Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Rodrigues, Marco Aurélio Borella [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/95412
Resumo: O câncer de boca é uma das dez neoplasias mais frequentes em todo o mundo, sendo considerado uma doença multifatorial. Está diretamente associado aos fatores de riscos, tais como: o tabagismo, etilismo, exposição solar e dieta deficiente. É de extrema importância transmitir o conhecimento sobre câncer bucal para os escolares, visto que a população em geral chega à vida adulta sem informações prévias dessa doença. Antes de planejar ações de educação e prevenção é necessário conhecer a população em que se quer intervir. Um bom instrumento para medir esse conhecimento é o questionário. Atualmente, a Teoria da Resposta ao Item (TRI) está sendo aplicada na criação de uma medida para avaliar conhecimento, uma vez que trabalha com um conjunto de modelos matemáticos que analisam a probabilidade de um indivíduo dar uma certa resposta a um item como função dos parâmetros dele e da habilidade do respondente. Este estudo objetiva elaborar, padronizar e aplicar um questionário, validado pela TRI, para avaliação de conhecimento sobre câncer de boca, fatores de risco e prevenção em escolares da 3ª série do ensino médio da rede pública de Araçatuba/SP. O questionário, contendo itens de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, foi elaborado a partir de itens existentes na literatura e sugestões de especialistas. Para análise do questionário através da TRI utilizou-se o modelo logístico unidimensional de 3 (três) parâmetros. Realizaram-se duas aplicações do questionário em escolares de todas as escolas públicas de Araçatuba, SP, sendo a primeira aplicação para o projeto piloto e a segunda para a pesquisa final. As estimativas dos parâmetros dos itens e as probabilidades de acerto em diferentes níveis de conhecimento foram obtidas através do software Bilog-MG versão 3.11 e a avaliação do conhecimento dos alunos...
id UNSP_b393dcb0625690e87167c53a687a27e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95412
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao itemTeoria da resposta ao itemQuestionariosConhecimentosAdolescentesBoca - CancerAvaliação em saúdeQuestionnairesKnowledgeAdolescentHealth evaluationO câncer de boca é uma das dez neoplasias mais frequentes em todo o mundo, sendo considerado uma doença multifatorial. Está diretamente associado aos fatores de riscos, tais como: o tabagismo, etilismo, exposição solar e dieta deficiente. É de extrema importância transmitir o conhecimento sobre câncer bucal para os escolares, visto que a população em geral chega à vida adulta sem informações prévias dessa doença. Antes de planejar ações de educação e prevenção é necessário conhecer a população em que se quer intervir. Um bom instrumento para medir esse conhecimento é o questionário. Atualmente, a Teoria da Resposta ao Item (TRI) está sendo aplicada na criação de uma medida para avaliar conhecimento, uma vez que trabalha com um conjunto de modelos matemáticos que analisam a probabilidade de um indivíduo dar uma certa resposta a um item como função dos parâmetros dele e da habilidade do respondente. Este estudo objetiva elaborar, padronizar e aplicar um questionário, validado pela TRI, para avaliação de conhecimento sobre câncer de boca, fatores de risco e prevenção em escolares da 3ª série do ensino médio da rede pública de Araçatuba/SP. O questionário, contendo itens de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, foi elaborado a partir de itens existentes na literatura e sugestões de especialistas. Para análise do questionário através da TRI utilizou-se o modelo logístico unidimensional de 3 (três) parâmetros. Realizaram-se duas aplicações do questionário em escolares de todas as escolas públicas de Araçatuba, SP, sendo a primeira aplicação para o projeto piloto e a segunda para a pesquisa final. As estimativas dos parâmetros dos itens e as probabilidades de acerto em diferentes níveis de conhecimento foram obtidas através do software Bilog-MG versão 3.11 e a avaliação do conhecimento dos alunos...Oral cancer is one of the ten most common worldwide cancers and is considered a multifactorial disease. It is directly associated with risk factors such as smoking, alcohol consumption, sun exposure and poor diet. It's extremely important to transmit knowledge about oral cancer to students, once the general population reaches adulthood without prior information of this disease. Before planning measures of prevention and education, it is necessary to know the population that wants to intervene. A good way to measure this knowledge is the questionnaire. Currently, Item Response Theory (IRT) is being applied in the development of a measure to assess knowledge, since it works with a set of mathematical models that analyze the probability of an individual giving a certain response to an item as a function of the parameters and ability of the respondent. This study aims to elaborate, standardize and apply a questionnaire, validated by TRI to assess knowledge about oral cancer, risk factors and prevention in senior year students from public school in Araçatuba / SP. The questionnaire containing multiple-choice items with only one correct alternative was elaborated from existing items in the literature and suggestions from experts. The unidimensional logistic model of three parameters was used for the questionnaire analysis. There were two applications of the questionnaire in all public school students of Araçatuba, SP, being the first application for the pilot project and the second for the final survey. The estimatives of parameters of the items and probability of sucess at different levels of knowledge were obtained through the software Bilog-MG and evaluation of students' knowledge processed by Epi Info 2000, version 3.5.1. The questionnaire was applied on 1012 present sudents in the classrooms on the day of the application... