O que os futuros pedagogos pensam a respeito da música e o desenvolvimento da criança de 0 a 18 meses de idade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Mouro, Mariana Martins [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/213846
Resumo: A relação entre música e aprendizagem é conhecida. A educação musical pode trabalhar com as crianças experiências que contribuam para o seu desenvolvimento global. A inclusão da música na educação infantil permite que a criança crie diferentes sons, formas de organização sonora, que vão ao encontro do interesse desta fase escolar, estimulando a imaginação, que é um elemento importante para a construção do conhecimento. No entanto, a formação inicial de um professor não apresenta disciplinas referentes à educação musical. O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos alunos de Pedagogia sobre a música na creche para estimular o desenvolvimento da criança de zero a dezoito meses de idade que frequentam essa fase da educação. Participaram da pesquisa 937 graduandos de uma universidade pública de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, com questões fechadas e abertas, tratando dos seguintes temas: formação docente inicial para a música na percepção do aluno e planejamento de atividades educacionais com música. A análise dos dados foi feita por estatística descritiva para as questões fechadas. Os dados da pesquisa mostraram que os graduandos veem relação da música com a aprendizagem dos bebês e que consideram um tema importante a ser oferecido no curso de pedagogia, mas que apesar disso, têm pouco conteúdo teórico-prático relacionado ao assunto. Quanto ao planejamento das atividades que utilizam a música para favorecer o desenvolvimento dos bebês, notou-se que apesar dos alunos acharem extremamente importante, quando questionados sobre quais objetivos poderiam ser alcançados com o uso da música, mais de 80% destacaram o entretenimento e diversão. Nesse sentido, é necessário rever os currículos de pedagogia de modo a contemplarem conteúdos que permitam ao futuro professor organizar atividades intencionais com recursos pedagógicos para atingir objetivos educacionais junto aos bebês. A Terapia Ocupacional possui conhecimentos que podem auxiliar a instrumentalizar a prática do futuro professor, visto que é capacitada para a análise e adaptação da atividade, assim como sobre como elas auxiliam no processo de aprimoramento de habilidades dos bebês.
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O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção dos alunos de Pedagogia sobre a música na creche para estimular o desenvolvimento da criança de zero a dezoito meses de idade que frequentam essa fase da educação. Participaram da pesquisa 937 graduandos de uma universidade pública de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, com questões fechadas e abertas, tratando dos seguintes temas: formação docente inicial para a música na percepção do aluno e planejamento de atividades educacionais com música. A análise dos dados foi feita por estatística descritiva para as questões fechadas. Os dados da pesquisa mostraram que os graduandos veem relação da música com a aprendizagem dos bebês e que consideram um tema importante a ser oferecido no curso de pedagogia, mas que apesar disso, têm pouco conteúdo teórico-prático relacionado ao assunto. Quanto ao planejamento das atividades que utilizam a música para favorecer o desenvolvimento dos bebês, notou-se que apesar dos alunos acharem extremamente importante, quando questionados sobre quais objetivos poderiam ser alcançados com o uso da música, mais de 80% destacaram o entretenimento e diversão. Nesse sentido, é necessário rever os currículos de pedagogia de modo a contemplarem conteúdos que permitam ao futuro professor organizar atividades intencionais com recursos pedagógicos para atingir objetivos educacionais junto aos bebês. A Terapia Ocupacional possui conhecimentos que podem auxiliar a instrumentalizar a prática do futuro professor, visto que é capacitada para a análise e adaptação da atividade, assim como sobre como elas auxiliam no processo de aprimoramento de habilidades dos bebês.The relationship between music and learning is well known. Music education can work with children experiences that contribute to their overall development. The inclusion of music in early childhood education allows children to create different sounds, forms of sound organization, which meet the interest of this school phase, stimulating the imagination, which is an important element for the construction of knowledge. However, the initial training of a teacher does not have subjects related to music education. The objective of this study was to verify the perception of Pedagogy students about music in daycare to stimulate the development of children from zero to eighteen months old who attend this stage of education. 937 undergraduates from a public university in São Paulo participated in the research. Data collection was carried out through a questionnaire, with closed and open questions, dealing with the following themes: initial teacher education for music in the student's perception and planning of educational activities with music. Data analysis was performed using descriptive statistics for closed questions. The survey data showed that undergraduates see a relationship between music and infant learning and that they consider it an important topic to be offered in the pedagogy course, but despite this, they have little theoretical-practical content related to the subject. As for the planning of activities that use music to favor the development of babies, it was noted that although students found it extremely important, when asked what goals could be achieved with the use of music, more than 80% highlighted entertainment and fun . In this sense, it is necessary to review the pedagogy curricula in order to contemplate contents that allow the future teacher to organize intentional activities with pedagogical resources to achieve educational goals with babies. Occupational Therapy has knowledge that can help to instrumentalize the practice of the future teacher, as it is qualified for the analysis and adaptation of the activity, as well as on how they help in the process of improving babies' skills.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)88882.432605/2019-01FAPESP: 2018/11392-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mouro, Mariana Martins [UNESP]2021-08-04T16:43:28Z2021-08-04T16:43:28Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21384633004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2025-04-16T05:14:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213846Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462025-04-16T05:14:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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