Caminhos entre a dança e as relações de gênero: por uma proposta inclusiva na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Zanata, Erika de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/193474
Resumo: É sempre um desafio trabalhar com a dança como conteúdo da educação física escolar, mas por maiores que sejam as dificuldades é fundamental buscar uma forma sistematizada de se trabalhar com esse conteúdo na escola, pois através da dança é possível trabalhar de modo inclusivo e diferenciado, questões que historicamente têm privilegiado determinados indivíduos e grupos em relação a outros, principalmente no que se refere às questões de gênero. O objetivo desse trabalho foi apontar caminhos para uma proposta de trabalho com a dança e as relações de gênero nas séries iniciais do ensino fundamental, dentro de uma perspectiva de equidade de gênero. A pesquisa, de natureza qualitativa, se dividiu em quatro etapas: na primeira, foi feito um rastreamento do material bibliográfico com vistas à produção de reflexões sobre os temas dança, gênero e escola; na segunda, foi elaborada uma unidade didática envolvendo a dança e as relações de gênero; na terceira foi feita a aplicação dessa unidade didática, e na quarta foi realizada a análise dos registros produzidos em aula (diários de campo), sendo utilizada a técnica de análise de conteúdo e os estudos de BAKTIN (2003a; 2003b; 2006; 2010). Os resultados foram expressos em três categorias: 1 - Dança é coisa de menina, 2 – Agrupamentos e 3 - Envolvimento nas atividades. Verificou-se na pesquisa que a maior parte dos alunos pensavam que a dança é uma atividade feminina e que a escola, como instituição da sociedade, acaba, muitas vezes, reforçando concepções e estereótipos que estão profundamente enraizados. Porém as impressões e opiniões dos alunos sobre a dança e as questões de gênero se modicaram ao longo das aulas, de forma positiva Além disso, nos agrupamentos formados durante as atividades, a divisão por gênero era bastante presente. Observou-se também que a ludicidade e o uso de vídeos nas aulas foram estratégias que resultaram em um maior envolvimento dos alunos nas atividades e nas relações entre meninos e meninas. Entendemos com essa pesquisa o quanto é importante a reflexão e o diálogo no processo de ensino e aprendizagem da dança na escola e que só será possivel pensar e desenvolver uma dança da escola, recriando o seu sentido, através da promoção de práticas que propiciem iguais oportunidades de vivência às meninas e aos meninos, possibilitando que ambos possam desenvolver suas potencialidades, rompendo assim preconceitos, em direção à uma equidade nas relações entre gêneros na escola.
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A pesquisa, de natureza qualitativa, se dividiu em quatro etapas: na primeira, foi feito um rastreamento do material bibliográfico com vistas à produção de reflexões sobre os temas dança, gênero e escola; na segunda, foi elaborada uma unidade didática envolvendo a dança e as relações de gênero; na terceira foi feita a aplicação dessa unidade didática, e na quarta foi realizada a análise dos registros produzidos em aula (diários de campo), sendo utilizada a técnica de análise de conteúdo e os estudos de BAKTIN (2003a; 2003b; 2006; 2010). Os resultados foram expressos em três categorias: 1 - Dança é coisa de menina, 2 – Agrupamentos e 3 - Envolvimento nas atividades. Verificou-se na pesquisa que a maior parte dos alunos pensavam que a dança é uma atividade feminina e que a escola, como instituição da sociedade, acaba, muitas vezes, reforçando concepções e estereótipos que estão profundamente enraizados. Porém as impressões e opiniões dos alunos sobre a dança e as questões de gênero se modicaram ao longo das aulas, de forma positiva Além disso, nos agrupamentos formados durante as atividades, a divisão por gênero era bastante presente. Observou-se também que a ludicidade e o uso de vídeos nas aulas foram estratégias que resultaram em um maior envolvimento dos alunos nas atividades e nas relações entre meninos e meninas. Entendemos com essa pesquisa o quanto é importante a reflexão e o diálogo no processo de ensino e aprendizagem da dança na escola e que só será possivel pensar e desenvolver uma dança da escola, recriando o seu sentido, através da promoção de práticas que propiciem iguais oportunidades de vivência às meninas e aos meninos, possibilitando que ambos possam desenvolver suas potencialidades, rompendo assim preconceitos, em direção à uma equidade nas relações entre gêneros na escola.It is always a challenge to work with dance as the content of school physical education, but great the difficulties, it is essential to seek a systematic way of working with this content at school, because through dance it is possible to work in an inclusive and differentiated way, issues that historically have privileged certain individuals and groups over others, especially concerning gender issues. The objective of this work was to point out ways for a proposal to work with dance and gender relations in the initial grades of elementary school, within a perspective of gender equity. The research, of a qualitative nature, was divided into four stages: In the first, the bibliographic material was tracked to produce reflections on the themes of dance, gender, and school; in the second, a didactic unit was developed involving dance and gender relations; in the third, this didactic unit was applied, and in the fourth, the analysis of the records produced in class (field diaries) was performed, using the content analysis technique and the studies by BAKHTIN (2003a; 2003b; 2006; 2010). The results were expressed in three categories: 1 - Dance is a girl thing, 2 - Groupings, and 3 - Involvement in activities. It was found in the research that most students thought that dance is a feminine activity and that the school, as an institution of society, often ends up reinforcing concepts and stereotypes that are deeply rooted. However, the students' impressions and opinions about dance and gender issues changed positively throughout the classes. Besides, in the groups formed during the activities, the division by gender was very present. It was also observed that playfulness and the use of videos in the class were strategies that resulted in greater involvement of students in activities and the relationships between boys and girls. With this research we understand how important reflection and dialogue is in the process of teaching and learning dance in school and that it will only be possible to think and develop a school dance, recreating its meaning, through the promotion of practices that provide equal opportunities of experience for girls and boys, making it possible for both to develop their potential, thus breaking prejudices, towards equity in the relations between genders at school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Flávio Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Erika de Souza2020-09-14T22:21:36Z2020-09-14T22:21:36Z2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19347433004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-13T06:30:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-13T06:30:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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