A gestão social na atividade educacional religiosa: o caso da Hallel Escola no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Alves, André Luis Centofante [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/139556
Resumo: A literatura sobre o Terceiro Setor torna evidente o crescimento e o desenvolvimento desse segmento em todo o mundo. Partindo do pressuposto de que o Estado, no Brasil, não se encontra organizado o suficiente para atender carências e necessidades das demandas sociais, a tese tem como objetivo geral compreender e explicar as atividades educacionais e religiosas executadas pela Hallel Escola, conhecendo as propostas inscritas no projeto da Escola, tecendo reflexões sobre as atividades desenvolvidas e analisando a representatividade das ações para aqueles que dela são parte integrante. Sob esse prisma, considerando o objeto de estudo, a Gestão Social da atividade educacional religiosa, e a consecução dos objetivos, a curiosidade investigativa instigou averiguar os desdobramentos da atuação da entidade junto à sociedade, a percepção das pessoas envolvidas, se há influência religiosa com relação ao público-alvo e busca por resultados visando à sustentabilidade financeira. O desenvolvimento da pesquisa teve a clara intenção de agregar conhecimento científico à questão da gestão social e, consequentemente, estabelecer aproximações teóricas e práticas entre as áreas do Serviço Social e da Administração. Para a construção do conhecimento científico foi utilizado um conjunto metodológico fundamentado no método indutivo, na abordagem qualitativa através dos estudos exploratório e descritivo. O universo de pesquisa abrangeu a Hallel Escola de Franca, seus eventos, cursos, grupos e parcerias, representando 100% das ações prescritas em Franca. Para a presente tese, tendo em vista a amplitude das ações, delimitou-se o universo, definindo-se o evento Hallel – Som e Vida como atividade central da investigação. Tal delimitação vem ao encontro do recorte temporal do estudo, definido entre os anos de 1988, origem da Hallel Escola proveniente da realização do primeiro evento Hallel – Som e Vida, e o ano de 2014, quando da operacionalização do instrumental da presente pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os diretores da Hallel Escola, cujas atribuições evocam a práticas educacionais religiosas. A pesquisa possibilitou conhecer o significado das ações e relações humanas dos atores sociais, principalmente no que diz respeito à sensibilidade dos mesmos no tocante às questões pertinentes ao objeto de estudo, a tópicos relativos ao ensino religioso e a temas gerenciais da Hallel Escola.
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Sob esse prisma, considerando o objeto de estudo, a Gestão Social da atividade educacional religiosa, e a consecução dos objetivos, a curiosidade investigativa instigou averiguar os desdobramentos da atuação da entidade junto à sociedade, a percepção das pessoas envolvidas, se há influência religiosa com relação ao público-alvo e busca por resultados visando à sustentabilidade financeira. O desenvolvimento da pesquisa teve a clara intenção de agregar conhecimento científico à questão da gestão social e, consequentemente, estabelecer aproximações teóricas e práticas entre as áreas do Serviço Social e da Administração. Para a construção do conhecimento científico foi utilizado um conjunto metodológico fundamentado no método indutivo, na abordagem qualitativa através dos estudos exploratório e descritivo. O universo de pesquisa abrangeu a Hallel Escola de Franca, seus eventos, cursos, grupos e parcerias, representando 100% das ações prescritas em Franca. Para a presente tese, tendo em vista a amplitude das ações, delimitou-se o universo, definindo-se o evento Hallel – Som e Vida como atividade central da investigação. Tal delimitação vem ao encontro do recorte temporal do estudo, definido entre os anos de 1988, origem da Hallel Escola proveniente da realização do primeiro evento Hallel – Som e Vida, e o ano de 2014, quando da operacionalização do instrumental da presente pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os diretores da Hallel Escola, cujas atribuições evocam a práticas educacionais religiosas. A pesquisa possibilitou conhecer o significado das ações e relações humanas dos atores sociais, principalmente no que diz respeito à sensibilidade dos mesmos no tocante às questões pertinentes ao objeto de estudo, a tópicos relativos ao ensino religioso e a temas gerenciais da Hallel Escola.The literature on the Third Sector makes evident the growth and development of this segment in the world. On the assumption that the State, in Brazil, is not organized the sufficient to meet needs of social demands, the thesis aims to understand and explain the general educational and religious activities carried out by the Hallel School, knowing the proposals applied in the school project, reflecting on the activities developed and analyzing the representativeness of the actions for those who are an integral part. Under that light, considering the object of study, the Social management of religious educational activity, and achieving the goals, the investigative curiosity instigated to get the developments of the entity by the society, the perception of the people involved, if there are religious influence in relation to the target audience and search for results aiming at financial sustainability. The development of research had the clear intention of aggregating scientific knowledge to the issue of social management and, consequently, establishing the theoretical and practical approaches between areas of Social Service and Administration. For the construction of scientific knowledge a methodological set based on inductive method, on a qualitative approach through the exploratory and descriptive studies was used. The universe of research covered the Hallel School of Franca, its events, courses, groups and partnerships, representing 100% of the actions prescribed in Franca. For the present thesis, considering the extension of actions, it was decided to limit the event Hallel - Sound and Life as a central activity of research. Such demarcation comes to the timeframe of the study, set between the years of 1988, Hallel School from the first event Hallel - Sound and Life, and the year 2014, when the operation of the instruments of the present research. The subjects of the research were the directors of Hallel School, whose educational practices evoke religious assignments. The research made it possible to know the meaning of actions and human relations of social actors, especially with regard to their sensitivity in relation to issues relevant to the object of study, the topics relating to religious education and managerial themes of Hallel School.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cosac, Claudia Maria Daher [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, André Luis Centofante [UNESP]2016-06-28T13:05:50Z2016-06-28T13:05:50Z2016-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13955600087197533004072067P25258147047285356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:14:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139556Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-01T06:14:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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