A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Tannus, Flaviana Machado [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89354
Resumo: Em um momento em que as imagens publicitárias povoam nosso cotidiano, influenciando diretamente nossos desejos, através de recursos visuais convidativos, apresentamos como proposta a análise das imagens fotográficas do publicitário italiano Oliviero Toscani, produzidas para as campanhas da marca Benetton. Para isso, lançamos nossa investigação a partir do surgimento da fotografia e suas reverberações na modernidade, principalmente no espaço publicitário, pois acreditamos que tais episódios orientam o nosso entendimento sobre a inundação que as imagens publicitárias foram operando na contemporaneidade. A partir dessa perspectiva, apresentamos o desenvolvimento iconográfico de Oliviero Toscani desde a sua infância até o encontro com o fundador da empresa, Luciano Benetton. Partindo desse pressuposto, assumimos como objetivo lançar um olhar mais atento sobre um conjunto de imagens que subvertem concepções e moldes habituais, com o intuito de perceber de que maneira elas podem convocar os sujeitos na busca de outros códigos de leitura. Na presente pesquisa, escolhemos como corpus quatro imagens que marcaram a campanha publicitária da Benetton entre os anos de 1988 e 1992. Analisamos como as imagens propõem outro viés comunicativo, em que o consumidor é assaltado por uma nova forma de leitura. Identificamos como as mensagens transmitidas podem estabelecer rupturas e assumir novos formatos de comunicação que não promovam apenas o consumo que elas geram. Pretendemos contextualizar historicamente como tais imagens estão enredadas com questões políticas, sociais e culturais. Acreditamos com isso que tais imagens, a partir da ruptura que elas promovem, propõem novos códigos de comunicação, que, mais do que informação, podem despertar no sujeito reflexões a respeito da realidade que presenciamos diariamente
id UNSP_8eb4770b170857f1f26d5f4c5ec14e5c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89354
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de rupturaComunicaçãoPublicidadeFotografiaConsumoImagensCommunicationPublicityImagesPhotographicConsumptionEm um momento em que as imagens publicitárias povoam nosso cotidiano, influenciando diretamente nossos desejos, através de recursos visuais convidativos, apresentamos como proposta a análise das imagens fotográficas do publicitário italiano Oliviero Toscani, produzidas para as campanhas da marca Benetton. Para isso, lançamos nossa investigação a partir do surgimento da fotografia e suas reverberações na modernidade, principalmente no espaço publicitário, pois acreditamos que tais episódios orientam o nosso entendimento sobre a inundação que as imagens publicitárias foram operando na contemporaneidade. A partir dessa perspectiva, apresentamos o desenvolvimento iconográfico de Oliviero Toscani desde a sua infância até o encontro com o fundador da empresa, Luciano Benetton. Partindo desse pressuposto, assumimos como objetivo lançar um olhar mais atento sobre um conjunto de imagens que subvertem concepções e moldes habituais, com o intuito de perceber de que maneira elas podem convocar os sujeitos na busca de outros códigos de leitura. Na presente pesquisa, escolhemos como corpus quatro imagens que marcaram a campanha publicitária da Benetton entre os anos de 1988 e 1992. Analisamos como as imagens propõem outro viés comunicativo, em que o consumidor é assaltado por uma nova forma de leitura. Identificamos como as mensagens transmitidas podem estabelecer rupturas e assumir novos formatos de comunicação que não promovam apenas o consumo que elas geram. Pretendemos contextualizar historicamente como tais imagens estão enredadas com questões políticas, sociais e culturais. Acreditamos com isso que tais imagens, a partir da ruptura que elas promovem, propõem novos códigos de comunicação, que, mais do que informação, podem despertar no sujeito reflexões a respeito da realidade que presenciamos diariamenteIn a moment which we have publicitary images crowding our daily life and influencing directly in our wishes through visual and inviting resources, we project as propose the analysis of photographic images of the Italian publicitary Oliviero Toscani, made for the campaign of the trademark Benetton. For this, we started our investigation from the beginning of the photograph and yours reflections on modern time, meanly on the publicitary way, once we believe that those facts guide our understanding about abundance that publicitary images were taking over on contemporary times. From this perspective we show since the iconography development of Oliviero Toscani, since his childhood, until his met with Luciano Benetton, the funder of the mark. Going through this presupposed, we adopted as an objective throw an attentive look for one group of images which subvert conceptions and usual patterns, with the intention to realize which way they can convoke the people on the search of others reading codes. On the present search, we chose as corpus four images which