Metalinguagem em Budapeste, de Chico Buarque
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/99174 |
Resumo: | Partindo da análise da estrutura narrativa do romance Budapeste, de Chico Buarque, este trabalho procura discutir o papel que a metalinguagem desempenha nos diversos níveis da obra: desde a caracterização de personagens e ambientes (ghostwriters, academia de letras, lançamentos de best-sellers etc.), passando pela fundamentação dos conflitos (aquisição de uma língua estrangeira, paixão pelas palavras), até chegar ao ponto de interferir na própria construção do espaço-tempo diegético. Essa interferência atua no sentido de favorecer a articulação de uma espécie de jogo, cujo ponto alto se encontra no final do livro, quando então se depara com uma estrutura que se fecha em abismo, servindo ao mesmo tempo como resolução da trama, revelação da história principal e convite à releitura. Com isso é gerado um acúmulo semântico que desautomatiza a recepção, tal como ocorre na poesia, reforçando a idéia da centralidade das questões relativas à língua e à linguagem dentro da obra |
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Metalinguagem em Budapeste, de Chico BuarqueBuarque, Chico, 1944- Budapeste - Crítica e interpretaçãoMetalinguagemPoesiaJogos narrativosMetalanguageNarrativePoetryPartindo da análise da estrutura narrativa do romance Budapeste, de Chico Buarque, este trabalho procura discutir o papel que a metalinguagem desempenha nos diversos níveis da obra: desde a caracterização de personagens e ambientes (ghostwriters, academia de letras, lançamentos de best-sellers etc.), passando pela fundamentação dos conflitos (aquisição de uma língua estrangeira, paixão pelas palavras), até chegar ao ponto de interferir na própria construção do espaço-tempo diegético. Essa interferência atua no sentido de favorecer a articulação de uma espécie de jogo, cujo ponto alto se encontra no final do livro, quando então se depara com uma estrutura que se fecha em abismo, servindo ao mesmo tempo como resolução da trama, revelação da história principal e convite à releitura. Com isso é gerado um acúmulo semântico que desautomatiza a recepção, tal como ocorre na poesia, reforçando a idéia da centralidade das questões relativas à língua e à linguagem dentro da obraStarting with narrative structure‟s analysis of Budapeste (Budapest), Chico Buarque‟s romance, this work intent to argue the paper that metalanguage plays inside the work, in all levels: since characters and ambient characterization (ghost-writer, literary society, best-seller`s casting, etc), passing by fundamentation of conflicts (learning a foreign language, word‟s passion), until the point that it interferes in the construction of diegetic time-space. This interference works in a way to promote a kind of play‟s articulation, that has its high moment in the end of the book, when there is a structure that closes an abysm, serving like trama's resolution, revelation of principal history and re-ready invite. Then, the semantic accumulation created interrupts automatized reception, as occurs in poetry, reinforcing the core idea about langue and language in the bookCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Dayana Velozo Pastor [UNESP]2014-06-11T19:29:50Z2014-06-11T19:29:50Z2010-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f. : il.application/pdfANDRADE, Dayana Velozo Pastor. Metalinguagem em Budapeste, de Chico Buarque. 2010. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/99174000620581andrade_dvp_me_arafcl.pdf33004030016P09077609822284701Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-14T06:19:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-14T06:19:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Partindo da análise da estrutura narrativa do romance Budapeste, de Chico Buarque, este trabalho procura discutir o papel que a metalinguagem desempenha nos diversos níveis da obra: desde a caracterização de personagens e ambientes (ghostwriters, academia de letras, lançamentos de best-sellers etc.), passando pela fundamentação dos conflitos (aquisição de uma língua estrangeira, paixão pelas palavras), até chegar ao ponto de interferir na própria construção do espaço-tempo diegético. Essa interferência atua no sentido de favorecer a articulação de uma espécie de jogo, cujo ponto alto se encontra no final do livro, quando então se depara com uma estrutura que se fecha em abismo, servindo ao mesmo tempo como resolução da trama, revelação da história principal e convite à releitura. Com isso é gerado um acúmulo semântico que desautomatiza a recepção, tal como ocorre na poesia, reforçando a idéia da centralidade das questões relativas à língua e à linguagem dentro da obra |
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