A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Mendonça, Maria Eunice Barbosa Vidal [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/101409
Resumo: O objetivo deste trabalho foi encontrar novos direcionamentos para o ensino de língua, na dinâmica complexa da ordenação de ideias em textos escritos por alunos universitários. Nossa hipótese básica é de que um número considerável de jovens ingressantes no ensino superior não redige com clareza por falta do necessário domínio das estruturas sintáticas e suas funções, o que decorre, a nosso ver, de um equívoco na concepção de língua e de escrita sob a qual eles foram educados. Com o intuito de compreender as estratégias linguísticas utilizadas por alunos recém-admitidos em faculdade, para organizar com clareza as suas ideias, recorremos à perspectiva funcionalista e aos postulados da Linguística Cognitiva, uma vez que esses modelos teóricos partilham a mesma noção de que a língua é parte da cognição humana, devendo, pois, ser estudada em função do contexto sociocomunicativo. O corpus desta pesquisa é constituído por um conjunto de textos escritos por ingressantes em Direito, visto que deles — mais do que outros profissionais — serão exigidas habilidades linguísticas capazes de corresponder, de forma clara, aos anseios de seus clientes. Nossa amostra resultou de atividades de reescrita de textos confusos ou ambíguos que foram oferecidos aos alunos em sala de aula. A proposta de refacção textual foi baseada no paradigma dos Sistemas Complexos, que entende que tanto a parte está no todo, como o todo está nas partes de que se compõe. Desse modo, os alunos foram levados a buscar soluções de clareza para seus textos, trabalhando intuitivamente, procurando orientação de reescrita somente no princípio da complexidade de passar da desordem (caos) para a ordem sem receberem instruções gramaticais explícitas. Os resultados permitiram a valiosa possibilidade de ensinar questões de língua confiando na reordenação de estruturas pelos próprios alunos
id UNSP_836d075ba515d4cf74b759017b2cf676
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101409
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidadeLinguísticaEscritaCogniçãoLinguística - Prática pedagógicaClarityRewriting textsCognitionComplexityTeachingO objetivo deste trabalho foi encontrar novos direcionamentos para o ensino de língua, na dinâmica complexa da ordenação de ideias em textos escritos por alunos universitários. Nossa hipótese básica é de que um número considerável de jovens ingressantes no ensino superior não redige com clareza por falta do necessário domínio das estruturas sintáticas e suas funções, o que decorre, a nosso ver, de um equívoco na concepção de língua e de escrita sob a qual eles foram educados. Com o intuito de compreender as estratégias linguísticas utilizadas por alunos recém-admitidos em faculdade, para organizar com clareza as suas ideias, recorremos à perspectiva funcionalista e aos postulados da Linguística Cognitiva, uma vez que esses modelos teóricos partilham a mesma noção de que a língua é parte da cognição humana, devendo, pois, ser estudada em função do contexto sociocomunicativo. O corpus desta pesquisa é constituído por um conjunto de textos escritos por ingressantes em Direito, visto que deles — mais do que outros profissionais — serão exigidas habilidades linguísticas capazes de corresponder, de forma clara, aos anseios de seus clientes. Nossa amostra resultou de atividades de reescrita de textos confusos ou ambíguos que foram oferecidos aos alunos em sala de aula. A proposta de refacção textual foi baseada no paradigma dos Sistemas Complexos, que entende que tanto a parte está no todo, como o todo está nas partes de que se compõe. Desse modo, os alunos foram levados a buscar soluções de clareza para seus textos, trabalhando intuitivamente, procurando orientação de reescrita somente no princípio da complexidade de passar da desordem (caos) para a ordem sem receberem instruções gramaticais explícitas. Os resultados permitiram a valiosa possibilidade de ensinar questões de língua confiando na reordenação de estruturas pelos próprios alunosThe aim of this thesis was to find new issues for language teaching, in the complex dynamics of ordering ideas in written texts by college students. Our hypothesis is that a considerable number of students entering college do not write in a clear way, for lacking the necessary mastery of syntactic structures and their functions. From our point of view, this is due to the development of a failing conception of both language and writing during their education. Aiming at understanding linguistic strategies employed by college freshmen for organizing their ideas with clarity, we called on the functionalist viewpoint and the assumptions of cognitive linguistics, since those frameworks share the same notion of language as part of human cognition and thus must be studied in the social and communicative context. The corpus of this research is composed by an amount of texts written by Law freshman students, because inasmuch for them — more than others professionals — it will be requested language skills apt for corresponding, in a clear way, to the aspirations of their clients. Our sample is the result of the rewriting activity of bewildered or ambiguous texts presented to