A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Silva, Dangelis Nassar da [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/96139
Resumo: A análise da obra de Plínio Salgado revela uma interpretação do Brasil calcada na criação de um mito de fundação do país. Busco demonstrar como se deu a escrita dessa interpretação através da exposição da concepção de história de Salgado, como também da construção desse mito de fundação. A concepção pliniana da história concebe o desenvolvimento histórico como a luta entre as duas dimensões constitutivas do real, o espírito e a matéria. A fundação do Brasil tem nas bandeiras paulistas que percorrem o país o lugar de formação da nacionalidade. Mito de fundação este que alicerça o edifício teórico de Salgado, como também se constitui no principal elemento da mobilização popular do movimento integralista.
id UNSP_8411596187a4ff6476d7a077c64c7706
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96139
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)Salgado, Plínio, 1985-1975IntegralismoAção Integralista Brasileira (AIB)Movimento integralistaIntegralismA análise da obra de Plínio Salgado revela uma interpretação do Brasil calcada na criação de um mito de fundação do país. Busco demonstrar como se deu a escrita dessa interpretação através da exposição da concepção de história de Salgado, como também da construção desse mito de fundação. A concepção pliniana da história concebe o desenvolvimento histórico como a luta entre as duas dimensões constitutivas do real, o espírito e a matéria. A fundação do Brasil tem nas bandeiras paulistas que percorrem o país o lugar de formação da nacionalidade. Mito de fundação este que alicerça o edifício teórico de Salgado, como também se constitui no principal elemento da mobilização popular do movimento integralista.The analysis of the work of Plínio Salgado reveals an interpretation of Brazil based on the creation of a myth about the foundation of the country. By exposing the conception of history of Plínio Salgado, I intend to show how the documentation of this interpretation and the construction of this myth were carried out. The plinian conception of history regards the historical development as a struggle between the two constituent dimensions of the real: spirit and matter. The foundation of Brazil has in the paulista expeditions that covered the country the basis for the formation of nationality. This Myth of foundation establishes the theoretical building of Salgado and is the main point of Integralist Movement.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viana, Lídia Maria Possas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Dangelis Nassar da [UNESP]2014-06-11T19:28:01Z2014-06-11T19:28:01Z2007-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 f.application/pdfSILVA, Dangelis Nassar da. A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937). 2007. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/96139000504022silva_dn_me_mar.pdf33004110042P8Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:43:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96139Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-08-12T18:43:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)
title A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)
spellingShingle A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)
Silva, Dangelis Nassar da [UNESP]
Salgado, Plínio, 1985-1975
Integralismo
Ação Integralista Brasileira (AIB)
Movimento integralista
Integralism
title_short A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)
title_full A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)
title_fullStr A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)
title_full_unstemmed A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)
title_sort A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937)
author Silva, Dangelis Nassar da [UNESP]
author_facet Silva, Dangelis Nassar da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Lídia Maria Possas [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Dangelis Nassar da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Salgado, Plínio, 1985-1975
Integralismo
Ação Integralista Brasileira (AIB)
Movimento integralista
Integralism
topic Salgado, Plínio, 1985-1975
Integralismo
Ação Integralista Brasileira (AIB)
Movimento integralista
Integralism
description A análise da obra de Plínio Salgado revela uma interpretação do Brasil calcada na criação de um mito de fundação do país. Busco demonstrar como se deu a escrita dessa interpretação através da exposição da concepção de história de Salgado, como também da construção desse mito de fundação. A concepção pliniana da história concebe o desenvolvimento histórico como a luta entre as duas dimensões constitutivas do real, o espírito e a matéria. A fundação do Brasil tem nas bandeiras paulistas que percorrem o país o lugar de formação da nacionalidade. Mito de fundação este que alicerça o edifício teórico de Salgado, como também se constitui no principal elemento da mobilização popular do movimento integralista.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-26
2014-06-11T19:28:01Z
2014-06-11T19:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Dangelis Nassar da. A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937). 2007. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/96139
000504022
silva_dn_me_mar.pdf
33004110042P8
identifier_str_mv SILVA, Dangelis Nassar da. A interpretação do Brasil na obra de Plínio Salgado: (1926-1937). 2007. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
000504022
silva_dn_me_mar.pdf
33004110042P8
url http://hdl.handle.net/11449/96139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1854954970688782336