O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Prado, Andréia Fernandes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/181604
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2017, no decorrer do curso de extensão em Astronomia “Diário do Céu”, ministrado a professores da educação básica, vinculados a Secretaria Estadual de Ensino (SEED) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), ambas da cidade de Bauru, São Paulo, Brasil. Buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Quais saberes docentes foram mobilizados pelos professores da educação básica ao participarem do curso de formação “Diário do Céu”, durante o aprendizado de conteúdos relacionados à demanda curricular dos anos iniciais do ensino fundamental? Os professores, pertencentes à SME, tornaram-se os sujeitos da pesquisa, pois são atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, analisou-se o Currículo Comum para esta modalidade de ensino, a fim de identificar quais demandas são apresentadas em relação aos conteúdos de Astronomia e quais foram subsidiadas por meio das atividades práticas do referido curso. A pesquisa também investigou quais os saberes docentes mobilizados por professores dos anos iniciais durante a realização de um curso de formação em Astronomia. Para a fundamentação teórica, foram utilizados os referenciais da área de Ensino de Ciências, da Formação de Professores em Exercício, bem como da Educação em Astronomia, além da Análise de Discurso da linha francesa. Os resultados indicam que há uma necessidade de formação, no que tange aos conteúdos de Astronomia, uma vez que os professores são polivalentes, com formação inicial em curso de Pedagogia e licenciaturas afins, e, não foram contemplados com tais conteúdos, em suas estruturas curriculares. Do mesmo modo, evidenciam a mobilização de diversos saberes docentes, entre os quais podemos citar os saberes disciplinares.
id UNSP_b399a191db9f413a449d085db281510f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181604
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.What's in this Diary? The mobilization of teachers' knowledge during an astronomy course for teachers from the initial years of Elementary EducationEnsino de AstronomiaFormação em exercícioDiário do CéuSaberes docentesAnálise de discursoAstronomy teachingIn-service educationDiary of skyTeacher’s knowledgeDiscourse analysisA presente pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2017, no decorrer do curso de extensão em Astronomia “Diário do Céu”, ministrado a professores da educação básica, vinculados a Secretaria Estadual de Ensino (SEED) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), ambas da cidade de Bauru, São Paulo, Brasil. Buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Quais saberes docentes foram mobilizados pelos professores da educação básica ao participarem do curso de formação “Diário do Céu”, durante o aprendizado de conteúdos relacionados à demanda curricular dos anos iniciais do ensino fundamental? Os professores, pertencentes à SME, tornaram-se os sujeitos da pesquisa, pois são atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, analisou-se o Currículo Comum para esta modalidade de ensino, a fim de identificar quais demandas são apresentadas em relação aos conteúdos de Astronomia e quais foram subsidiadas por meio das atividades práticas do referido curso. A pesquisa também investigou quais os saberes docentes mobilizados por professores dos anos iniciais durante a realização de um curso de formação em Astronomia. Para a fundamentação teórica, foram utilizados os referenciais da área de Ensino de Ciências, da Formação de Professores em Exercício, bem como da Educação em Astronomia, além da Análise de Discurso da linha francesa. Os resultados indicam que há uma necessidade de formação, no que tange aos conteúdos de Astronomia, uma vez que os professores são polivalentes, com formação inicial em curso de Pedagogia e licenciaturas afins, e, não foram contemplados com tais conteúdos, em suas estruturas curriculares. Do mesmo modo, evidenciam a mobilização de diversos saberes docentes, entre os quais podemos citar os saberes disciplinares.The present research was developed in 2017, during the Astronomy course "The Diary of Sky", taught to teachers of basic education, linked to the State Department of Education (SDE) and the Municipal Department of Education (MDE), both of the City of Bauru, São Paulo, Brazil. The following research question was sought: Which teachers' knowledge were mobilized by the teachers of basic education when participating in " The Diary of Sky " course, during the learning of contents related to the curricular demand of the initial years of Elementary Education? The teachers, belonging to the MDE, became the subjects of the research, since they are active in the initial years of Elementary Education. In this way, the Common Curriculum for this modality of education was analyzed, in order to identify which demands are presented in relation to the contents of Astronomy and which were subsidized through the practical activities of said course. The research also investigated the teachers' knowledge mobilized by teachers of the initial years during the course of training in Astronomy. For the theoretical basis, reference was made to the areas of Science Teaching, In-Service Teacher Training, and Astronomy Education, as well as the Discourse Analysis of the French line. The results indicate that there is a need for training regarding the contents of Astronomy, since the teachers are polyvalent, with initial training in Pedagogy and related degrees, and were not contemplated with such content in their curricular structures. Likewise, evidence of the involvement of several teaching knowledge, among which we can mention the disciplinary knowledge.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado, Andréia Fernandes2019-04-18T15:46:44Z2019-04-18T15:46:44Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18160400091530033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-07T06:27:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-07T06:27:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
What's in this Diary? The mobilization of teachers' knowledge during an astronomy course for teachers from the initial years of Elementary Education
title O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
Prado, Andréia Fernandes
Ensino de Astronomia
Formação em exercício
Diário do Céu
Saberes docentes
Análise de discurso
Astronomy teaching
In-service education
Diary of sky
Teacher’s knowledge
Discourse analysis
title_short O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
author Prado, Andréia Fernandes
author_facet Prado, Andréia Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Andréia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Astronomia
Formação em exercício
Diário do Céu
Saberes docentes
Análise de discurso
Astronomy teaching
In-service education
Diary of sky
Teacher’s knowledge
Discourse analysis
topic Ensino de Astronomia
Formação em exercício
Diário do Céu
Saberes docentes
Análise de discurso
Astronomy teaching
In-service education
Diary of sky
Teacher’s knowledge
Discourse analysis
description A presente pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2017, no decorrer do curso de extensão em Astronomia “Diário do Céu”, ministrado a professores da educação básica, vinculados a Secretaria Estadual de Ensino (SEED) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), ambas da cidade de Bauru, São Paulo, Brasil. Buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Quais saberes docentes foram mobilizados pelos professores da educação básica ao participarem do curso de formação “Diário do Céu”, durante o aprendizado de conteúdos relacionados à demanda curricular dos anos iniciais do ensino fundamental? Os professores, pertencentes à SME, tornaram-se os sujeitos da pesquisa, pois são atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, analisou-se o Currículo Comum para esta modalidade de ensino, a fim de identificar quais demandas são apresentadas em relação aos conteúdos de Astronomia e quais foram subsidiadas por meio das atividades práticas do referido curso. A pesquisa também investigou quais os saberes docentes mobilizados por professores dos anos iniciais durante a realização de um curso de formação em Astronomia. Para a fundamentação teórica, foram utilizados os referenciais da área de Ensino de Ciências, da Formação de Professores em Exercício, bem como da Educação em Astronomia, além da Análise de Discurso da linha francesa. Os resultados indicam que há uma necessidade de formação, no que tange aos conteúdos de Astronomia, uma vez que os professores são polivalentes, com formação inicial em curso de Pedagogia e licenciaturas afins, e, não foram contemplados com tais conteúdos, em suas estruturas curriculares. Do mesmo modo, evidenciam a mobilização de diversos saberes docentes, entre os quais podemos citar os saberes disciplinares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-18T15:46:44Z
2019-04-18T15:46:44Z
2019-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181604
000915300
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/181604
identifier_str_mv 000915300
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401453278298112