Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Araújo-Chiuchi, Ana Carolina [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/86551
Resumo: O propósito desta pesquisa é estudar o emprego não-convencional da vírgula em textos escritos por alunos de quinta série/sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de São José do Rio Preto (SP). Partindo da hipótese de que parte das motivações das ocorrências não-convencionais de vírgula possa estar estreitamente ligada às características prosódicas dos enunciados orais/falados, neste trabalho, investigamos em que medida fronteiras de domínios prosódicos podem motivar a colocação não-convencional dessas vírgulas. Para a identificação de fronteiras de domínios prosódicos, tomamos como referência descrições prosódicas do Português Brasileiro feitas por Tenani (1996; 2002) e Fernandes (2007), as quais têm em comum a fundamentação teórica baseada no modelo de Fonologia Prosódica de Nespor & Vogel (1986). Esse modelo hierárquico propõe sete domínios prosódicos; nesta pesquisa, interessam-nos, mais particularmente, os três últimos, por estarem relacionados ao nível oracional: a frase fonológica (ϕ), a frase entoacional (I) e o enunciado fonológico (U). Ao estabelecermos relação entre características dos enunciados orais/falados e vírgulas cujos empregos sejam não-convencionais, não adotamos a visão segundo a qual esses empregos são vistos como produto de uma relação de interferência da fala na escrita, sendo a escrita apenas uma representação da fala. Ancoramo-nos em uma concepção de escrita heterogeneamente constituída, como propõe Corrêa (2004), e, juntamente com o autor, assumimos o letramento e a oralidade como práticas sociais vinculadas ao falado e ao escrito. Desse modo, por meio do uso de vírgulas em textos de alunos de quinta série/sexto ano, investigamos possíveis relações, feitas pelos escreventes, entre enunciados...
id UNSP_a145f40aae15ad06316066e899bcaf7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86551
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamentalLinguísticaLíngua portuguesa - PontuaçãoLíngua portuguesa - EscritaVirgulaCommaO propósito desta pesquisa é estudar o emprego não-convencional da vírgula em textos escritos por alunos de quinta série/sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de São José do Rio Preto (SP). Partindo da hipótese de que parte das motivações das ocorrências não-convencionais de vírgula possa estar estreitamente ligada às características prosódicas dos enunciados orais/falados, neste trabalho, investigamos em que medida fronteiras de domínios prosódicos podem motivar a colocação não-convencional dessas vírgulas. Para a identificação de fronteiras de domínios prosódicos, tomamos como referência descrições prosódicas do Português Brasileiro feitas por Tenani (1996; 2002) e Fernandes (2007), as quais têm em comum a fundamentação teórica baseada no modelo de Fonologia Prosódica de Nespor & Vogel (1986). Esse modelo hierárquico propõe sete domínios prosódicos; nesta pesquisa, interessam-nos, mais particularmente, os três últimos, por estarem relacionados ao nível oracional: a frase fonológica (ϕ), a frase entoacional (I) e o enunciado fonológico (U). Ao estabelecermos relação entre características dos enunciados orais/falados e vírgulas cujos empregos sejam não-convencionais, não adotamos a visão segundo a qual esses empregos são vistos como produto de uma relação de interferência da fala na escrita, sendo a escrita apenas uma representação da fala. Ancoramo-nos em uma concepção de escrita heterogeneamente constituída, como propõe Corrêa (2004), e, juntamente com o autor, assumimos o letramento e a oralidade como práticas sociais vinculadas ao falado e ao escrito. Desse modo, por meio do uso de vírgulas em textos de alunos de quinta série/sexto ano, investigamos possíveis relações, feitas pelos escreventes, entre enunciados...The purpose of this research is study the use of the unconventional comma in texts written by fifth grade-students from a public elementary school located in the city of Sao Jose do Rio Preto (SP). Considering the hypothesis that part of the motivations of the unconventional comma’s occurrences can be narrowly linked to the prosodic features of oral /spoken statements, in this study, we investigated how the boundaries of prosodic domains can motivate the use of the unconventional commas. For the identification of boundaries of prosodic domains, we take as reference the prosodic descriptions of Brazilian Portuguese written by Tenani (1996, 2002) and Fernandes (2007), which share a common theoretical model based on the Prosodic Phonology of Nespor & Vogel (1986). This hierarchical model proposes seven prosodic domains; in this research, we are interested, more particularly, in the last three domains because they are related to the clausal level: a phonological phrase (ϕ), the intonation phrase (I) and the phonological statement (U). When we establish the relations between characteristics