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Marco Aurélio Borella [UNESP]2014-06-11T19:27:45Z2014-06-11T19:27:45Z2011-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis88 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfRODRIGUES, Marco Aurélio Borella. Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item. 2011. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2011.http://hdl.handle.net/11449/95412000673003rodrigues_mab_me_araca.pdf33004021074P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:33:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95412Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-18T06:33:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item
title Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item
spellingShingle Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item
Rodrigues, Marco Aurélio Borella [UNESP]
Teoria da resposta ao item
Questionarios
Conhecimentos
Adolescentes
Boca - Cancer
Avaliação em saúde
Questionnaires
Knowledge
Adolescent
Health evaluation
title_short Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item
title_full Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item
title_fullStr Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item
title_full_unstemmed Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item
title_sort Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item
author Rodrigues, Marco Aurélio Borella [UNESP]
author_facet Rodrigues, Marco Aurélio Borella [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marco Aurélio Borella [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da resposta ao item
Questionarios
Conhecimentos
Adolescentes
Boca - Cancer
Avaliação em saúde
Questionnaires
Knowledge
Adolescent
Health evaluation
topic Teoria da resposta ao item
Questionarios
Conhecimentos
Adolescentes
Boca - Cancer
Avaliação em saúde
Questionnaires
Knowledge
Adolescent
Health evaluation
description O câncer de boca é uma das dez neoplasias mais frequentes em todo o mundo, sendo considerado uma doença multifatorial. Está diretamente associado aos fatores de riscos, tais como: o tabagismo, etilismo, exposição solar e dieta deficiente. É de extrema importância transmitir o conhecimento sobre câncer bucal para os escolares, visto que a população em geral chega à vida adulta sem informações prévias dessa doença. Antes de planejar ações de educação e prevenção é necessário conhecer a população em que se quer intervir. Um bom instrumento para medir esse conhecimento é o questionário. Atualmente, a Teoria da Resposta ao Item (TRI) está sendo aplicada na criação de uma medida para avaliar conhecimento, uma vez que trabalha com um conjunto de modelos matemáticos que analisam a probabilidade de um indivíduo dar uma certa resposta a um item como função dos parâmetros dele e da habilidade do respondente. Este estudo objetiva elaborar, padronizar e aplicar um questionário, validado pela TRI, para avaliação de conhecimento sobre câncer de boca, fatores de risco e prevenção em escolares da 3ª série do ensino médio da rede pública de Araçatuba/SP. O questionário, contendo itens de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta, foi elaborado a partir de itens existentes na literatura e sugestões de especialistas. Para análise do questionário através da TRI utilizou-se o modelo logístico unidimensional de 3 (três) parâmetros. Realizaram-se duas aplicações do questionário em escolares de todas as escolas públicas de Araçatuba, SP, sendo a primeira aplicação para o projeto piloto e a segunda para a pesquisa final. As estimativas dos parâmetros dos itens e as probabilidades de acerto em diferentes níveis de conhecimento foram obtidas através do software Bilog-MG versão 3.11 e a avaliação do conhecimento dos alunos...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-23
2014-06-11T19:27:45Z
2014-06-11T19:27:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Marco Aurélio Borella. Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item. 2011. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/95412
000673003
rodrigues_mab_me_araca.pdf
33004021074P1
identifier_str_mv RODRIGUES, Marco Aurélio Borella. Elaboração, padronização e aplicação de questionário para avaliação de conhecimento sobre câncer bucal validado pela teoria de resposta ao item. 2011. 88 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2011.
000673003
rodrigues_mab_me_araca.pdf
33004021074P1
url http://hdl.handle.net/11449/95412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 88 f. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401516703514624