Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: González, Jorge Ribail Reyes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/154459
Resumo: Este é um estudo que examina a noção de Alteridade em filmes cubanos e brasileiros da década de 90. A análise é feita nos filmes cubanos Fresa e Chocolate (1994) e Guantanamera (1995), assim como nos brasileiros Central do Brasil (1998) e Terra Estrangeira (1996). A pesquisa foi desenvolvida mediante uma indagação documental com metodologia qualitativa, com a elaboração e análise de um sistema de categorias e variáveis a partir da triangulação metodológica, teórica e disciplinar de diversos conteúdos vindos da filosofia, dos estudos culturais e da semiótica com referências a autores como Hal Foster, Merleau Ponty, Lévinas, Rancière e Greimas que permitem ratificar as complexidades envolvidas no cinema contemporâneo. Foram analisados os personagens dos filmes selecionados como sujeitos de Alteridade pertencentes a grupos da realidade multicultural contemporânea conforme critérios socioculturais. Alem disso, foram examinadas as narrativas de ditas obras a partir da noção de Alteridade entendida fenomenologicamente como aptidão de intersubjetividade, e disposição inata para estar no mundo, fazendo entender o cinema como rede intrincada de relações. Ainda, se inclui o roteiro do curta-metragem Tuya para sempre que foi elaborado pelo autor da pesquisa aplicando os procedimentos de análise resultantes desta.
id UNSP_9f209164a76c1cba48b8c769f5630441
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154459
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90Alteridad en filmes de ficción: Brasil y Cuba, década del 90AlteridadeCinema cubanoCinema brasileiroDécada de noventaFenomenologiaSemióticaAlteridadCine cubanoCine brasileñoDécada del noventaFenomenologíaSemióticaEste é um estudo que examina a noção de Alteridade em filmes cubanos e brasileiros da década de 90. A análise é feita nos filmes cubanos Fresa e Chocolate (1994) e Guantanamera (1995), assim como nos brasileiros Central do Brasil (1998) e Terra Estrangeira (1996). A pesquisa foi desenvolvida mediante uma indagação documental com metodologia qualitativa, com a elaboração e análise de um sistema de categorias e variáveis a partir da triangulação metodológica, teórica e disciplinar de diversos conteúdos vindos da filosofia, dos estudos culturais e da semiótica com referências a autores como Hal Foster, Merleau Ponty, Lévinas, Rancière e Greimas que permitem ratificar as complexidades envolvidas no cinema contemporâneo. Foram analisados os personagens dos filmes selecionados como sujeitos de Alteridade pertencentes a grupos da realidade multicultural contemporânea conforme critérios socioculturais. Alem disso, foram examinadas as narrativas de ditas obras a partir da noção de Alteridade entendida fenomenologicamente como aptidão de intersubjetividade, e disposição inata para estar no mundo, fazendo entender o cinema como rede intrincada de relações. Ainda, se inclui o roteiro do curta-metragem Tuya para sempre que foi elaborado pelo autor da pesquisa aplicando os procedimentos de análise resultantes desta.Este es un estudio que examina la noción de Alteridade en películas cubanas y brasileñas de la década de 1990. Se analisan las películas cubanas Fresa y Chocolate (1994) y Guantanamera (1995), así como en Central de Brasil (1998) y Tierra Extranjera (1996), producidas en Brasil. La investigación se desarolla mediante una indagación documental con metodología cualitativa a partir la elaboración y análisis de un sistema de categorías y variables, con de la triangulación metodológica, teórica y disciplinar de diversos contenidos provenientes de la filosofía, los estudios culturales y la semiótica con referencias de autores como Hal Foster, Merleau Ponty, Lévinas, Ranciere y Greimas, todo lo cual permite ratificar las complejidades envueltas en el cine contemporáneo. Se analizan los personajes de las películas seleccionadas como sujetos de Alteridade pertenecientes a grupos de la realidad multicultural contemporánea conforme criterios socioculturais. Así mismo, fueron examinadas las narrativas de dichas obras desde la noción de Alteridade entendida fenomenologicamente como aptitud de intersubjetividade, e disposición innata para estar en el mundo, lo que permite entender el cine como red enmarañada de relaciones. Aún, se incluye el guión del cortometraje “Tuya para siempre" el cual fue elaborado por el autor con la aplicación de los procedimientos de análisis que han resultado de esta investigación.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES:12477133Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leote, Rosangella [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)González, Jorge Ribail Reyes2018-07-05T14:55:06Z2018-07-05T14:55:06Z2018-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15445900090574433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-22T06:04:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-22T06:04:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90
Alteridad en filmes de ficción: Brasil y Cuba, década del 90
title Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90
spellingShingle Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90
González, Jorge Ribail Reyes
Alteridade
Cinema cubano
Cinema brasileiro
Década de noventa
Fenomenologia
Semiótica
Alteridad
Cine cubano
Cine brasileño
Década del noventa
Fenomenología
Semiótica
title_short Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90
title_full Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90
title_fullStr Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90
title_full_unstemmed Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90
title_sort Alteridade em filmes de ficção: Brasil e Cuba, década de 90
author González, Jorge Ribail Reyes
author_facet González, Jorge Ribail Reyes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leote, Rosangella [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv González, Jorge Ribail Reyes
dc.subject.por.fl_str_mv Alteridade
Cinema cubano
Cinema brasileiro
Década de noventa
Fenomenologia
Semiótica
Alteridad
Cine cubano
Cine brasileño
Década del noventa
Fenomenología
Semiótica
topic Alteridade
Cinema cubano
Cinema brasileiro
Década de noventa
Fenomenologia
Semiótica
Alteridad
Cine cubano
Cine brasileño
Década del noventa
Fenomenología
Semiótica
description Este é um estudo que examina a noção de Alteridade em filmes cubanos e brasileiros da década de 90. A análise é feita nos filmes cubanos Fresa e Chocolate (1994) e Guantanamera (1995), assim como nos brasileiros Central do Brasil (1998) e Terra Estrangeira (1996). A pesquisa foi desenvolvida mediante uma indagação documental com metodologia qualitativa, com a elaboração e análise de um sistema de categorias e variáveis a partir da triangulação metodológica, teórica e disciplinar de diversos conteúdos vindos da filosofia, dos estudos culturais e da semiótica com referências a autores como Hal Foster, Merleau Ponty, Lévinas, Rancière e Greimas que permitem ratificar as complexidades envolvidas no cinema contemporâneo. Foram analisados os personagens dos filmes selecionados como sujeitos de Alteridade pertencentes a grupos da realidade multicultural contemporânea conforme critérios socioculturais. Alem disso, foram examinadas as narrativas de ditas obras a partir da noção de Alteridade entendida fenomenologicamente como aptidão de intersubjetividade, e disposição inata para estar no mundo, fazendo entender o cinema como rede intrincada de relações. Ainda, se inclui o roteiro do curta-metragem Tuya para sempre que foi elaborado pelo autor da pesquisa aplicando os procedimentos de análise resultantes desta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05T14:55:06Z
2018-07-05T14:55:06Z
2018-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154459
000905744
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/154459
identifier_str_mv 000905744
33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800400958933434368