of oral/spoken statements and commas which uses are non-conventional, we don’t adopt the view in which these uses are seen as the product of a relation of interference of speech in writing, considering that the writing is only a representation of speech. We take as reference a conception of writing as a heterogeneously constituted, as proposed by Correa (2004), and agreeing with the author, we assumed the literacy and orality as social practices related to spoken and the written. Thus, through the use of commas in the texts of fifth grade-students, we investigated the possible relations, made by the students, between oral/spoken and literate/written utterances. Based on this conception of writing, we found in the corpus of this research... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tenani, Luciani Ester [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo-Chiuchi, Ana Carolina [UNESP]2014-06-11T19:22:19Z2014-06-11T19:22:19Z2012-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 f. : il. color.application/pdfARAÚJO-CHIUCHI, Ana Carolina. Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental. 2012. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/86551000696816araujochiuchi_ac_me_sjrp.pdf33004153069P57563247206294663Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:13:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86551Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-18T06:13:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental
title Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental
spellingShingle Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental
Araújo-Chiuchi, Ana Carolina [UNESP]
Linguística
Língua portuguesa - Pontuação
Língua portuguesa - Escrita
Virgula
Comma
title_short Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental
title_full Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental
title_fullStr Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental
title_sort Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental
author Araújo-Chiuchi, Ana Carolina [UNESP]
author_facet Araújo-Chiuchi, Ana Carolina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tenani, Luciani Ester [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo-Chiuchi, Ana Carolina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Língua portuguesa - Pontuação
Língua portuguesa - Escrita
Virgula
Comma
topic Linguística
Língua portuguesa - Pontuação
Língua portuguesa - Escrita
Virgula
Comma
description O propósito desta pesquisa é estudar o emprego não-convencional da vírgula em textos escritos por alunos de quinta série/sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de São José do Rio Preto (SP). Partindo da hipótese de que parte das motivações das ocorrências não-convencionais de vírgula possa estar estreitamente ligada às características prosódicas dos enunciados orais/falados, neste trabalho, investigamos em que medida fronteiras de domínios prosódicos podem motivar a colocação não-convencional dessas vírgulas. Para a identificação de fronteiras de domínios prosódicos, tomamos como referência descrições prosódicas do Português Brasileiro feitas por Tenani (1996; 2002) e Fernandes (2007), as quais têm em comum a fundamentação teórica baseada no modelo de Fonologia Prosódica de Nespor & Vogel (1986). Esse modelo hierárquico propõe sete domínios prosódicos; nesta pesquisa, interessam-nos, mais particularmente, os três últimos, por estarem relacionados ao nível oracional: a frase fonológica (ϕ), a frase entoacional (I) e o enunciado fonológico (U). Ao estabelecermos relação entre características dos enunciados orais/falados e vírgulas cujos empregos sejam não-convencionais, não adotamos a visão segundo a qual esses empregos são vistos como produto de uma relação de interferência da fala na escrita, sendo a escrita apenas uma representação da fala. Ancoramo-nos em uma concepção de escrita heterogeneamente constituída, como propõe Corrêa (2004), e, juntamente com o autor, assumimos o letramento e a oralidade como práticas sociais vinculadas ao falado e ao escrito. Desse modo, por meio do uso de vírgulas em textos de alunos de quinta série/sexto ano, investigamos possíveis relações, feitas pelos escreventes, entre enunciados...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-03
2014-06-11T19:22:19Z
2014-06-11T19:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO-CHIUCHI, Ana Carolina. Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental. 2012. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/86551
000696816
araujochiuchi_ac_me_sjrp.pdf
33004153069P5
7563247206294663
identifier_str_mv ARAÚJO-CHIUCHI, Ana Carolina. Usos não-convencionais da vírgula em textos de alunos de quinta série/sexto ano do ensino fundamental. 2012. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
000696816
araujochiuchi_ac_me_sjrp.pdf
33004153069P5
7563247206294663
url http://hdl.handle.net/11449/86551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401326234927104