A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográfica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Ferreira Filho, João [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/149914
Resumo: Este trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de Presidente Prudente, e inserido na linha de pesquisa 4: Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores. Nele busco pensar a constituição de uma escola pública estadual que tem como princípio a gestão democrática. Embora já prevista em lei e reconhecida como necessária e urgente, a gestão democrática nas escolas públicas, se constitui em grande desafio porque implica em mudanças de hábitos e costumes arraigados há décadas na administração escolar e, substituí-los requer a quebra de paradigmas sociais, políticos, pessoais e, em alguns casos, legais. Para fazer esta reflexão levanto como questões centrais: Como, em minha história de vida se constitui a formação do Diretor de Escola pública estadual que sou hoje? Como me constitui como diretor democrático preocupado com a qualidade do ensino? A partir destas questões defini que o objetivo geral desta pesquisa seria o de compreender como eu, em minhas vivências histórico-culturais, fui me constituindo o Diretor de Escola pública que sou, preocupado com a gestão democrática e com a qualidade do ensino. O caminho metodológico que usei foi o da autobiografia, assim, eu, João, Diretor de Escola – autor/ator – olhei para minha história de vida construída no chão da escola e analisei se estas vivências e práticas me constituíram no diretor que sou, com tendências democráticas. A narrativa que nasce da minha prática de mais de dezoito anos como Diretor de Escola, está estruturada seguindo quatro grandes momentos de minha vida: eu, enquanto aluno que observo a escola; eu, enquanto professor que trabalho e, de certa forma faço a escola, eu, como diretor que, busquei usar de práticas democráticas, e fui me constituindo Diretor de Escola e, finalmente, eu, diretor e a comunidade escolar, onde leio e procuro organizar minha prática à luz dos comentários e avaliações elaboradas pela comunidade escolar. Entrelaçada às minhas experiências escolares está a história da nossa sociedade, a história da educação e parte da produção teoria acadêmica realizada ao longo do tempo que discute temas como Administração Escolar e Direção Escolar. Concluo mostrando que o Diretor de Escola que hoje sou se fez ao longo de minhas experiências vividas e que hoje, exercida entre as fidelidades e as infidelidades normativas busca pautar-se na gestão democrática com vista à melhoria da qualidade do ensino.
id UNSP_9ee2461865af8ab905bbd558a9929dd4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/149914
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográficaThe public school and the training of the director: an autobiographical narrativeDiretor de escolaAutobiografiaEscola públicaGestão democráticaGestão escolarSchool principalAutobiographyPublic schoolDemocratic managementSchool managementEste trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de Presidente Prudente, e inserido na linha de pesquisa 4: Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores. Nele busco pensar a constituição de uma escola pública estadual que tem como princípio a gestão democrática. Embora já prevista em lei e reconhecida como necessária e urgente, a gestão democrática nas escolas públicas, se constitui em grande desafio porque implica em mudanças de hábitos e costumes arraigados há décadas na administração escolar e, substituí-los requer a quebra de paradigmas sociais, políticos, pessoais e, em alguns casos, legais. Para fazer esta reflexão levanto como questões centrais: Como, em minha história de vida se constitui a formação do Diretor de Escola pública estadual que sou hoje? Como me constitui como diretor democrático preocupado com a qualidade do ensino? A partir destas questões defini que o objetivo geral desta pesquisa seria o de compreender como eu, em minhas vivências histórico-culturais, fui me constituindo o Diretor de Escola pública que sou, preocupado com a gestão democrática e com a qualidade do ensino. O caminho metodológico que usei foi o da autobiografia, assim, eu, João, Diretor de Escola – autor/ator – olhei para minha história de vida construída no chão da escola e analisei se estas vivências e práticas me constituíram no diretor que sou, com tendências democráticas. A narrativa que nasce da minha prática de mais de dezoito anos como Diretor de Escola, está estruturada seguindo quatro grandes momentos de minha vida: eu, enquanto aluno que observo a escola; eu, enquanto professor que trabalho e, de certa forma faço a escola, eu, como diretor que, busquei usar de práticas democráticas, e fui me constituindo Diretor de Escola e, finalmente, eu, diretor e a comunidade escolar, onde leio e procuro organizar minha prática à luz dos comentários e avaliações elaboradas pela comunidade escolar. Entrelaçada às minhas experiências escolares está a história da nossa sociedade, a história da educação e parte da produção teoria acadêmica realizada ao longo do tempo que discute temas como Administração Escolar e Direção Escolar. Concluo mostrando que o Diretor de Escola que hoje sou se fez ao longo de minhas experiências vividas e que hoje, exercida entre as fidelidades e as infidelidades normativas busca pautar-se na gestão democrática com vista à melhoria da qualidade do ensino.This research is linked to the Post-graduate in Education of the Faculty of Science and Technology University Estadual Paulista – Unesp – Campus of Presidente Prudente, and inserted in the search line 4: Public Policy, School Organization and Teachers Formation. In this training seek, the constitution of a public state school has a principle that is the democratic management. Although provided by law and recognized as necessary and urgent, the democratic management in schools constitutes a great challenge because it involves changing habits end ingrained habits for decades in school administration and replacing them requires heaking social paradigms, political, personal and, in some cases, legal. To make this reflection, Traise central questions: How the story oh