Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santos, Mikael Corrêa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/157279
Resumo: O presente estudo tem como objetivo central compreender a maneira com que a publicidade brasileira representa, em seu discurso, o esporte denominado corrida de rua. A relevância do tema deve-se ao fato de a corrida de rua ter apresentado, nos últimos anos, um crescimento acelerado do número de participantes, assim como, do total de provas oferecidas no país. Diante deste fenômeno esportivo e social, busca-se ampliar a discussão partindo da análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da marca Mizuno e "Vem Junto” da marca Nike — ambas produzidas e veiculadas em território nacional. Pretende-se, portanto, discutir questões que envolvem o papel social do esporte e a importância da publicidade como produção midiática que reflete elementos culturais e simbólicos por meio de suas formações discursivas. Como abordagem metodológica serão empregados os fundamentos da análise do discurso de linha francesa em diálogo com os conceitos da sociologia do esporte.
id UNSP_a517f82e35852a6f86aea15401977b56
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157279
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da NikeRoad run: Sport, play and consumption. Analysis of the advertisings campaigns “It’s Runderful” from Mizuno and "Vem Junto" from NikeComunicação e esportePublicidadeMídiaCorrida de ruaAnálise de discursoCommunication and sportRoad runAdvertisingDiscourse analysisMediaO presente estudo tem como objetivo central compreender a maneira com que a publicidade brasileira representa, em seu discurso, o esporte denominado corrida de rua. A relevância do tema deve-se ao fato de a corrida de rua ter apresentado, nos últimos anos, um crescimento acelerado do número de participantes, assim como, do total de provas oferecidas no país. Diante deste fenômeno esportivo e social, busca-se ampliar a discussão partindo da análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da marca Mizuno e "Vem Junto” da marca Nike — ambas produzidas e veiculadas em território nacional. Pretende-se, portanto, discutir questões que envolvem o papel social do esporte e a importância da publicidade como produção midiática que reflete elementos culturais e simbólicos por meio de suas formações discursivas. Como abordagem metodológica serão empregados os fundamentos da análise do discurso de linha francesa em diálogo com os conceitos da sociologia do esporte.This study intends to understand the way that Brazilian advertising represents the road run sport in its discourse. The theme is relevant because the road run has a rapid growth in the number of participants and competitions offered in recent years in Brazil. Faced with this sport and social phenomenon, we sought to discuss the theme from the analysis of Mizuno’s advertising campaign named "It's Runderful" and Nike's advertising campaign named "Vem Junto", both produced and transmitted in national territory, and discuss issues that involve the social relevance of sport and the importance of advertising as a media production that reflects cultural and symbolic elements through its discursive formations. As a methodological approach will be employed the fundamentals of Discourse Analysis (French DA) in dialogue with the concepts of the sociology of sport.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 1648016Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Mikael Corrêa2018-10-10T13:42:48Z2018-10-10T13:42:48Z2018-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15727900090888233004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157279Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:27:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike
Road run: Sport, play and consumption. Analysis of the advertisings campaigns “It’s Runderful” from Mizuno and "Vem Junto" from Nike
title Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike
spellingShingle Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike
Santos, Mikael Corrêa
Comunicação e esporte
Publicidade
Mídia
Corrida de rua
Análise de discurso
Communication and sport
Road run
Advertising
Discourse analysis
Media
title_short Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike
title_full Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike
title_fullStr Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike
title_full_unstemmed Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike
title_sort Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike
author Santos, Mikael Corrêa
author_facet Santos, Mikael Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mikael Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação e esporte
Publicidade
Mídia
Corrida de rua
Análise de discurso
Communication and sport
Road run
Advertising
Discourse analysis
Media
topic Comunicação e esporte
Publicidade
Mídia
Corrida de rua
Análise de discurso
Communication and sport
Road run
Advertising
Discourse analysis
Media
description O presente estudo tem como objetivo central compreender a maneira com que a publicidade brasileira representa, em seu discurso, o esporte denominado corrida de rua. A relevância do tema deve-se ao fato de a corrida de rua ter apresentado, nos últimos anos, um crescimento acelerado do número de participantes, assim como, do total de provas oferecidas no país. Diante deste fenômeno esportivo e social, busca-se ampliar a discussão partindo da análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da marca Mizuno e "Vem Junto” da marca Nike — ambas produzidas e veiculadas em território nacional. Pretende-se, portanto, discutir questões que envolvem o papel social do esporte e a importância da publicidade como produção midiática que reflete elementos culturais e simbólicos por meio de suas formações discursivas. Como abordagem metodológica serão empregados os fundamentos da análise do discurso de linha francesa em diálogo com os conceitos da sociologia do esporte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-10T13:42:48Z
2018-10-10T13:42:48Z
2018-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157279
000908882
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/157279
identifier_str_mv 000908882
33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791101369712640