Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/243688 |
Resumo: | Esta pesquisa, resultante de processos de criação artística elaborados e desenvolvidos no contexto escolar, propõe possibilidades para um ensino de Arte decolonial, trazendo novos olhares a partir das narrativas e de referências fotográficas de mulheres negras presentes na própria escola, deslocando o olhar e construindo diálogos e reflexões que nos permitam repensar nossas práticas e saberes, a fim de valorizar nossas heranças culturais e consequentemente nossos modos de estar/ser no mundo. Embasamos o estudo no método da A/R/Tografia e nas referências de Escrevivência de Conceição Evaristo. |
id |
UNSP_82ea7090ed7ee05b587a4473fa41e38a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/243688 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola públicaQuirino negro mira: la luz negra que ilumina la escuela públicaQuirino black looks: at the black light that illuminates the public schoolDecolonialidadEnseñanza del arteEducación antirracistaDecolonialityArt teachingPhotographic referencesAnti-racist educationArte - Estudo e ensinoCriação (Literária, artística, etc.)Arte e fotografiaNegros - Identidade racialDescolonizaçãoEsta pesquisa, resultante de processos de criação artística elaborados e desenvolvidos no contexto escolar, propõe possibilidades para um ensino de Arte decolonial, trazendo novos olhares a partir das narrativas e de referências fotográficas de mulheres negras presentes na própria escola, deslocando o olhar e construindo diálogos e reflexões que nos permitam repensar nossas práticas e saberes, a fim de valorizar nossas heranças culturais e consequentemente nossos modos de estar/ser no mundo. Embasamos o estudo no método da A/R/Tografia e nas referências de Escrevivência de Conceição Evaristo.This research, resulting from artistic creation processes, elaborated and developed in the school contexto, proposes possibilities for teaching decolonial Art, bringing new perspectives from the narratives and photographic references of black women present in the school itself, shifting the look and building dialogues and reflections that allow us to rethink our practices and knowledge, in order to value our cultural heritage and consequently our ways of being in the world. We based the study on the method of A/R/Tografhy and on the references of Conceição Evaristo ́s Writing.Esta investigación, resultantes de procesos de creación artística, elaborado y desarrollado en el contexto escolar, propone posibilidades para la enseñanza del Arte decolonial, trayendo nuevas miradas desde las narrativas y referentes fotográficos de mujeres negras presentes en la propia escuela, desplazando la mirada y construyendo diálogos y reflexiones que permitan repensar nuestras prácticas y saberes, a fin de poner en valor nuestro acervo cultural y consecuentemente nuestras formas de estar en el mundo. Basamos el estudio en el método A/R/Tografia y en las referencias de la Escritura de Conceição Evaristo.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Janaína Farias de Souza [UNESP]2023-05-25T18:24:37Z2023-05-25T18:24:37Z2023-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24368841002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-30T06:10:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243688Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:10:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública Quirino negro mira: la luz negra que ilumina la escuela pública Quirino black looks: at the black light that illuminates the public school |
title |
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública |
spellingShingle |
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública Ferreira, Janaína Farias de Souza [UNESP] Decolonialidad Enseñanza del arte Educación antirracista Decoloniality Art teaching Photographic references Anti-racist education Arte - Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) Arte e fotografia Negros - Identidade racial Descolonização |
title_short |
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública |
title_full |
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública |
title_fullStr |
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública |
title_full_unstemmed |
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública |
title_sort |
Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública |
author |
Ferreira, Janaína Farias de Souza [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Janaína Farias de Souza [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Rejane Galvão [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Janaína Farias de Souza [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decolonialidad Enseñanza del arte Educación antirracista Decoloniality Art teaching Photographic references Anti-racist education Arte - Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) Arte e fotografia Negros - Identidade racial Descolonização |
topic |
Decolonialidad Enseñanza del arte Educación antirracista Decoloniality Art teaching Photographic references Anti-racist education Arte - Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) Arte e fotografia Negros - Identidade racial Descolonização |
description |
Esta pesquisa, resultante de processos de criação artística elaborados e desenvolvidos no contexto escolar, propõe possibilidades para um ensino de Arte decolonial, trazendo novos olhares a partir das narrativas e de referências fotográficas de mulheres negras presentes na própria escola, deslocando o olhar e construindo diálogos e reflexões que nos permitam repensar nossas práticas e saberes, a fim de valorizar nossas heranças culturais e consequentemente nossos modos de estar/ser no mundo. Embasamos o estudo no método da A/R/Tografia e nas referências de Escrevivência de Conceição Evaristo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-25T18:24:37Z 2023-05-25T18:24:37Z 2023-05-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/243688 41002016026P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/243688 |
identifier_str_mv |
41002016026P1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797790826596663296 |