Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Rodrigues, Márcia Regina [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/99178
Resumo: Em Portugal, durante o Estado Novo, apesar de a comissão de censura proibir a obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1889-1956), os dramaturgos, atores e diretores conseguiram, de alguma forma, adquirir conhecimento sobre os pressupostos do teatro épico brechtiano e praticá-los nas suas criações dramatúrgicas e encenações. Assim, algumas das peças produzidas pela dramaturgia portuguesa na segunda metade do século XX, além de explorarem freqüentemente temas históricos – a fim de tratar do passado com vistas a analisar o momento presente –, anunciavam a estética do teatro épico de Brecht como uma inovação das formas dramáticas praticadas até então. Frutos da perspectiva brechtiana de teatro épico, O render dos heróis (1960), de José Cardoso Pires (1925-1998) e Felizmente há luar! (1961), de Luís de Sttau Monteiro (1926-1993) constituem o corpus desta Dissertação de Mestrado. Essas peças apresentam no seu enredo fatos remanescentes ou antecedentes da Revolução Liberal de 1820, com o objetivo de – por meio da alegoria – levar o leitor / espectador a uma análise crítica da situação político-social de Portugal sob o regime ditatorial de António de Oliveira Salazar. Analisamos as formas de apropriação do efeito de distanciamento – elemento caracterizador do teatro épico brechtiano – nessas peças, bem como a relação delas com o período político marcado pela censura salazarista. Para isso, a nossa base teórica é constituída principalmente pelas teorias acerca do teatro épico de Brecht, considerando-as no contexto do teatro português da década de 1960.
id UNSP_9be04c051d2b0cc39bad060630ee9d69
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99178
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau MonteiroBrecht, Bertolt, 1898-1956Artes - Censura - PortugalTeatro portugues - Séc. XXTeatro portugues - HistóriaModos de teatralizaçãoContemporary portuguese theaterBrechtian epic theaterSalazarian censhorshipHistory of portuguese theaterPortuguese dramaturgyEm Portugal, durante o Estado Novo, apesar de a comissão de censura proibir a obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1889-1956), os dramaturgos, atores e diretores conseguiram, de alguma forma, adquirir conhecimento sobre os pressupostos do teatro épico brechtiano e praticá-los nas suas criações dramatúrgicas e encenações. Assim, algumas das peças produzidas pela dramaturgia portuguesa na segunda metade do século XX, além de explorarem freqüentemente temas históricos – a fim de tratar do passado com vistas a analisar o momento presente –, anunciavam a estética do teatro épico de Brecht como uma inovação das formas dramáticas praticadas até então. Frutos da perspectiva brechtiana de teatro épico, O render dos heróis (1960), de José Cardoso Pires (1925-1998) e Felizmente há luar! (1961), de Luís de Sttau Monteiro (1926-1993) constituem o corpus desta Dissertação de Mestrado. Essas peças apresentam no seu enredo fatos remanescentes ou antecedentes da Revolução Liberal de 1820, com o objetivo de – por meio da alegoria – levar o leitor / espectador a uma análise crítica da situação político-social de Portugal sob o regime ditatorial de António de Oliveira Salazar. Analisamos as formas de apropriação do efeito de distanciamento – elemento caracterizador do teatro épico brechtiano – nessas peças, bem como a relação delas com o período político marcado pela censura salazarista. Para isso, a nossa base teórica é constituída principalmente pelas teorias acerca do teatro épico de Brecht, considerando-as no contexto do teatro português da década de 1960.In Portugal, during the Estado Novo period, although the censorship committee prohibited the work by German dramatist Bertolt Brecht (1889-1959), dramatists, actors, and directors were able to, somehow, acquire knowledge concerning the assumptions of Brechtian epic theater and put them into practice in their dramaturgical creations and staging. This way, some of the plays produced by Portuguese dramaturgy in the second half of the 20th century, besides frequently approaching historical themes (in order to discuss the past aiming at analyzing the present), articulated the aesthetics of Brecht’s epic theater as an innovation of drama performed up to that point. Results of Brechtian perspective on epic theater, O render dos heróis (1960), by José Cardoso Pires (1925-1998) and Felizmente há luar! (1961), by Luís de Sttau Monteiro (1926-1993) are the corpus of this Master Degree’s dissertation. These plays have, in their plots, facts which are reminiscent or antecedent of the Liberal Revolution in 1820, with the objective of – through its allegory – leading the reader to a critical analysis of Portugal’s social-political situation under António de Oliveira Salazar’s dictatorship regime. Analyze appropriation forms and the elaboration of the distancing effect – characteristic elements in Brechtian theater – in these plays, as well as the relation between these plays and the political period marked by the Salazarian dictatorship. For that matter, our theoretical foundation is mainly made up by theories regarding Brecht’s epic theater, considering them in the Portuguese theater context in the 1960s.