Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Sá, Mariana Galluzzi de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/96320
Resumo: A presente pesquisa de mestrado, financiada pela Capes, tem como objetivo identificar quais as práticas culturais que se estabeleceram na Biblioteca Escolar “Joaquim Nabuco”, considerada espaço de disponibilização e circulação de saberes profissionalizantes no âmbito da formação de professores por meio da utilização de livros de destinação pedagógica na Biblioteca. Para isso realizou-se análise e identificação do acervo destinado a formação de professores, selecionando livros ainda presentes nesse espaço e observando parte desse material, a fim de compreender os ideais de formação de professores por eles veiculados. A leitura e análise dessas fontes foi realizada considerando aspectos de sua materialidade entendida como elementos que permeiam o texto desde a escrita do autor, passando pela editoração, até as formas pelas quais ele chega ao leitor, e que dão sentido ao texto. Assim, como forma de identificar de que maneira o ensino de saberes considerados importantes para a formação de professoras, se configurou no espaço escolar, foi realizada leitura abrangente das fontes, sendo considerados os elementos presentes no texto, bem como aqueles externos a ele, tomados os autores e sua formação, a editora, coleções a que pertencem, estilo de escrita, conteúdo, autores citados, correntes de pensamento explícitas, contexto espaçotemporal em que se inserem bem como todo e qualquer elemento que possa determinar ou sugerir indícios da cultura pedagógica veiculada por esses impressos. Foi possível observar que os livros disponíveis na biblioteca inserem-se em um conjunto de impressos que baseiam-se nos preceitos do movimento Escola Nova voltada para uma educação cristã, com base na formação do aluno e da família
id UNSP_91e73547c4a716f0ba554738e12e88b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96320
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)Bibliotecas escolares - Santo André (SP)Professores - FormaçãoEnsinoTeacher trainingA presente pesquisa de mestrado, financiada pela Capes, tem como objetivo identificar quais as práticas culturais que se estabeleceram na Biblioteca Escolar “Joaquim Nabuco”, considerada espaço de disponibilização e circulação de saberes profissionalizantes no âmbito da formação de professores por meio da utilização de livros de destinação pedagógica na Biblioteca. Para isso realizou-se análise e identificação do acervo destinado a formação de professores, selecionando livros ainda presentes nesse espaço e observando parte desse material, a fim de compreender os ideais de formação de professores por eles veiculados. A leitura e análise dessas fontes foi realizada considerando aspectos de sua materialidade entendida como elementos que permeiam o texto desde a escrita do autor, passando pela editoração, até as formas pelas quais ele chega ao leitor, e que dão sentido ao texto. Assim, como forma de identificar de que maneira o ensino de saberes considerados importantes para a formação de professoras, se configurou no espaço escolar, foi realizada leitura abrangente das fontes, sendo considerados os elementos presentes no texto, bem como aqueles externos a ele, tomados os autores e sua formação, a editora, coleções a que pertencem, estilo de escrita, conteúdo, autores citados, correntes de pensamento explícitas, contexto espaçotemporal em que se inserem bem como todo e qualquer elemento que possa determinar ou sugerir indícios da cultura pedagógica veiculada por esses impressos. Foi possível observar que os livros disponíveis na biblioteca inserem-se em um conjunto de impressos que baseiam-se nos preceitos do movimento Escola Nova voltada para uma educação cristã, com base na formação do aluno e da famíliaThis master's research, funded by Capes, aims identify cultural practices that were established in the school library “Joaquim Nabuco” considered the place of circulation of knowledge in the training of teachers through the use of books for educational destination in the library. For this analysis and identification was performed of the acquis for teacher training by selecting books that are still preserved in this space and looking at some of this material, to understand the ideals of teacher training by them running. The reading and analysis of these sources was carried out considering aspects of their materiality understood as elements that permeate the text from the author's writing, through the editing, to the ways in which it reaches the reader, and making sense of text. This way, in order to identify how the teaching of knowledge considered important for the teachers formation, if configured in school, was done comprehensive reading of the sources, the elements being considered in the text, as well as those external to it, taken the authors and their formation, publisher collections to which they belong, writing style, content, authors cited, explicit currents of thought spatio-temporal context in which they live as well as any element that can determine or suggest evidence pedagogical culture conveyed by these forms. It was observed that the books available in the library are inserted into a set of books that are based on the precepts of the New School movement toward a Christian education, based on the family and student's educationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sá, Mariana Galluzzi de [UNESP]2014-06-11T19:28:16Z2014-06-11T19:28:16Z2012-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 f il.application/pdfSÁ, Mariana Galluzzi de. Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974). 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96320000692839sa_mg_me_mar.pdf33004110040P52576247757923028Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:08:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)
title Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)
spellingShingle Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)
Sá, Mariana Galluzzi de [UNESP]
Bibliotecas escolares - Santo André (SP)
Professores - Formação
Ensino
Teacher training
title_short Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)
title_full Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)
title_fullStr Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)
title_full_unstemmed Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)
title_sort Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974)
author Sá, Mariana Galluzzi de [UNESP]
author_facet Sá, Mariana Galluzzi de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Mariana Galluzzi de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares - Santo André (SP)
Professores - Formação
Ensino
Teacher training
topic Bibliotecas escolares - Santo André (SP)
Professores - Formação
Ensino
Teacher training
description A presente pesquisa de mestrado, financiada pela Capes, tem como objetivo identificar quais as práticas culturais que se estabeleceram na Biblioteca Escolar “Joaquim Nabuco”, considerada espaço de disponibilização e circulação de saberes profissionalizantes no âmbito da formação de professores por meio da utilização de livros de destinação pedagógica na Biblioteca. Para isso realizou-se análise e identificação do acervo destinado a formação de professores, selecionando livros ainda presentes nesse espaço e observando parte desse material, a fim de compreender os ideais de formação de professores por eles veiculados. A leitura e análise dessas fontes foi realizada considerando aspectos de sua materialidade entendida como elementos que permeiam o texto desde a escrita do autor, passando pela editoração, até as formas pelas quais ele chega ao leitor, e que dão sentido ao texto. Assim, como forma de identificar de que maneira o ensino de saberes considerados importantes para a formação de professoras, se configurou no espaço escolar, foi realizada leitura abrangente das fontes, sendo considerados os elementos presentes no texto, bem como aqueles externos a ele, tomados os autores e sua formação, a editora, coleções a que pertencem, estilo de escrita, conteúdo, autores citados, correntes de pensamento explícitas, contexto espaçotemporal em que se inserem bem como todo e qualquer elemento que possa determinar ou sugerir indícios da cultura pedagógica veiculada por esses impressos. Foi possível observar que os livros disponíveis na biblioteca inserem-se em um conjunto de impressos que baseiam-se nos preceitos do movimento Escola Nova voltada para uma educação cristã, com base na formação do aluno e da família
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-28
2014-06-11T19:28:16Z
2014-06-11T19:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Mariana Galluzzi de. Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974). 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/96320
000692839
sa_mg_me_mar.pdf
33004110040P5
2576247757923028
identifier_str_mv SÁ, Mariana Galluzzi de. Uma biblioteca para a formação de professores: a biblioteca Joaquim Nabuco do Instituto Coração de Jesus, Santo André - SP (1959-1974). 2012. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000692839
sa_mg_me_mar.pdf
33004110040P5
2576247757923028
url http://hdl.handle.net/11449/96320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129617126490112