A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Rissardi, Melina Sumaia [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/143461
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um objeto digital de aprendizagem, com uma sequência didática, diferente daquela tratada no Caderno do Professor e do Aluno da Secretaria da Educação do Estado de SP, oportunizando assim, novas práticas pedagógicas para docentes e educandos, em diferentes contextos de aprendizagem. O uso de tal ferramenta na sala de aula empenhou-se em contribuir para que os alunos desnaturalizassem os fenômenos sociais determinantes da realidade por eles vivenciada cotidianamente. Uma nova visão dessa realidade permitiu que os alunos criassem condições para modificá-la, tanto individual quanto coletivamente. O trabalho também buscou analisar de forma crítica os documentos que dão diretrizes a educação no plano nacional e no estadual, sendo eles: os Parâmetros Curriculares Nacionais; as Orientações Curriculares para o Ensino Médio; o Currículo do estado de São Paulo.
id UNSP_a2d6d1336af835ace3a0f38b1062a2bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143461
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São PauloReality of social denaturalization as a method for sociology teaching in basic education : beyond the curriculum official state of São PauloCurrículoDesnaturalização da realidadeEnsino de sociologiaSociology of educationDenaturalizationCurriculumO presente trabalho tem por objetivo desenvolver um objeto digital de aprendizagem, com uma sequência didática, diferente daquela tratada no Caderno do Professor e do Aluno da Secretaria da Educação do Estado de SP, oportunizando assim, novas práticas pedagógicas para docentes e educandos, em diferentes contextos de aprendizagem. O uso de tal ferramenta na sala de aula empenhou-se em contribuir para que os alunos desnaturalizassem os fenômenos sociais determinantes da realidade por eles vivenciada cotidianamente. Uma nova visão dessa realidade permitiu que os alunos criassem condições para modificá-la, tanto individual quanto coletivamente. O trabalho também buscou analisar de forma crítica os documentos que dão diretrizes a educação no plano nacional e no estadual, sendo eles: os Parâmetros Curriculares Nacionais; as Orientações Curriculares para o Ensino Médio; o Currículo do estado de São Paulo.This study aims to develop a digital learning object, with a didactic sequence, different from that dealt with notebook Teacher and Student from the state of SP education, providing opportunities so new teaching practices for teachers and students in different learning contexts. The use of such a tool in the classroom aimed to help students desnaturalizassem the determining social phenomena of reality they experienced daily. A new vision of this reality allowed students to create conditions to modify it, both individually and collectively. The work also sought to analyze critically the documents which give education guidelines at the national level and at the state, namely: the National Curriculum Standards; the Curriculum Guidelines for Secondary Education; Curriculum the state of São Paulo.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rissardi, Melina Sumaia [UNESP]2016-08-29T19:07:55Z2016-08-29T19:07:55Z2016-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14346100087208233004056091P09368765428422950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:28:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143461Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-10T06:28:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo
Reality of social denaturalization as a method for sociology teaching in basic education : beyond the curriculum official state of São Paulo
title A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo
spellingShingle A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo
Rissardi, Melina Sumaia [UNESP]
Currículo
Desnaturalização da realidade
Ensino de sociologia
Sociology of education
Denaturalization
Curriculum
title_short A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo
title_full A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo
title_fullStr A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo
title_sort A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo
author Rissardi, Melina Sumaia [UNESP]
author_facet Rissardi, Melina Sumaia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vitor [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rissardi, Melina Sumaia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Desnaturalização da realidade
Ensino de sociologia
Sociology of education
Denaturalization
Curriculum
topic Currículo
Desnaturalização da realidade
Ensino de sociologia
Sociology of education
Denaturalization
Curriculum
description O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um objeto digital de aprendizagem, com uma sequência didática, diferente daquela tratada no Caderno do Professor e do Aluno da Secretaria da Educação do Estado de SP, oportunizando assim, novas práticas pedagógicas para docentes e educandos, em diferentes contextos de aprendizagem. O uso de tal ferramenta na sala de aula empenhou-se em contribuir para que os alunos desnaturalizassem os fenômenos sociais determinantes da realidade por eles vivenciada cotidianamente. Uma nova visão dessa realidade permitiu que os alunos criassem condições para modificá-la, tanto individual quanto coletivamente. O trabalho também buscou analisar de forma crítica os documentos que dão diretrizes a educação no plano nacional e no estadual, sendo eles: os Parâmetros Curriculares Nacionais; as Orientações Curriculares para o Ensino Médio; o Currículo do estado de São Paulo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29T19:07:55Z
2016-08-29T19:07:55Z
2016-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143461
000872082
33004056091P0
9368765428422950
url http://hdl.handle.net/11449/143461
identifier_str_mv 000872082
33004056091P0
9368765428422950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401471791955968