A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Saptti-Cavalari, Suzi Marques [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/103514
Resumo: Esta investigação se caracteriza como um estudo de caso que trata do processo autoavaliativo em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem à distância (teletandem). De forma mais específica, investiga-se a auto-avaliação em relação às peculiaridades da comunicação no ambiente chat, que promove uma linguagem bastante específica no que tange às relações entre a língua falada e a língua escrita. Partindo desse pressuposto, o estudo envolve a caracterização (i) da linguagem do chat no teletandem e (ii) dos objetivos de aprendizagem e dos critérios e parâmetros de avaliação sob a perspectiva de uma brasileira, aprendiz de inglês como língua estrangeira, formanda em um curso de Licenciatura em Letras. Em acordo com uma pesquisa qualitativa de base etnográfica, os dados foram gerados por meio de questionário, entrevista, registros de (i) interações via chat, (ii) reuniões de mediação e (iii) e-mails, e confecção de diários reflexivos. A análise dos dados mostrou que a linguagem do chat apresenta características específicas no ambiente TTD e refletem a posição enunciativa em que a participante brasileira se coloca. Tais características têm implicações para o processo auto-avaliativo, uma vez que o registro escrito favorece a revisão lingüística com foco na forma. Observou-se que a alternância entre línguas e, consequentemente, entre os papéis desempenhados pelos participantes motivaram a brasileira a estabelecer metas, tanto sob a perspectiva de sua formação, quanto de sua aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Nesse sentido, notou-se que a participante estabelece parâmetros altos para a avaliação do próprio desempenho, além de critérios afetivos, lingüístico-comunicativos e com base na presença ou ausência de feedback para avaliar sua atuação no teletandem.
id UNSP_a1e42f8279ee7a0a3847dff3b21d0c52
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103514
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chatSelf-assessmentTandem language teaching and learningChat languageLingüística aplicadaLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnsino à distânciaAvaliação educacionalTeletandemAuto-avaliação na educaçãoEsta investigação se caracteriza como um estudo de caso que trata do processo autoavaliativo em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem à distância (teletandem). De forma mais específica, investiga-se a auto-avaliação em relação às peculiaridades da comunicação no ambiente chat, que promove uma linguagem bastante específica no que tange às relações entre a língua falada e a língua escrita. Partindo desse pressuposto, o estudo envolve a caracterização (i) da linguagem do chat no teletandem e (ii) dos objetivos de aprendizagem e dos critérios e parâmetros de avaliação sob a perspectiva de uma brasileira, aprendiz de inglês como língua estrangeira, formanda em um curso de Licenciatura em Letras. Em acordo com uma pesquisa qualitativa de base etnográfica, os dados foram gerados por meio de questionário, entrevista, registros de (i) interações via chat, (ii) reuniões de mediação e (iii) e-mails, e confecção de diários reflexivos. A análise dos dados mostrou que a linguagem do chat apresenta características específicas no ambiente TTD e refletem a posição enunciativa em que a participante brasileira se coloca. Tais características têm implicações para o processo auto-avaliativo, uma vez que o registro escrito favorece a revisão lingüística com foco na forma. Observou-se que a alternância entre línguas e, consequentemente, entre os papéis desempenhados pelos participantes motivaram a brasileira a estabelecer metas, tanto sob a perspectiva de sua formação, quanto de sua aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Nesse sentido, notou-se que a participante estabelece parâmetros altos para a avaliação do próprio desempenho, além de critérios afetivos, lingüístico-comunicativos e com base na presença ou ausência de feedback para avaliar sua atuação no teletandem.This investigation is characterized as a case study which deals with the self-assessment process in a distant tandem language teaching and learning context (teletandem). It focuses self-assessment in its relation to the peculiarities of chat communication, which promotes specific language features considering how spoken and written languages are described. The study involves the description of the chat language in teletandem, the learning goals and the assessment standards and criteria under the perspective of a Brazilian participant who is a learner of English as a second language and an undergraduate student in a teacher development course. In accordance with a qualitative research, data were colleted by means of questionnaire; interview; recordings of teletendem sessions, mediation meetings and e-mail exchange; and reflexive diary writing. Data analysis showed that the chat language presents some specific features in teletandem context which are fostered by the enunciative position taken by the Brazilian participant. Such features have some implications on the self-assessment process, once the written record of linguistic production favors revision with focus on form. Besides, shifting language as well as participants´ roles seemed to motivate the Brazilian interactant to establish goals both as a language learner and as a language teacher under development. Eventually, analysis proved that the participant sets high standards as well as affective, linguistic-comunicative and based-on-feedback criteria to assess her own performance in teletandem.