marked the publicitary campaign from Benetton in outdoors between 1989 and 1999, are going to be our group of research objects. We analyzed how the images propose another communicative way that the consumer is attacked for a new form about reading. We indentified how the messages transmitted can settle ruptures and new shapes of communication which does not promote only consume that they produce. We aspire to historically context how those images are tangled with political, social and cultural questions. We believe with this, that those images, starting for the ruptures they promote, propose “new codes” of communication when mores than just information, they aroused people to quest about the reality we face dailyUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salzedas, Nelyse Apparecida Melro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tannus, Flaviana Machado [UNESP]2014-06-11T19:24:01Z2014-06-11T19:24:01Z2008-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis124 f. : il.application/pdfTANNUS, Flaviana Machado. A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura. 2008. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2008.http://hdl.handle.net/11449/89354000578025tannus_fm_me_bauru.pdf33004056081P42209143767198382Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:26:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89354Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura
title A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura
spellingShingle A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura
Tannus, Flaviana Machado [UNESP]
Comunicação
Publicidade
Fotografia
Consumo
Imagens
Communication
Publicity
Images
Photographic
Consumption
title_short A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura
title_full A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura
title_fullStr A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura
title_full_unstemmed A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura
title_sort A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura
author Tannus, Flaviana Machado [UNESP]
author_facet Tannus, Flaviana Machado [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salzedas, Nelyse Apparecida Melro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tannus, Flaviana Machado [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Publicidade
Fotografia
Consumo
Imagens
Communication
Publicity
Images
Photographic
Consumption
topic Comunicação
Publicidade
Fotografia
Consumo
Imagens
Communication
Publicity
Images
Photographic
Consumption
description Em um momento em que as imagens publicitárias povoam nosso cotidiano, influenciando diretamente nossos desejos, através de recursos visuais convidativos, apresentamos como proposta a análise das imagens fotográficas do publicitário italiano Oliviero Toscani, produzidas para as campanhas da marca Benetton. Para isso, lançamos nossa investigação a partir do surgimento da fotografia e suas reverberações na modernidade, principalmente no espaço publicitário, pois acreditamos que tais episódios orientam o nosso entendimento sobre a inundação que as imagens publicitárias foram operando na contemporaneidade. A partir dessa perspectiva, apresentamos o desenvolvimento iconográfico de Oliviero Toscani desde a sua infância até o encontro com o fundador da empresa, Luciano Benetton. Partindo desse pressuposto, assumimos como objetivo lançar um olhar mais atento sobre um conjunto de imagens que subvertem concepções e moldes habituais, com o intuito de perceber de que maneira elas podem convocar os sujeitos na busca de outros códigos de leitura. Na presente pesquisa, escolhemos como corpus quatro imagens que marcaram a campanha publicitária da Benetton entre os anos de 1988 e 1992. Analisamos como as imagens propõem outro viés comunicativo, em que o consumidor é assaltado por uma nova forma de leitura. Identificamos como as mensagens transmitidas podem estabelecer rupturas e assumir novos formatos de comunicação que não promovam apenas o consumo que elas geram. Pretendemos contextualizar historicamente como tais imagens estão enredadas com questões políticas, sociais e culturais. Acreditamos com isso que tais imagens, a partir da ruptura que elas promovem, propõem novos códigos de comunicação, que, mais do que informação, podem despertar no sujeito reflexões a respeito da realidade que presenciamos diariamente
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-19
2014-06-11T19:24:01Z
2014-06-11T19:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TANNUS, Flaviana Machado. A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura. 2008. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/89354
000578025
tannus_fm_me_bauru.pdf
33004056081P4
2209143767198382
identifier_str_mv TANNUS, Flaviana Machado. A legibilidade do visível: as imagens de Oliviero Toscani, um processo de ruptura. 2008. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2008.
000578025
tannus_fm_me_bauru.pdf
33004056081P4
2209143767198382
url http://hdl.handle.net/11449/89354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401235953582080