A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/86605
Resumo: Este trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma mais pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos, o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com este contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes instrumentos pedagógicos, como livros didáticos e dicionários escolares, discutindo sua adequação para as séries propostas, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos.
id UNSP_b344739296176d53bb30db62460dd64a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86605
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino FundamentalLingua portuguesa - LexicografiaLexicologiaLexicografiaLéxico - Estudo e ensinoDicitionaryLexical teachingElementary SchoolClass bookEste trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma mais pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos, o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com este contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes instrumentos pedagógicos, como livros didáticos e dicionários escolares, discutindo sua adequação para as séries propostas, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos.This study starts from the proposition that the vocabulary teaching at Elementary School, unfortunately, is still a question that has not been dealed with an specific way. As a lot of pedagogical materials avaiable at the pressing marketing aim only the text comprehension, and knowing grammar points names, leaving a little gap for the lexical competence in different contexts. Even the pocket dictionaries, which should be the constant tools in the classroom, are a little used. Concerned about this context, our research is a theorical contribuition of the Lexicography and the Lexicology, in a pedagogical way and an analysis of the different tools, as books, school dictionaries.We will talk about its adjustment to the grades, besides suggesting some methodological strategies to the task with a growing lexical aquisition.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Xatara, Claudia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP]2014-06-11T19:22:20Z2014-06-11T19:22:20Z2007-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f. : il. + anexosapplication/pdfMORAES, Adriana Cardoso de. A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental. 2006. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/86605000489276moraes_ac_me_sjrp.pdf33004153069P55491216178053615Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T06:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86605Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:09:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
title A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
spellingShingle A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP]
Lingua portuguesa - Lexicografia
Lexicologia
Lexicografia
Léxico - Estudo e ensino
Dicitionary
Lexical teaching
Elementary School
Class book
title_short A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
title_full A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
title_fullStr A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
title_sort A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
author Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP]
author_facet Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xatara, Claudia Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua portuguesa - Lexicografia
Lexicologia
Lexicografia
Léxico - Estudo e ensino
Dicitionary
Lexical teaching
Elementary School
Class book
topic Lingua portuguesa - Lexicografia
Lexicologia
Lexicografia
Léxico - Estudo e ensino
Dicitionary
Lexical teaching
Elementary School
Class book
description Este trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma mais pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos, o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com este contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes instrumentos pedagógicos, como livros didáticos e dicionários escolares, discutindo sua adequação para as séries propostas, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-19
2014-06-11T19:22:20Z
2014-06-11T19:22:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Adriana Cardoso de. A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental. 2006. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/86605
000489276
moraes_ac_me_sjrp.pdf
33004153069P5
5491216178053615
identifier_str_mv MORAES, Adriana Cardoso de. A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental. 2006. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.
000489276
moraes_ac_me_sjrp.pdf
33004153069P5
5491216178053615
url http://hdl.handle.net/11449/86605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f. : il. + anexos
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805671449038422016