my life contributed to the formation of the state public school principal who I am today? How I myself formed as a democratic director wovied about the quality of teaching? From these questions define the objective of this reserch that was to understand how I, in my cultural historical experiences, I was myself constituting the public school principal I’m concerned about the democratic management and the quality of teaching. The way of methodology that I used was the autobiography, so, I, John, director of school – author/actor – looked at my life story built on the school ground and analyzed whether these experiences and practices constituted the director who I am, with democratic trend. The narrative which was born of my practice over eighteen years as a principal of school, is structured following four great moments of my life. I, as a student I observe the school; I, as a director that sought to use democratic practices, end was forming me the school principal, and finally; I, principal and school community where I read and I try to organize my practice in the light of comments and evaluations developed by the school community. Interlace at my school experiences is the story of our society, the history of education and of the academic theory production performed over time discussing topics such as School Administration and Management School. I finish showing that the school principal that I am today is done throughout my experiences and today exercised between allegiances and normative search infidelities that were based on democratic management to improve the quality of teaching.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira Filho, João [UNESP]2017-03-23T18:16:38Z2017-03-23T18:16:38Z2016-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14991400088260433004129044P64339807008555214porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-05T06:25:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149914Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-05T06:25:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográfica
The public school and the training of the director: an autobiographical narrative
title A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográfica
spellingShingle A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográfica
Ferreira Filho, João [UNESP]
Diretor de escola
Autobiografia
Escola pública
Gestão democrática
Gestão escolar
School principal
Autobiography
Public school
Democratic management
School management
title_short A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográfica
title_full A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográfica
title_fullStr A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográfica
title_full_unstemmed A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográfica
title_sort A escola pública e a formação do diretor: uma narrativa autobiográfica
author Ferreira Filho, João [UNESP]
author_facet Ferreira Filho, João [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Filho, João [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor de escola
Autobiografia
Escola pública
Gestão democrática
Gestão escolar
School principal
Autobiography
Public school
Democratic management
School management
topic Diretor de escola
Autobiografia
Escola pública
Gestão democrática
Gestão escolar
School principal
Autobiography
Public school
Democratic management
School management
description Este trabalho de pesquisa está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de Presidente Prudente, e inserido na linha de pesquisa 4: Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores. Nele busco pensar a constituição de uma escola pública estadual que tem como princípio a gestão democrática. Embora já prevista em lei e reconhecida como necessária e urgente, a gestão democrática nas escolas públicas, se constitui em grande desafio porque implica em mudanças de hábitos e costumes arraigados há décadas na administração escolar e, substituí-los requer a quebra de paradigmas sociais, políticos, pessoais e, em alguns casos, legais. Para fazer esta reflexão levanto como questões centrais: Como, em minha história de vida se constitui a formação do Diretor de Escola pública estadual que sou hoje? Como me constitui como diretor democrático preocupado com a qualidade do ensino? A partir destas questões defini que o objetivo geral desta pesquisa seria o de compreender como eu, em minhas vivências histórico-culturais, fui me constituindo o Diretor de Escola pública que sou, preocupado com a gestão democrática e com a qualidade do ensino. O caminho metodológico que usei foi o da autobiografia, assim, eu, João, Diretor de Escola – autor/ator – olhei para minha história de vida construída no chão da escola e analisei se estas vivências e práticas me constituíram no diretor que sou, com tendências democráticas. A narrativa que nasce da minha prática de mais de dezoito anos como Diretor de Escola, está estruturada seguindo quatro grandes momentos de minha vida: eu, enquanto aluno que observo a escola; eu, enquanto professor que trabalho e, de certa forma faço a escola, eu, como diretor que, busquei usar de práticas democráticas, e fui me constituindo Diretor de Escola e, finalmente, eu, diretor e a comunidade escolar, onde leio e procuro organizar minha prática à luz dos comentários e avaliações elaboradas pela comunidade escolar. Entrelaçada às minhas experiências escolares está a história da nossa sociedade, a história da educação e parte da produção teoria acadêmica realizada ao longo do tempo que discute temas como Administração Escolar e Direção Escolar. Concluo mostrando que o Diretor de Escola que hoje sou se fez ao longo de minhas experiências vividas e que hoje, exercida entre as fidelidades e as infidelidades normativas busca pautar-se na gestão democrática com vista à melhoria da qualidade do ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-04
2017-03-23T18:16:38Z
2017-03-23T18:16:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/149914
000882604
33004129044P6
4339807008555214
url http://hdl.handle.net/11449/149914
identifier_str_mv 000882604
33004129044P6
4339807008555214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965761705181184