A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Oliveira, Danielle Arena de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/150681
Resumo: A educação do campo do distrito de Guaianás, município de Pederneiras, interior de São Paulo, adota um ensino apostilado desconectado da realidade dos alunos, que em sua maioria vivem em sítios e assentamentos de reforma agrária. Ao refletirmos sobre as especificidades desta escola, tivemos como objetivo principal deste trabalho elaborar e aplicar um material didático em mídia digital, inspirado no método do Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak (2011), tendo como temas principais: Identidade, Família e Campo. Os dados da pesquisa foram coletados primeiramente por meio de entrevistas com professoras da escola a respeito do ensino apostilado utilizado pela rede municipal. Elas destacaram sua insatisfação com o método apostilado e a falta de contextualização dos conteúdos com a realidade do campo. Após a elaboração do material didático digital produzido registramos através de gravações áudio as percepções e questionamentos dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental durante sua aplicação. A análise de todos os dados obtidos foi feita por meio de estudos a luz da teoria da Pedagogia do Trabalho (PISTRAK, 2011, 2013) e da legislação brasileira atual (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 2002). Pretendemos com este material didático digital propor mudanças das práticas pedagógicas e contribuir com um ensino voltado aos interesses e desafios da realidade do campo.
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