de séries iniciais do Ensino Fundamental. Dessa maneira, este estudo objetivou compreender e refletir se essa prática contribui e se possui alguma relação com a formação do leitor, tendo como perspectiva teórica, estudos que abrangem a oralidade, contação de histórias, performance e leitura. Nos últimos anos, o Brasil tem ocupado as últimas colocações entre os países com bom desempenho leitor, o que preocupa as autoridades competentes. Desse modo, projetos, como a Hora do Conto e Sala de leitura, vêm sendo implantados nas escolas brasileiras no intuito de solucionar esses índices e, segundo a fala da maioria dos docentes que participam de tais ações, eles podem ser considerados como valiosos instrumentos na formação do leitor. Um bom exemplo é a Hora do Conto, uma vez que o ato de contar histórias para os pequenos possibilita o despertar da imaginação e criatividade, tornando possível a elaboração de conflitos internos e dando oportunidade ao leitor de se situar no mundo e sentir-se parte integrante dele. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa teve como objetivos específicos: refletir sobre os aspectos e distinções que permeiam o ler e o contar em sala de aula; identificar se os professores...
id UNSP_7bf9fc7d0621210454d175dde38b93ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/116009
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciaisEducaçãoLeitura em voz altaHora do ContoFormação docentePráticas educativasLeitor nos anos iniciaisEducationEsta pesquisa está vinculada à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente e, por esse motivo, investigou os processos educativos, em especial, procurou saber como Hora do Conto é conduzida e desenvolvida no cotidiano escolar, tendo como referência a rotina de duas professoras do 2º ano de séries iniciais do Ensino Fundamental. Dessa maneira, este estudo objetivou compreender e refletir se essa prática contribui e se possui alguma relação com a formação do leitor, tendo como perspectiva teórica, estudos que abrangem a oralidade, contação de histórias, performance e leitura. Nos últimos anos, o Brasil tem ocupado as últimas colocações entre os países com bom desempenho leitor, o que preocupa as autoridades competentes. Desse modo, projetos, como a Hora do Conto e Sala de leitura, vêm sendo implantados nas escolas brasileiras no intuito de solucionar esses índices e, segundo a fala da maioria dos docentes que participam de tais ações, eles podem ser considerados como valiosos instrumentos na formação do leitor. Um bom exemplo é a Hora do Conto, uma vez que o ato de contar histórias para os pequenos possibilita o despertar da imaginação e criatividade, tornando possível a elaboração de conflitos internos e dando oportunidade ao leitor de se situar no mundo e sentir-se parte integrante dele. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa teve como objetivos específicos: refletir sobre os aspectos e distinções que permeiam o ler e o contar em sala de aula; identificar se os professores...Joined to Childhood and Education, a line of work of Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista’s Post-graduate Program in Education, this research investigated educational processes, in particular, sought to understand how the Story Time [Hora do Conto] is conducted and developed in school. In doing so, we followed two second grade teachers and aimed to understand and reflect whether their practices contribute to and have any relationships with the reader’s education. We based on theories about orality, storytelling, performance and reading. In recent years, Brazil has occupied the last positions among other countries concerning good reading performance, which worries the authorities in charge of reading promotion. Thus, projects such as Story Time and Reading Room [Sala de Leitura] are being organized in Brazilian schools in order to solve these problems and, according to the majority of teachers who participate in such actions, they can be considered valuable tools in reader’s education. A good example is the Story Time, since the act of storytelling for children enables the promotion of imagination and creativity, making possible the development of internal conflicts and giving them opportunity to feel they have a space in the world and are part of it. Thus, this research project had the following specific objectives: to reflect on the issues and distinctions that underlie the reading and storytelling in the classroom; to identify if teachers know and use storytelling techniques, if there is a previous planning for this activity; to find out whether during the practice of Story Time the educators...Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Valéria Santos da [UNESP]2015-03-03T11:52:52Z2015-03-03T11:52:52Z2014-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 f.application/pdfSILVA, Valéria Santos da. A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais. 2014. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.http://hdl.handle.net/11449/116009000807460000807460.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-22T06:12:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/116009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-22T06:12:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais
title A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais
spellingShingle A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais
Silva, Valéria Santos da [UNESP]
Educação
Leitura em voz alta
Hora do Conto
Formação docente
Práticas educativas
Leitor nos anos iniciais
Education
title_short A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais
title_full A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais
title_fullStr A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais
title_full_unstemmed A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais
title_sort A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais
author Silva, Valéria Santos da [UNESP]
author_facet Silva, Valéria Santos da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valéria Santos da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Leitura em voz alta
Hora do Conto
Formação docente
Práticas educativas
Leitor nos anos iniciais
Education
topic Educação
Leitura em voz alta
Hora do Conto
Formação docente
Práticas educativas
Leitor nos anos iniciais
Education
description Esta pesquisa está vinculada à linha “Infância e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente e, por esse motivo, investigou os processos educativos, em especial, procurou saber como Hora do Conto é conduzida e desenvolvida no cotidiano escolar, tendo como referência a rotina de duas professoras do 2º ano de séries iniciais do Ensino Fundamental. Dessa maneira, este estudo objetivou compreender e refletir se essa prática contribui e se possui alguma relação com a formação do leitor, tendo como perspectiva teórica, estudos que abrangem a oralidade, contação de histórias, performance e leitura. Nos últimos anos, o Brasil tem ocupado as últimas colocações entre os países com bom desempenho leitor, o que preocupa as autoridades competentes. Desse modo, projetos, como a Hora do Conto e Sala de leitura, vêm sendo implantados nas escolas brasileiras no intuito de solucionar esses índices e, segundo a fala da maioria dos docentes que participam de tais ações, eles podem ser considerados como valiosos instrumentos na formação do leitor. Um bom exemplo é a Hora do Conto, uma vez que o ato de contar histórias para os pequenos possibilita o despertar da imaginação e criatividade, tornando possível a elaboração de conflitos internos e dando oportunidade ao leitor de se situar no mundo e sentir-se parte integrante dele. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa teve como objetivos específicos: refletir sobre os aspectos e distinções que permeiam o ler e o contar em sala de aula; identificar se os professores...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-18
2015-03-03T11:52:52Z
2015-03-03T11:52:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Valéria Santos da. A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais. 2014. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/116009
000807460
000807460.pdf
33004129044P6
9778200016779533
identifier_str_mv SILVA, Valéria Santos da. A Hora do Conto no cotidiano escolar: reflexões sobre o ler e o contar na rotina de duas professoras dos anos iniciais. 2014. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
000807460
000807460.pdf
33004129044P6
9778200016779533
url http://hdl.handle.net/11449/116009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 166 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401169219059712