Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Jean Carlos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/191390
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo realizar um estudo aprofundado das funções exponenciais e logarítmicas, conteúdo programático para o ensino médio e, em particular, a primeira série. Tal proposta deve-se ao fato de subsidiar o trabalho docente e também de grande parte da classe discente dos dias de hoje encontrar muitas dificuldades de aprendizagem na área de exatas em geral. Com a preocupação em relação a qualidade de ensino ofertada nos dias atuais e, de acordo com os currículos estaduais e base nacional comum curricular (BNCC), propomos a realizar um estudo bibliográfico sobre o tema e aplicar sequências didáticas abordando o assunto com alunos da primeira série do ensino médio. De maneira diversificada, fazendo uso das tecnologias e materiais concretos disponíveis na unidade de ensino a qual pertence a turma, realizamos um trabalho minucioso a fim de diagnosticar as principais defasagens de aprendizagem, as maiores dificuldades, e identificar em tais alunos qual seria a melhor forma de oferecer, de fato, um método eficiente em busca de uma aprendizagem significativa. As atividades propostas foram adaptadas levando em consideração as particularidades e ritmos de aprendizagem de cada aluno, nos preocupando também com a inclusão social, em como atender alunos com dificuldades extremas, o que é de grande desafio para os profissionais da educação nos dias de hoje. Com o presente trabalho oferecemos aos discentes a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos para o seu desenvolvimento pessoal, intelectual, respeitando o seu ritmos de aprendizagem, em busca de construirmos cidadãos proativos e protagonistas.
id UNSP_80582491f78c5424783e11e4234d785c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191390
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.Exponential and logarithmic functions: a didactic proposal for high school.Matemática (Ensino Médio)Estudo e ensinoFunçõesFunções exponenciaisFunções logarítmicasAplicações de funçõesProposta didáticaFunctionsExponential functionsLogarithmic functionsFunction applicationsDidatic proposalEsta dissertação tem por objetivo realizar um estudo aprofundado das funções exponenciais e logarítmicas, conteúdo programático para o ensino médio e, em particular, a primeira série. Tal proposta deve-se ao fato de subsidiar o trabalho docente e também de grande parte da classe discente dos dias de hoje encontrar muitas dificuldades de aprendizagem na área de exatas em geral. Com a preocupação em relação a qualidade de ensino ofertada nos dias atuais e, de acordo com os currículos estaduais e base nacional comum curricular (BNCC), propomos a realizar um estudo bibliográfico sobre o tema e aplicar sequências didáticas abordando o assunto com alunos da primeira série do ensino médio. De maneira diversificada, fazendo uso das tecnologias e materiais concretos disponíveis na unidade de ensino a qual pertence a turma, realizamos um trabalho minucioso a fim de diagnosticar as principais defasagens de aprendizagem, as maiores dificuldades, e identificar em tais alunos qual seria a melhor forma de oferecer, de fato, um método eficiente em busca de uma aprendizagem significativa. As atividades propostas foram adaptadas levando em consideração as particularidades e ritmos de aprendizagem de cada aluno, nos preocupando também com a inclusão social, em como atender alunos com dificuldades extremas, o que é de grande desafio para os profissionais da educação nos dias de hoje. Com o presente trabalho oferecemos aos discentes a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos para o seu desenvolvimento pessoal, intelectual, respeitando o seu ritmos de aprendizagem, em busca de construirmos cidadãos proativos e protagonistas.This dissertation aims to conduct an in-depth study of exponential and logarithmic functions, syllabus for high school and in particular the first grade. This proposal is due to the fact that subsidizing the teaching work and also much of today's student class encounter many learning difficulties in the exact field in general. Concerning the quality of education offered today and according to the state curricula and common national curriculum (BNCC), we propose to conduct a bibliographic study on the subject and apply didactic sequences approaching the subject with first grade students. from highschool. In a diversified manner, making use of the technologies and concrete materials available in the teaching unit to which the class belongs, we have done a thorough work in order to diagnose the main learning gaps, the greatest difficulties and to identify in such students what would be the best way of learning. indeed offer an efficient method for meaningful learning. The proposed activities were adapted taking into account the particularities and learning rhythms of each student, we are also concerned with social inclusion. How it will serve students with extreme difficulties, which is a big challenge for education professionals today. With this study we offer students the opportunity to acquire basic knowledge for their personal and intellectual development, respecting their learning rhythms in search of building proactive citizens and protagonists.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPESUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Jean Carlos2020-01-21T17:38:09Z2020-01-21T17:38:09Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/191390000928434Matemática em Rede Nacional - FC48147900570773550000-0002-0260-6976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:10:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191390Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:10:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.
Exponential and logarithmic functions: a didactic proposal for high school.
title Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.
spellingShingle Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.
Silva, Jean Carlos
Matemática (Ensino Médio)
Estudo e ensino
Funções
Funções exponenciais
Funções logarítmicas
Aplicações de funções
Proposta didática
Functions
Exponential functions
Logarithmic functions
Function applications
Didatic proposal
title_short Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.
title_full Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.
title_fullStr Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.
title_full_unstemmed Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.
title_sort Funções exponenciais e logarítmicas: uma proposta didática para o ensino médio.
author Silva, Jean Carlos
author_facet Silva, Jean Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jean Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino Médio)
Estudo e ensino
Funções
Funções exponenciais
Funções logarítmicas
Aplicações de funções
Proposta didática
Functions
Exponential functions
Logarithmic functions
Function applications
Didatic proposal
topic Matemática (Ensino Médio)
Estudo e ensino
Funções
Funções exponenciais
Funções logarítmicas
Aplicações de funções
Proposta didática
Functions
Exponential functions
Logarithmic functions
Function applications
Didatic proposal
description Esta dissertação tem por objetivo realizar um estudo aprofundado das funções exponenciais e logarítmicas, conteúdo programático para o ensino médio e, em particular, a primeira série. Tal proposta deve-se ao fato de subsidiar o trabalho docente e também de grande parte da classe discente dos dias de hoje encontrar muitas dificuldades de aprendizagem na área de exatas em geral. Com a preocupação em relação a qualidade de ensino ofertada nos dias atuais e, de acordo com os currículos estaduais e base nacional comum curricular (BNCC), propomos a realizar um estudo bibliográfico sobre o tema e aplicar sequências didáticas abordando o assunto com alunos da primeira série do ensino médio. De maneira diversificada, fazendo uso das tecnologias e materiais concretos disponíveis na unidade de ensino a qual pertence a turma, realizamos um trabalho minucioso a fim de diagnosticar as principais defasagens de aprendizagem, as maiores dificuldades, e identificar em tais alunos qual seria a melhor forma de oferecer, de fato, um método eficiente em busca de uma aprendizagem significativa. As atividades propostas foram adaptadas levando em consideração as particularidades e ritmos de aprendizagem de cada aluno, nos preocupando também com a inclusão social, em como atender alunos com dificuldades extremas, o que é de grande desafio para os profissionais da educação nos dias de hoje. Com o presente trabalho oferecemos aos discentes a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos para o seu desenvolvimento pessoal, intelectual, respeitando o seu ritmos de aprendizagem, em busca de construirmos cidadãos proativos e protagonistas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2020-01-21T17:38:09Z
2020-01-21T17:38:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191390
000928434
Matemática em Rede Nacional - FC
4814790057077355
0000-0002-0260-6976
url http://hdl.handle.net/11449/191390
identifier_str_mv 000928434
Matemática em Rede Nacional - FC
4814790057077355
0000-0002-0260-6976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790724027056128