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benedetti, Ana Mariza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saptti-Cavalari, Suzi Marques [UNESP]2014-06-11T19:32:45Z2014-06-11T19:32:45Z2009-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis262 f. : il. color.application/pdfSAPTTI-CAVALARI, Suzi Marques. A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat. 2009. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/103514000592834cavalari_sms_dr_sjrp.pdf33004153069P57562239125579892Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T06:05:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:05:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat
title A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat
spellingShingle A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat
Saptti-Cavalari, Suzi Marques [UNESP]
Self-assessment
Tandem language teaching and learning
Chat language
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino à distância
Avaliação educacional
Teletandem
Auto-avaliação na educação
title_short A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat
title_full A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat
title_fullStr A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat
title_full_unstemmed A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat
title_sort A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat
author Saptti-Cavalari, Suzi Marques [UNESP]
author_facet Saptti-Cavalari, Suzi Marques [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedetti, Ana Mariza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Saptti-Cavalari, Suzi Marques [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Self-assessment
Tandem language teaching and learning
Chat language
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino à distância
Avaliação educacional
Teletandem
Auto-avaliação na educação
topic Self-assessment
Tandem language teaching and learning
Chat language
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino à distância
Avaliação educacional
Teletandem
Auto-avaliação na educação
description Esta investigação se caracteriza como um estudo de caso que trata do processo autoavaliativo em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem à distância (teletandem). De forma mais específica, investiga-se a auto-avaliação em relação às peculiaridades da comunicação no ambiente chat, que promove uma linguagem bastante específica no que tange às relações entre a língua falada e a língua escrita. Partindo desse pressuposto, o estudo envolve a caracterização (i) da linguagem do chat no teletandem e (ii) dos objetivos de aprendizagem e dos critérios e parâmetros de avaliação sob a perspectiva de uma brasileira, aprendiz de inglês como língua estrangeira, formanda em um curso de Licenciatura em Letras. Em acordo com uma pesquisa qualitativa de base etnográfica, os dados foram gerados por meio de questionário, entrevista, registros de (i) interações via chat, (ii) reuniões de mediação e (iii) e-mails, e confecção de diários reflexivos. A análise dos dados mostrou que a linguagem do chat apresenta características específicas no ambiente TTD e refletem a posição enunciativa em que a participante brasileira se coloca. Tais características têm implicações para o processo auto-avaliativo, uma vez que o registro escrito favorece a revisão lingüística com foco na forma. Observou-se que a alternância entre línguas e, consequentemente, entre os papéis desempenhados pelos participantes motivaram a brasileira a estabelecer metas, tanto sob a perspectiva de sua formação, quanto de sua aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Nesse sentido, notou-se que a participante estabelece parâmetros altos para a avaliação do próprio desempenho, além de critérios afetivos, lingüístico-comunicativos e com base na presença ou ausência de feedback para avaliar sua atuação no teletandem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-20
2014-06-11T19:32:45Z
2014-06-11T19:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAPTTI-CAVALARI, Suzi Marques. A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat. 2009. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/103514
000592834
cavalari_sms_dr_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
identifier_str_mv SAPTTI-CAVALARI, Suzi Marques. A auto-avaliação em um contexto de ensino-aprendizagem de línguas em tandem via chat. 2009. 262 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
000592834
cavalari_sms_dr_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
url http://hdl.handle.net/11449/103514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 262 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800400889137070080