Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Amicucci, Eliane Marques de Menezes [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/98580
Resumo: O presente estudo discute o tema estágio supervisionado na formação profissional do/a Assistente Social. Parte-se da concepção que o/a estudante vivencia a dimensão investigativa e interventiva da profissão quando realiza essa atividade, daí a importância da supervisão de campo e acadêmica nesse processo para propiciar a reflexão, análise crítica das condições objetivas e subjetivas que permeiam o trabalho profissional. Esse estudo tem por objetivo identificar os rebatimentos do estágio supervisionado na formação profissional do/a estudante do curso de Serviço Social da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF). A perspectiva metodológica para a apreensão do objeto de estudo está associada a uma visão de Homem e de Mundo fundamentada no Projeto Ético-Político do Serviço Social e a matriz teórico-metodológica refere-se ao pensamento social crítico. A pesquisa está teoricamente fundamentada nos marcos históricos da profissão enfatizando o processo de formação profissional do/a Assistente Social na contemporaneidade, analisando o estágio supervisionado a partir das Diretrizes Curriculares de 1996 e projeto ético-político da profissão. Para o alcance do objetivo desse estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como sujeitos os/as supervisores/as de campo e acadêmicos/as. O estudo mostrou a necessidade dessa atividade ser sistematizada e amplamente discutida em tempos de precarização da educação e trabalho profissional para o fortalecimento dos sujeitos envolvidos nesse processo, visando o enfrentamento dessa realidade na direção de uma formação profissional competente, com qualidade, condicionada ao projeto ético-político profissional
id UNSP_85dabe64c04b15f7915d2d0f97708ce0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/98580
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafiosServiço social - Estudo e ensinoAssistentes sociais - SupervisãoEstagios supervisionadosServiço social - EstágiosSocial serviceO presente estudo discute o tema estágio supervisionado na formação profissional do/a Assistente Social. Parte-se da concepção que o/a estudante vivencia a dimensão investigativa e interventiva da profissão quando realiza essa atividade, daí a importância da supervisão de campo e acadêmica nesse processo para propiciar a reflexão, análise crítica das condições objetivas e subjetivas que permeiam o trabalho profissional. Esse estudo tem por objetivo identificar os rebatimentos do estágio supervisionado na formação profissional do/a estudante do curso de Serviço Social da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF). A perspectiva metodológica para a apreensão do objeto de estudo está associada a uma visão de Homem e de Mundo fundamentada no Projeto Ético-Político do Serviço Social e a matriz teórico-metodológica refere-se ao pensamento social crítico. A pesquisa está teoricamente fundamentada nos marcos históricos da profissão enfatizando o processo de formação profissional do/a Assistente Social na contemporaneidade, analisando o estágio supervisionado a partir das Diretrizes Curriculares de 1996 e projeto ético-político da profissão. Para o alcance do objetivo desse estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como sujeitos os/as supervisores/as de campo e acadêmicos/as. O estudo mostrou a necessidade dessa atividade ser sistematizada e amplamente discutida em tempos de precarização da educação e trabalho profissional para o fortalecimento dos sujeitos envolvidos nesse processo, visando o enfrentamento dessa realidade na direção de uma formação profissional competente, com qualidade, condicionada ao projeto ético-político profissionalThis study discusses the supervised training of a social worker. We started from the idea that a student experiences the investigative dimension of the profession and intervention when performing this activity, hence the importance of supervision in this academic field and process to promote reflection, critical analysis of objective and subjective conditions that permeate the professional work . This study aims to identify the repercussions of supervised training in professional formation of a student of Social Service of Educational Foundation of Fernandópolis (FEF), in São Paulo State (Brazil). The methodological approach to the apprehension of the object of study is associated with a vision of Man and the World based on the ethical-political project of social work of which theoretical-methodological matrix refers to critical social thought. The research is theoretically grounded in the historical landmarks of the profession by emphasizing the process of training of social worker in contemporary society, analyzing the supervised training from the Curriculum Guidelines of 1996 and ethical-political project of the profession. To reach the objective of this study, we use research literature, documentary and field research, with quantitative and qualitative approach, having as subject field supervisors and the academic students. The study showed the need for this activity is systematic and widely discussed in times of reduced quality of education and professional work for the strengthening of the subjects involved in this process in order to face this reality in the direction of a competent professional training, quality, submitted to ethical- political professional projectUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Ubaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amicucci, Eliane Marques de Menezes [UNESP]2014-06-11T19:29:38Z2014-06-11T19:29:38Z2011-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis210 f. : tabs.application/pdfAMICUCCI, Eliane Marques de Menezes. Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios. 2011. 210 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2011.http://hdl.handle.net/11449/98580000692786amicucci_emm_me_fran.pdf33004072067P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-15T06:20:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98580Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-15T06:20:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios
title Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios
spellingShingle Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios
Amicucci, Eliane Marques de Menezes [UNESP]
Serviço social - Estudo e ensino
Assistentes sociais - Supervisão
Estagios supervisionados
Serviço social - Estágios
Social service
title_short Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios
title_full Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios
title_fullStr Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios
title_full_unstemmed Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios
title_sort Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios
author Amicucci, Eliane Marques de Menezes [UNESP]
author_facet Amicucci, Eliane Marques de Menezes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Ubaldo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amicucci, Eliane Marques de Menezes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social - Estudo e ensino
Assistentes sociais - Supervisão
Estagios supervisionados
Serviço social - Estágios
Social service
topic Serviço social - Estudo e ensino
Assistentes sociais - Supervisão
Estagios supervisionados
Serviço social - Estágios
Social service
description O presente estudo discute o tema estágio supervisionado na formação profissional do/a Assistente Social. Parte-se da concepção que o/a estudante vivencia a dimensão investigativa e interventiva da profissão quando realiza essa atividade, daí a importância da supervisão de campo e acadêmica nesse processo para propiciar a reflexão, análise crítica das condições objetivas e subjetivas que permeiam o trabalho profissional. Esse estudo tem por objetivo identificar os rebatimentos do estágio supervisionado na formação profissional do/a estudante do curso de Serviço Social da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF). A perspectiva metodológica para a apreensão do objeto de estudo está associada a uma visão de Homem e de Mundo fundamentada no Projeto Ético-Político do Serviço Social e a matriz teórico-metodológica refere-se ao pensamento social crítico. A pesquisa está teoricamente fundamentada nos marcos históricos da profissão enfatizando o processo de formação profissional do/a Assistente Social na contemporaneidade, analisando o estágio supervisionado a partir das Diretrizes Curriculares de 1996 e projeto ético-político da profissão. Para o alcance do objetivo desse estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e de campo com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como sujeitos os/as supervisores/as de campo e acadêmicos/as. O estudo mostrou a necessidade dessa atividade ser sistematizada e amplamente discutida em tempos de precarização da educação e trabalho profissional para o fortalecimento dos sujeitos envolvidos nesse processo, visando o enfrentamento dessa realidade na direção de uma formação profissional competente, com qualidade, condicionada ao projeto ético-político profissional
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
2014-06-11T19:29:38Z
2014-06-11T19:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMICUCCI, Eliane Marques de Menezes. Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios. 2011. 210 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/98580
000692786
amicucci_emm_me_fran.pdf
33004072067P2
identifier_str_mv AMICUCCI, Eliane Marques de Menezes. Estágio supervisionado em Serviço Social: tempos atuais e velhos desafios. 2011. 210 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2011.
000692786
amicucci_emm_me_fran.pdf
33004072067P2
url http://hdl.handle.net/11449/98580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 f. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965799744372736