A educação infantil no Brasil: uma análise comparativa da Base Nacional Comum Curricular e das indicações para o currículo da infância na Itália

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Holmo, Graziela Cristina de Oliveira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/193274
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivos conhecer, registrar e analisar os aspectos referentes às indicações legais para a Educação Infantil no Brasil e na Itália, a partir da investigação de cunho comparativo, com base na análise documental. Justifica-se a importância do estudo para que a Base Nacional Comum Curricular possa ser compreendida de forma a realmente atender as especificidades da educação infantil, enquanto espaço de promoção de desenvolvimento humano. Para tanto, foram analisados entre outros, os seguintes documentos legais: a Base Comum Curricular Nacional para a Educação Infantil no Brasil (2017) e as Indicações para o Currículo da Infância na Itália (2012), que trouxeram em seu bojo indicações significativas no que se refere a essa etapa da Educação Básica. Por meio dos referidos documentos, foi possível traçar pontos de semelhanças e de diferenças acerca do trabalho pedagógico na Educação Infantil. A respeito das semelhanças pode-se inferir que ambos adotam posições de uma política social global; às formas de organização do currículo é posta a partir de campos de experiências e direitos de aprendizagens. Por outro lado, observa-se que a forma de organização do tempo, do espaço e os tipos agrupamentos em relação à idade das crianças são bastante diferentes de um país para o outro, ou seja, no Brasil as crianças de 0 a 5 anos, são agrupadas por faixa etária de forma homogênea em séries distintas, enquanto que na Itália as crianças compreendidas de 3 a 6 anos são agrupadas em um único agrupamento que tem o ciclo de três anos. Assim, enquanto no Brasil ainda se discute a implantação e elaboração dos currículos nos níveis municipais e estaduais, pois a Base acabou de ser homologada, a implantação já ocorrida desde 2012 das Indicações na Itália, se ocupa atualmente com discussão de ampliação do atendimento das escolas da primeira infância para faixa etária de 0 a 2 anos. Entende-se, porém, que há ainda muito a avançar em relação a esta temática, tendo em vista o papel nuclear da Educação Infantil nas sociedades que buscam uma educação de efetiva qualidade, mais humanizada, menos “adultocêntrica”.
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