Licenças abertas para publicação de REA: análise dos efeitos de uma proposta de ensino para futuros professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santo, Felipe do Espírito
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/204464
Resumo: As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) exercem papel importante no ensino e nos processos formativos e, nos últimos anos, a utilização dessas tecnologias revolucionou as formas de compartilhar conteúdo. Atrelado às TDIC surgiram novas formas de publicar os materiais desenvolvidos e novos tipos de licenças e de direitos autorais para publicação de conteúdo que facilitam o compartilhamento e a construção de recursos educacionais de forma aberta, colaborativa e de maneira simples. A presente pesquisa procurou responder quais os efeitos de uma proposta de ensino sobre a utilização de licenças e plataformas abertas para publicação de conteúdo na formação inicial de professores e se organizou em quatro etapas principais. Na primeira etapa, foi realizado levantamento bibliográfico sobre os recursos educacionais abertos, licenças abertas e plataformas de publicação para conteúdo aberto, além de questões relacionadas à utilização das TDICs na formação de professores. Essas leituras subsidiaram a segunda etapa, a saber, a elaboração de questionário para Levantamento de Conhecimentos Prévios (LCP), que teve a intenção de identificar o conhecimento dos sujeitos sobre o tema da pesquisa, bem como a elaboração de materiais para o desenvolvimento da proposta didática. Após a realização do processo educacional com os participantes e o acompanhamento dos mesmos durante um semestre letivo, terceira etapa da pesquisa, com a intenção de avaliar o processo e os efeitos da sequência didática, foram realizadas entrevistas e analisados os trabalhos finais entregues na disciplina. A pesquisa é de caráter qualitativo, foram utilizados como instrumentos de coleta questionários, entrevistas gravadas em áudio, documentos produzidos pelos estudantes e diário de campo. A organização e a análise dos dados seguiram o preconizado pela análise textual discursiva (ATD). Observou-se, através da análise dos dados, que a proposta de ensino com relação às plataformas e licenças abertas possibilitou evolução conceitual dos sujeitos, na medida em que proporcionou aos futuros professores reflexões sobre o tema e os levou de um estágio de desconhecimento total ou baixo conhecimento sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs), como apontado no LCP, a um estágio onde os participantes conseguiram descrever um REA, suas licenças e potencialidades. A pesquisa evidencia que a questão dos REAs e das licenças deve ser abordada ao longo de todo o processo formativo do licenciando, não apenas em oportunidades isoladas, além de contar com atividades em diferentes formatos, proporcionando situações nas quais os futuros professores possam apropriar-se gradativamente do tema, sentindo-se confortáveis não apenas como usuários, mas também como divulgadores de material devidamente licenciado produzidos por eles.
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spelling Licenças abertas para publicação de REA: análise dos efeitos de uma proposta de ensino para futuros professoresOpen licenses for publication of OER: analysis of the effects of a teaching proposal for future teachersEnsinoEducação abertaTecnologias de informação e comunicaçãoProfessores FormaçãoAs tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) exercem papel importante no ensino e nos processos formativos e, nos últimos anos, a utilização dessas tecnologias revolucionou as formas de compartilhar conteúdo. Atrelado às TDIC surgiram novas formas de publicar os materiais desenvolvidos e novos tipos de licenças e de direitos autorais para publicação de conteúdo que facilitam o compartilhamento e a construção de recursos educacionais de forma aberta, colaborativa e de maneira simples. A presente pesquisa procurou responder quais os efeitos de uma proposta de ensino sobre a utilização de licenças e plataformas abertas para publicação de conteúdo na formação inicial de professores e se organizou em quatro etapas principais. Na primeira etapa, foi realizado levantamento bibliográfico sobre os recursos educacionais abertos, licenças abertas e plataformas de publicação para conteúdo aberto, além de questões relacionadas à utilização das TDICs na formação de professores. Essas leituras subsidiaram a segunda etapa, a saber, a elaboração de questionário para Levantamento de Conhecimentos Prévios (LCP), que teve a intenção de identificar o conhecimento dos sujeitos sobre o tema da pesquisa, bem como a elaboração de materiais para o desenvolvimento da proposta didática. Após a realização do processo educacional com os participantes e o acompanhamento dos mesmos durante um semestre letivo, terceira etapa da pesquisa, com a intenção de avaliar o processo e os efeitos da sequência didática, foram realizadas entrevistas e analisados os trabalhos finais entregues na disciplina. A pesquisa é de caráter qualitativo, foram utilizados como instrumentos de coleta questionários, entrevistas gravadas em áudio, documentos produzidos pelos estudantes e diário de campo. A organização e a análise dos dados seguiram o preconizado pela análise textual discursiva (ATD). Observou-se, através da análise dos dados, que a proposta de ensino com relação às plataformas e licenças abertas possibilitou evolução conceitual dos sujeitos, na medida em que proporcionou aos futuros professores reflexões sobre o tema e os levou de um estágio de desconhecimento total ou baixo conhecimento sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs), como apontado no LCP, a um estágio onde os participantes conseguiram descrever um REA, suas licenças e potencialidades. A pesquisa evidencia que a questão dos REAs e das licenças deve ser abordada ao longo de todo o processo formativo do licenciando, não apenas em oportunidades isoladas, além de contar com atividades em diferentes formatos, proporcionando situações nas quais os futuros professores possam apropriar-se gradativamente do tema, sentindo-se confortáveis não apenas como usuários, mas também como divulgadores de material devidamente licenciado produzidos por eles.Digital information and communication technologies (TDICs) play an important role in teaching and training processes and, in recent years, the use of these technologies has revolutionized the ways of sharing content. Coupled with TDIC, new ways of publishing developed materials and new types of licenses and copyrights for content publication have emerged that facilitate the sharing and construction of educational resources in an open, collaborative and simple way. This research analyzed the effects of a teaching proposal on the use of licenses and open platforms for publishing content in the initial training of Science and Biology teachers and was organized in four main stages. In the first stage, a bibliographic survey was carried out on open educational resources, open licenses, and publishing platforms for open content, in addition to issues related to the use of TDICs in teacher education. These readings subsidized the elaboration of a questionnaire for the Survey of Previous Knowledge (LCP), which had the intention of identifying the subjects' knowledge on the research topic, as well as the preparation of materials for the development of the didactic proposal. After carrying out the didactic proposal with the participants and monitoring them during an academic semester, to evaluate the process and the effects of the didactic sequence, interviews were conducted and the final works delivered in the discipline were analyzed. The research is qualitative, questionnaires, interviews recorded in audio, and a field diary were used as instruments of collection. The organization and analysis of the data followed the recommendations of the textual discourse analysis (ATD). It was observed, through data analysis, that the teaching proposal concerning open platforms and licenses had a positive result, as it provided future teachers with reflections on the theme and took them from a stage of total lack of knowledge or low knowledge on Open Educational Resources (OER), as pointed out in the LCP, to a stage where participants were able to describe an OER, its licenses, and potential. The research shows that the issue of OER and licenses should be addressed throughout the licensee's training process, not only in isolated opportunities, in addition to having activities in different formats, providing situations in which future teachers can take ownership gradually, feeling comfortable not only as users but also as disseminators of duly licensed material produced by them.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Rosemary Rodrigues deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santo, Felipe do Espírito2021-04-22T23:01:36Z2021-04-22T23:01:36Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20446433004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:26:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204464Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:26:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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