A relação espectador e dança: uma abordagem sobre apreciação, fruição e atitude estética na contemporaneidade
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/152961 |
Resumo: | Este estudo visa refletir sobre a relação do espectador e a obra artística de dança na contemporaneidade. Para tanto, os objetivos aqui levantados, consideram verificar o estado atual das pesquisas sobre o tema proposto por meio de Revisão de Literatura Integrativa das publicações encontradas em bancos e bases de dados; e refletir sobre o assunto por meio da Filosofia Analítica de Arthur Coleman Danto (1924-2013). Para tal, preconizo que o espectador pode se tornar sujeito ativo na construção de sentidos, uma vez que nessa relação estão imbricadas atitude estética, fruição, apreciação e experiência advindas de diferentes possibilidades interpretação do espectador diante da obra. É possível, sob o escopo da filosofia de Arthur Danto, empreender reflexões sobre a relação do espectador e a dança contemporânea diante de obras apresentadas nos espaços cênicos tradicionais ou alternativos? Pode a arte contemporânea (Dança) suscitar ou até mesmo erigir diferentes posturas, ou atitudes estéticas diante da obra artística, fomentando outras maneiras de denominação para o espectador? Para tal esta tese traz como fios condutores, além de Arthur Danto, obras de autores da Filosofia: Jimenez (1999), Fabbrini (1990, 2002, 2010), Louppe (2012); da Dança: Banes (1999, 2011), Ribeiro (1994, 1997), Katz (2017), Rodrigues Silva (2005), Godoy (2013-2014), Faria (2011), entre outros. Nesta abordagem teórica de natureza qualitativa, ressalto o papel do espectador de dança enquanto agente transfigurador da arte em sua completude e significação. Nisto, identifiquei a importância de conceitos, teorias e fundamentações histórico-filosóficas que possibilitam espectadores, artistas e interessados, adentrar no Mundo da dança na arte valorando obras, enunciando argumentos e discursos de razão sobre possíveis poéticas empreendidas por artistas da dança. |
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A relação espectador e dança: uma abordagem sobre apreciação, fruição e atitude estética na contemporaneidadeThe relation between spectator and dance: an approach on appreciation, fruition and aesthetic attitude in contemporaneityDançaEspectadorAtitude estéticaApreciaçãoFruiçãoDanceSpectatorAesthetic attitudeAppreciationFruitionEste estudo visa refletir sobre a relação do espectador e a obra artística de dança na contemporaneidade. Para tanto, os objetivos aqui levantados, consideram verificar o estado atual das pesquisas sobre o tema proposto por meio de Revisão de Literatura Integrativa das publicações encontradas em bancos e bases de dados; e refletir sobre o assunto por meio da Filosofia Analítica de Arthur Coleman Danto (1924-2013). Para tal, preconizo que o espectador pode se tornar sujeito ativo na construção de sentidos, uma vez que nessa relação estão imbricadas atitude estética, fruição, apreciação e experiência advindas de diferentes possibilidades interpretação do espectador diante da obra. É possível, sob o escopo da filosofia de Arthur Danto, empreender reflexões sobre a relação do espectador e a dança contemporânea diante de obras apresentadas nos espaços cênicos tradicionais ou alternativos? Pode a arte contemporânea (Dança) suscitar ou até mesmo erigir diferentes posturas, ou atitudes estéticas diante da obra artística, fomentando outras maneiras de denominação para o espectador? Para tal esta tese traz como fios condutores, além de Arthur Danto, obras de autores da Filosofia: Jimenez (1999), Fabbrini (1990, 2002, 2010), Louppe (2012); da Dança: Banes (1999, 2011), Ribeiro (1994, 1997), Katz (2017), Rodrigues Silva (2005), Godoy (2013-2014), Faria (2011), entre outros. Nesta abordagem teórica de natureza qualitativa, ressalto o papel do espectador de dança enquanto agente transfigurador da arte em sua completude e significação. Nisto, identifiquei a importância de conceitos, teorias e fundamentações histórico-filosóficas que possibilitam espectadores, artistas e interessados, adentrar no Mundo da dança na arte valorando obras, enunciando argumentos e discursos de razão sobre possíveis poéticas empreendidas por artistas da dança.This study aims to reflect on the relationship between the spectator and the artistic work dance in the contemporary world . Therefore, the specific objectives raised here, consider checking the current state of the researches on the proposed theme through the Review of Integrative Literature of the publications and studies found in banks and databases; and reflect on the subjec t through the Analytical Philosophy of Arthur Coleman Danto (1924 - 2013). To this end, I advocate that the spectator can become an active subject in the construction of meanings, since in this relation they are imbricated esthetic attitude, fruition, apprec iation and experience arising of different possibilities interpretation of the spectator before the work. It is possible, under the scope of Arthur Danto's philosophy, reflections on the relation of the spectator and the contemporary dance before works pre sented in traditional or alternative scenic spaces? Can Contemporary Art (Dance) arouse or even erect different postures, or aesthetic attitudes towards the artistic work, fomenting other ways of denomination for the spectator? For this, this thesis brings as conducting threads, besides Arthur Danto, the works of authors of Philosophy: Jimenez (1999), Fabbrini (1990, 2002, 2010), Louppe (2012); da Dança: Banes (1999, 2011), Ribeiro (1994, 1997), Katz (2017), Rodrigues Silva (2005), Godoy (2013 - 2014), Faria (2011), among others. In this approach qualitative, it emphasizes the role of the spectator of dance as a transfiguring agent of art in its completeness and significance. In this, I identified the importance of concepts, theories and historical and philoso phical foundations that allow spectators, artists and interested, to enter in Art dance in World valuing works, enunciating arguments and discourses of reason about possible poetry undertaken by dance artists.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 3300401-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Ítalo Rodrigues [UNESP]2018-03-09T19:16:17Z2018-03-09T19:16:17Z2018-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15296100089802033004013063P43508130169268695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152961Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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