the students in classrooms. The text rewriting proposal is based on the Complex System paragon, which states that the part is in the whole as much as the whole is in its component parts. Thereby, the students were guided to look for clarity solutions for their texts, working intuitively by finding the rewriting guidance only under the complexity principle of passing from disorder (chaos) to order, without explicit grammatical instructions. The results worthily contributed to a possibility of teaching language issues by trusting the own students to reordering structuresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu, Antônio Suárez [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Maria Eunice Barbosa Vidal [UNESP]2014-06-11T19:31:27Z2014-06-11T19:31:27Z2011-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis172 f. : il., gráfs.application/pdfMENDONÇA, Maria Eunice Barbosa Vidal. A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade. 2011. 172 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/101409000646512mendonca_mebv_dr_arafcl.pdf33004030009P49757262963534648Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:21:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101409Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-19T06:21:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade
title A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade
spellingShingle A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade
Mendonça, Maria Eunice Barbosa Vidal [UNESP]
Linguística
Escrita
Cognição
Linguística - Prática pedagógica
Clarity
Rewriting texts
Cognition
Complexity
Teaching
title_short A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade
title_full A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade
title_fullStr A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade
title_full_unstemmed A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade
title_sort A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade
author Mendonça, Maria Eunice Barbosa Vidal [UNESP]
author_facet Mendonça, Maria Eunice Barbosa Vidal [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Antônio Suárez [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Maria Eunice Barbosa Vidal [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Escrita
Cognição
Linguística - Prática pedagógica
Clarity
Rewriting texts
Cognition
Complexity
Teaching
topic Linguística
Escrita
Cognição
Linguística - Prática pedagógica
Clarity
Rewriting texts
Cognition
Complexity
Teaching
description O objetivo deste trabalho foi encontrar novos direcionamentos para o ensino de língua, na dinâmica complexa da ordenação de ideias em textos escritos por alunos universitários. Nossa hipótese básica é de que um número considerável de jovens ingressantes no ensino superior não redige com clareza por falta do necessário domínio das estruturas sintáticas e suas funções, o que decorre, a nosso ver, de um equívoco na concepção de língua e de escrita sob a qual eles foram educados. Com o intuito de compreender as estratégias linguísticas utilizadas por alunos recém-admitidos em faculdade, para organizar com clareza as suas ideias, recorremos à perspectiva funcionalista e aos postulados da Linguística Cognitiva, uma vez que esses modelos teóricos partilham a mesma noção de que a língua é parte da cognição humana, devendo, pois, ser estudada em função do contexto sociocomunicativo. O corpus desta pesquisa é constituído por um conjunto de textos escritos por ingressantes em Direito, visto que deles — mais do que outros profissionais — serão exigidas habilidades linguísticas capazes de corresponder, de forma clara, aos anseios de seus clientes. Nossa amostra resultou de atividades de reescrita de textos confusos ou ambíguos que foram oferecidos aos alunos em sala de aula. A proposta de refacção textual foi baseada no paradigma dos Sistemas Complexos, que entende que tanto a parte está no todo, como o todo está nas partes de que se compõe. Desse modo, os alunos foram levados a buscar soluções de clareza para seus textos, trabalhando intuitivamente, procurando orientação de reescrita somente no princípio da complexidade de passar da desordem (caos) para a ordem sem receberem instruções gramaticais explícitas. Os resultados permitiram a valiosa possibilidade de ensinar questões de língua confiando na reordenação de estruturas pelos próprios alunos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-18
2014-06-11T19:31:27Z
2014-06-11T19:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, Maria Eunice Barbosa Vidal. A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade. 2011. 172 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/101409
000646512
mendonca_mebv_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
9757262963534648
identifier_str_mv MENDONÇA, Maria Eunice Barbosa Vidal. A construção do sentido na escrita de alunos universitários: uma proposta de ensino fundamentada nos princípios cognitivos de adaptação e complexidade. 2011. 172 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
000646512
mendonca_mebv_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
9757262963534648
url http://hdl.handle.net/11449/101409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 172 f. : il., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401334461005824