Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/157279 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo central compreender a maneira com que a publicidade brasileira representa, em seu discurso, o esporte denominado corrida de rua. A relevância do tema deve-se ao fato de a corrida de rua ter apresentado, nos últimos anos, um crescimento acelerado do número de participantes, assim como, do total de provas oferecidas no país. Diante deste fenômeno esportivo e social, busca-se ampliar a discussão partindo da análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da marca Mizuno e "Vem Junto” da marca Nike — ambas produzidas e veiculadas em território nacional. Pretende-se, portanto, discutir questões que envolvem o papel social do esporte e a importância da publicidade como produção midiática que reflete elementos culturais e simbólicos por meio de suas formações discursivas. Como abordagem metodológica serão empregados os fundamentos da análise do discurso de linha francesa em diálogo com os conceitos da sociologia do esporte. |
id |
UNSP_a517f82e35852a6f86aea15401977b56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/157279 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da NikeRoad run: Sport, play and consumption. Analysis of the advertisings campaigns “It’s Runderful” from Mizuno and "Vem Junto" from NikeComunicação e esportePublicidadeMídiaCorrida de ruaAnálise de discursoCommunication and sportRoad runAdvertisingDiscourse analysisMediaO presente estudo tem como objetivo central compreender a maneira com que a publicidade brasileira representa, em seu discurso, o esporte denominado corrida de rua. A relevância do tema deve-se ao fato de a corrida de rua ter apresentado, nos últimos anos, um crescimento acelerado do número de participantes, assim como, do total de provas oferecidas no país. Diante deste fenômeno esportivo e social, busca-se ampliar a discussão partindo da análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da marca Mizuno e "Vem Junto” da marca Nike — ambas produzidas e veiculadas em território nacional. Pretende-se, portanto, discutir questões que envolvem o papel social do esporte e a importância da publicidade como produção midiática que reflete elementos culturais e simbólicos por meio de suas formações discursivas. Como abordagem metodológica serão empregados os fundamentos da análise do discurso de linha francesa em diálogo com os conceitos da sociologia do esporte.This study intends to understand the way that Brazilian advertising represents the road run sport in its discourse. The theme is relevant because the road run has a rapid growth in the number of participants and competitions offered in recent years in Brazil. Faced with this sport and social phenomenon, we sought to discuss the theme from the analysis of Mizuno’s advertising campaign named "It's Runderful" and Nike's advertising campaign named "Vem Junto", both produced and transmitted in national territory, and discuss issues that involve the social relevance of sport and the importance of advertising as a media production that reflects cultural and symbolic elements through its discursive formations. As a methodological approach will be employed the fundamentals of Discourse Analysis (French DA) in dialogue with the concepts of the sociology of sport.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 1648016Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Mikael Corrêa2018-10-10T13:42:48Z2018-10-10T13:42:48Z2018-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15727900090888233004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157279Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:27:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike Road run: Sport, play and consumption. Analysis of the advertisings campaigns “It’s Runderful” from Mizuno and "Vem Junto" from Nike |
title |
Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike |
spellingShingle |
Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike Santos, Mikael Corrêa Comunicação e esporte Publicidade Mídia Corrida de rua Análise de discurso Communication and sport Road run Advertising Discourse analysis Media |
title_short |
Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike |
title_full |
Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike |
title_fullStr |
Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike |
title_full_unstemmed |
Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike |
title_sort |
Corrida de rua: esporte, diversão e consumo. Análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da Mizuno e "Vem Junto" da Nike |
author |
Santos, Mikael Corrêa |
author_facet |
Santos, Mikael Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, José Carlos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mikael Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação e esporte Publicidade Mídia Corrida de rua Análise de discurso Communication and sport Road run Advertising Discourse analysis Media |
topic |
Comunicação e esporte Publicidade Mídia Corrida de rua Análise de discurso Communication and sport Road run Advertising Discourse analysis Media |
description |
O presente estudo tem como objetivo central compreender a maneira com que a publicidade brasileira representa, em seu discurso, o esporte denominado corrida de rua. A relevância do tema deve-se ao fato de a corrida de rua ter apresentado, nos últimos anos, um crescimento acelerado do número de participantes, assim como, do total de provas oferecidas no país. Diante deste fenômeno esportivo e social, busca-se ampliar a discussão partindo da análise das campanhas publicitárias "It's Runderful" da marca Mizuno e "Vem Junto” da marca Nike — ambas produzidas e veiculadas em território nacional. Pretende-se, portanto, discutir questões que envolvem o papel social do esporte e a importância da publicidade como produção midiática que reflete elementos culturais e simbólicos por meio de suas formações discursivas. Como abordagem metodológica serão empregados os fundamentos da análise do discurso de linha francesa em diálogo com os conceitos da sociologia do esporte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-10T13:42:48Z 2018-10-10T13:42:48Z 2018-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/157279 000908882 33004056081P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/157279 |
identifier_str_mv |
000908882 33004056081P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797791101369712640 |