O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Carmello Neto, Artur [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/183540
Resumo: Esta pesquisa tem como base os estudos realizados sobre uma ação de formação continuada em adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual. A ação de formação contou com a participação de professores da rede pública do Estado de São Paulo, ensino fundamental e médio, nas diferentes áreas de conhecimento, nos horários das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo – ATPCs. O estudo versou sobre temas relacionados a Educação Especial, dentre os quais, a viabilidade ou não de elaboração e aplicação de atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual matriculados nas salas de aulas do ensino regular. Para isso foi realizado um estudo sobre a trajetória histórica da pessoa com deficiência no mundo ocidental e no Brasil; as contribuições de Vigotski sobre a aprendizagem da pessoa com deficiência; os aspectos legais como a LDBN nº 9.394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN Adaptação Curricular; o Projeto Político Pedagógico – PPP e as Resoluções SE 61/2014 e SE 68/2017, emitidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo sobre a Educação Especial e as atribuições do professor especializado. Outrossim, uma análise das atividades adaptadas realizadas pelos professores na ação de formação continuada e nas salas de aulas do ensino regular. Do mesmo modo, o estudo demonstrou a viabilidade de sua criação, contudo com a participação do professor especializado no apoio pedagógico ao professor do ensino regular. Por fim, a pesquisa constatou que a Educação Especial e as discussões relacionadas a inclusão enfrentam dificuldades na escola, porém possíveis de serem discutidas, desde que internamente a equipe escolar esteja disposta para a educação inclusiva.
id UNSP_ae850fb7d4d20913882963e437c185e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183540
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escolaTeachers 'look on curricular adaptation for intellectual disability students: a continuing education action at schoolFormação de Professores.Defectologia.Parâmetros CurricularesTeacher TrainingDefectologyCurricular Parameters.Teacher TrainingDefectologyCurricular ParametersEsta pesquisa tem como base os estudos realizados sobre uma ação de formação continuada em adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual. A ação de formação contou com a participação de professores da rede pública do Estado de São Paulo, ensino fundamental e médio, nas diferentes áreas de conhecimento, nos horários das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo – ATPCs. O estudo versou sobre temas relacionados a Educação Especial, dentre os quais, a viabilidade ou não de elaboração e aplicação de atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual matriculados nas salas de aulas do ensino regular. Para isso foi realizado um estudo sobre a trajetória histórica da pessoa com deficiência no mundo ocidental e no Brasil; as contribuições de Vigotski sobre a aprendizagem da pessoa com deficiência; os aspectos legais como a LDBN nº 9.394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN Adaptação Curricular; o Projeto Político Pedagógico – PPP e as Resoluções SE 61/2014 e SE 68/2017, emitidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo sobre a Educação Especial e as atribuições do professor especializado. Outrossim, uma análise das atividades adaptadas realizadas pelos professores na ação de formação continuada e nas salas de aulas do ensino regular. Do mesmo modo, o estudo demonstrou a viabilidade de sua criação, contudo com a participação do professor especializado no apoio pedagógico ao professor do ensino regular. Por fim, a pesquisa constatou que a Educação Especial e as discussões relacionadas a inclusão enfrentam dificuldades na escola, porém possíveis de serem discutidas, desde que internamente a equipe escolar esteja disposta para a educação inclusiva.This research is based on the studies carried out on a continuing training action on curriculum adaptation for students with intellectual disabilities. The training action was attended by teachers from public schools in the State of São Paulo, elementary and high school, in the different areas of knowledge, at the times of Collective Pedagogical Work Classes - ATPCs. The study dealt with subjects related to Special Education, among which, the feasibility or not of elaboration and application of adapted activities for students with intellectual disability enrolled in the regular education classrooms. For this, a study was conducted on the historical trajectory of people with disabilities in the western world and in Brazil; Vigotski's contributions on learning for the disabled; legal aspects such as LDBN No. 9.394/96; National Curriculum Parameters - PCN Curriculum Adaptation; the Pedagogical Political Project - PPP and Resolutions SE 61/2014 and SE 68/2017, issued by the São Paulo State Department of Education on Special Education and the duties of the specialized teacher. Furthermore, an analysis of the adapted activities performed by teachers in the continuing education action and in the regular education classrooms. The study demonstrated the viability of its creation of adapted activities, however with the participation of the specialized teacher in the pedagogical support to the regular education teacher. Finally, the research found that Special Education and discussions related to inclusion face difficulties at school, but they can be discussed, provided that the school staff is willing to work for inclusive education internally.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carmello Neto, Artur [UNESP]2019-09-19T14:16:14Z2019-09-19T14:16:14Z2019-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18354000092523433004030079P25851335209487224porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:10:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183540Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-17T06:10:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escola
Teachers 'look on curricular adaptation for intellectual disability students: a continuing education action at school
title O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escola
spellingShingle O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escola
Carmello Neto, Artur [UNESP]
Formação de Professores.
Defectologia.
Parâmetros Curriculares
Teacher Training
Defectology
Curricular Parameters.
Teacher Training
Defectology
Curricular Parameters
title_short O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escola
title_full O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escola
title_fullStr O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escola
title_full_unstemmed O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escola
title_sort O olhar dos professores sobre adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual: uma ação de formação continuada na escola
author Carmello Neto, Artur [UNESP]
author_facet Carmello Neto, Artur [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmello Neto, Artur [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores.
Defectologia.
Parâmetros Curriculares
Teacher Training
Defectology
Curricular Parameters.
Teacher Training
Defectology
Curricular Parameters
topic Formação de Professores.
Defectologia.
Parâmetros Curriculares
Teacher Training
Defectology
Curricular Parameters.
Teacher Training
Defectology
Curricular Parameters
description Esta pesquisa tem como base os estudos realizados sobre uma ação de formação continuada em adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual. A ação de formação contou com a participação de professores da rede pública do Estado de São Paulo, ensino fundamental e médio, nas diferentes áreas de conhecimento, nos horários das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo – ATPCs. O estudo versou sobre temas relacionados a Educação Especial, dentre os quais, a viabilidade ou não de elaboração e aplicação de atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual matriculados nas salas de aulas do ensino regular. Para isso foi realizado um estudo sobre a trajetória histórica da pessoa com deficiência no mundo ocidental e no Brasil; as contribuições de Vigotski sobre a aprendizagem da pessoa com deficiência; os aspectos legais como a LDBN nº 9.394/96; os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN Adaptação Curricular; o Projeto Político Pedagógico – PPP e as Resoluções SE 61/2014 e SE 68/2017, emitidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo sobre a Educação Especial e as atribuições do professor especializado. Outrossim, uma análise das atividades adaptadas realizadas pelos professores na ação de formação continuada e nas salas de aulas do ensino regular. Do mesmo modo, o estudo demonstrou a viabilidade de sua criação, contudo com a participação do professor especializado no apoio pedagógico ao professor do ensino regular. Por fim, a pesquisa constatou que a Educação Especial e as discussões relacionadas a inclusão enfrentam dificuldades na escola, porém possíveis de serem discutidas, desde que internamente a equipe escolar esteja disposta para a educação inclusiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19T14:16:14Z
2019-09-19T14:16:14Z
2019-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183540
000925234
33004030079P2
5851335209487224
url http://hdl.handle.net/11449/183540
identifier_str_mv 000925234
33004030079P2
5851335209487224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800400930743517184