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Junqueira, Renata Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Márcia Regina [UNESP]2014-06-11T19:29:50Z2014-06-11T19:29:50Z2010-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 f. : il.application/pdfRODRIGUES, Márcia Regina. Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro. 2010. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/99178000612756rodrigues_mr_me_arafcl.pdf33004030016P014352274624677000000-0002-7053-795XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:11:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99178Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-20T06:11:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro
title Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro
spellingShingle Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro
Rodrigues, Márcia Regina [UNESP]
Brecht, Bertolt, 1898-1956
Artes - Censura - Portugal
Teatro portugues - Séc. XX
Teatro portugues - História
Modos de teatralização
Contemporary portuguese theater
Brechtian epic theater
Salazarian censhorship
History of portuguese theater
Portuguese dramaturgy
title_short Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro
title_full Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro
title_fullStr Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro
title_full_unstemmed Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro
title_sort Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro
author Rodrigues, Márcia Regina [UNESP]
author_facet Rodrigues, Márcia Regina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Junqueira, Renata Soares [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Márcia Regina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brecht, Bertolt, 1898-1956
Artes - Censura - Portugal
Teatro portugues - Séc. XX
Teatro portugues - História
Modos de teatralização
Contemporary portuguese theater
Brechtian epic theater
Salazarian censhorship
History of portuguese theater
Portuguese dramaturgy
topic Brecht, Bertolt, 1898-1956
Artes - Censura - Portugal
Teatro portugues - Séc. XX
Teatro portugues - História
Modos de teatralização
Contemporary portuguese theater
Brechtian epic theater
Salazarian censhorship
History of portuguese theater
Portuguese dramaturgy
description Em Portugal, durante o Estado Novo, apesar de a comissão de censura proibir a obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1889-1956), os dramaturgos, atores e diretores conseguiram, de alguma forma, adquirir conhecimento sobre os pressupostos do teatro épico brechtiano e praticá-los nas suas criações dramatúrgicas e encenações. Assim, algumas das peças produzidas pela dramaturgia portuguesa na segunda metade do século XX, além de explorarem freqüentemente temas históricos – a fim de tratar do passado com vistas a analisar o momento presente –, anunciavam a estética do teatro épico de Brecht como uma inovação das formas dramáticas praticadas até então. Frutos da perspectiva brechtiana de teatro épico, O render dos heróis (1960), de José Cardoso Pires (1925-1998) e Felizmente há luar! (1961), de Luís de Sttau Monteiro (1926-1993) constituem o corpus desta Dissertação de Mestrado. Essas peças apresentam no seu enredo fatos remanescentes ou antecedentes da Revolução Liberal de 1820, com o objetivo de – por meio da alegoria – levar o leitor / espectador a uma análise crítica da situação político-social de Portugal sob o regime ditatorial de António de Oliveira Salazar. Analisamos as formas de apropriação do efeito de distanciamento – elemento caracterizador do teatro épico brechtiano – nessas peças, bem como a relação delas com o período político marcado pela censura salazarista. Para isso, a nossa base teórica é constituída principalmente pelas teorias acerca do teatro épico de Brecht, considerando-as no contexto do teatro português da década de 1960.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-02
2014-06-11T19:29:50Z
2014-06-11T19:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Márcia Regina. Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro. 2010. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/99178
000612756
rodrigues_mr_me_arafcl.pdf
33004030016P0
1435227462467700
0000-0002-7053-795X
identifier_str_mv RODRIGUES, Márcia Regina. Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis de Cardoso Pires e Felizmente há luar! de Sttau Monteiro. 2010. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000612756
rodrigues_mr_me_arafcl.pdf
33004030016P0
1435227462467700
0000-0002-7053-795X
url http://hdl.handle.net/11449/99178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800400951651074048