Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Barreto, Elton de Oliveira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/116059
Resumo: A Escola Estadual Bento de Abreu - EEBA, renomada instituição da cidade, foi o primeiro ginásio estadual de Araraquara e um dos primeiros ginásios oficiais do estado de São Paulo, instalado em fevereiro de 1934. Neste trabalho, a partir de um conjunto de instrumentos de valor histórico, pertencentes ao laboratório de Física da EEBA, abordamos aspectos do ensino de Física proposto entre os anos 1931 e 1961. Para o estudo, de natureza qualitativa, foi realizada uma pesquisa documental, tomando-se a legislação de ensino em vigor no período que compreende os primeiros anos de funcionamento da EEBA como ginásio oficial e foram analisados livros didáticos editado/publicados entre os anos de 1931 e 1961. Também foram selecionados cinco instrumentos, de diferentes áreas temáticas, que foram examinados de acordo com procedimentos de museologia. Nossos resultados indicam que os instrumentos antigos encontrados na Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara atendiam ao que era proposto pela legislação da época e observamos que a descrição de um grande número deles aparece nos livros didáticos analisados. Consideramos que o papel que os objetos representaram no ensino de Ciências e de Física no Brasil justifica a organização de acervos e a preservação desses objetos. Acreditamos que por meio do estudo dos instrumentos possamos conhecer melhor o ensino de Ciências e de Física no passado e pensar propostas para o emprego desses instrumentos em outros contextos, enriquecendo o ensino em nossos dias
id UNSP_acd0363b9ac0517c03578a37f187bfd8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/116059
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)EducaçãoFísica - Estudo e ensinoFisica (Segundo grau)Ciencia - Aparelhos e instrumentosFisica - InstrumentosPhysics Study and teachingA Escola Estadual Bento de Abreu - EEBA, renomada instituição da cidade, foi o primeiro ginásio estadual de Araraquara e um dos primeiros ginásios oficiais do estado de São Paulo, instalado em fevereiro de 1934. Neste trabalho, a partir de um conjunto de instrumentos de valor histórico, pertencentes ao laboratório de Física da EEBA, abordamos aspectos do ensino de Física proposto entre os anos 1931 e 1961. Para o estudo, de natureza qualitativa, foi realizada uma pesquisa documental, tomando-se a legislação de ensino em vigor no período que compreende os primeiros anos de funcionamento da EEBA como ginásio oficial e foram analisados livros didáticos editado/publicados entre os anos de 1931 e 1961. Também foram selecionados cinco instrumentos, de diferentes áreas temáticas, que foram examinados de acordo com procedimentos de museologia. Nossos resultados indicam que os instrumentos antigos encontrados na Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara atendiam ao que era proposto pela legislação da época e observamos que a descrição de um grande número deles aparece nos livros didáticos analisados. Consideramos que o papel que os objetos representaram no ensino de Ciências e de Física no Brasil justifica a organização de acervos e a preservação desses objetos. Acreditamos que por meio do estudo dos instrumentos possamos conhecer melhor o ensino de Ciências e de Física no passado e pensar propostas para o emprego desses instrumentos em outros contextos, enriquecendo o ensino em nossos diasBento de Abreu State School - EEBA, renowned institution in the city, was the first official secondary school in Araraquara and one of the first in the state of São Paulo, installed in February 1934. This paper deals with aspects of Physics teaching proposed between 1931 and 1961, starting from the study of ancient instruments that belong to the EEBA Physics Laboratory. For the qualitative study, documentary research was carried out, taking the educational legislation in force between 1931 and 1961 and official textbooks edited / published in this period. Five instruments, of different thematic areas, that were studied according to procedures of museology, were also selected. Our results indicate the ancient objects found in the State School Bento de Abreu de Araraquara heed to what was proposed by the legislation of the time and noticed that the description of a large number of them of them appear in the analyzed textbooks. We consider that the role played by the instruments in science and physics teaching in Brazil justifies the organization of collections and preservation of these objects. We believe that by means of the study of instruments we may broaden the knowledge about science and physics teaching in the past and think of proposals to use these instruments in other contexts, enriching nowadays teachingFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barreto, Elton de Oliveira [UNESP]2015-03-03T11:52:58Z2015-03-03T11:52:58Z2014-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f. : il. color.application/pdfBARRETO, Elton de Oliveira. Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961). 2014. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/116059000809820000809820.pdf33004030079P26847958862033252Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T06:26:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/116059Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-16T06:26:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)
title Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)
spellingShingle Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)
Barreto, Elton de Oliveira [UNESP]
Educação
Física - Estudo e ensino
Fisica (Segundo grau)
Ciencia - Aparelhos e instrumentos
Fisica - Instrumentos
Physics Study and teaching
title_short Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)
title_full Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)
title_fullStr Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)
title_full_unstemmed Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)
title_sort Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961)
author Barreto, Elton de Oliveira [UNESP]
author_facet Barreto, Elton de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Elton de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Física - Estudo e ensino
Fisica (Segundo grau)
Ciencia - Aparelhos e instrumentos
Fisica - Instrumentos
Physics Study and teaching
topic Educação
Física - Estudo e ensino
Fisica (Segundo grau)
Ciencia - Aparelhos e instrumentos
Fisica - Instrumentos
Physics Study and teaching
description A Escola Estadual Bento de Abreu - EEBA, renomada instituição da cidade, foi o primeiro ginásio estadual de Araraquara e um dos primeiros ginásios oficiais do estado de São Paulo, instalado em fevereiro de 1934. Neste trabalho, a partir de um conjunto de instrumentos de valor histórico, pertencentes ao laboratório de Física da EEBA, abordamos aspectos do ensino de Física proposto entre os anos 1931 e 1961. Para o estudo, de natureza qualitativa, foi realizada uma pesquisa documental, tomando-se a legislação de ensino em vigor no período que compreende os primeiros anos de funcionamento da EEBA como ginásio oficial e foram analisados livros didáticos editado/publicados entre os anos de 1931 e 1961. Também foram selecionados cinco instrumentos, de diferentes áreas temáticas, que foram examinados de acordo com procedimentos de museologia. Nossos resultados indicam que os instrumentos antigos encontrados na Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara atendiam ao que era proposto pela legislação da época e observamos que a descrição de um grande número deles aparece nos livros didáticos analisados. Consideramos que o papel que os objetos representaram no ensino de Ciências e de Física no Brasil justifica a organização de acervos e a preservação desses objetos. Acreditamos que por meio do estudo dos instrumentos possamos conhecer melhor o ensino de Ciências e de Física no passado e pensar propostas para o emprego desses instrumentos em outros contextos, enriquecendo o ensino em nossos dias
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-26
2015-03-03T11:52:58Z
2015-03-03T11:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARRETO, Elton de Oliveira. Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961). 2014. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/116059
000809820
000809820.pdf
33004030079P2
6847958862033252
identifier_str_mv BARRETO, Elton de Oliveira. Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961). 2014. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000809820
000809820.pdf
33004030079P2
6847958862033252
url http://hdl.handle.net/11449/116059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791208652668928