Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Pimenta, Daniela Aparecida de Oliveira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/97700
Resumo: O processo de adolescer traz em si a noção de mudanças, que implicam em reeditar e ampliar as capacidades físicas e subjetivas que a criança possuía, num processo evolutivo que vai levá-la a um novo papel social, sexual e afetivo. Tantas mudanças nem sempre transcorrem de forma pacífica para os adolescentes, que se vêem diante de tarefas árduas e importantes, dentre elas, construir seus projetos de vida, que são tracejados de caminhos que poderão trilhar ao tomar posse de um novo papel social - o de adulto. A problemática socioeconômica atual contribui para que o adolescente sinta-se mais inseguro, trazendo como reflexos comportamentos de desânimo e pessimismo quanto ao futuro, principalmente para aqueles que cursam o último ano do Ensino Médio Público. No entanto, nadando contra a corrente, o adolescente surge com seus projetos de vida, numa tentativa de se organizar, de planejar seu futuro, de estabelecer metas e ações que os aproximem do propósito da vida de todo ser humano: buscar a felicidade. Adolescer é um processo individual, mas não desconexo, já que toda uma rede de relações o influencia: a família, a sociedade, a cultura, a mídia, a comunidade escolar. Da teia de relações que cercam o adolescente, a família em que ele está inserido exerce papel fundamental na maneira como passará pelo processo de adolescer e construirá seus projetos de vida. Ao longo do tempo, a instituição família tem passado por transformações, muitos arranjos familiares são desfeitos, outros novos se formam, a família assume reconfigurações, os papéis se definem de outras maneiras. Não é raro que se ouça que as novas configurações familiares podem ser as vilãs causadoras dos conflitos...
id UNSP_b3c4d46b57e92f5b5f722a000fed0f41
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97700
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneoAdolescênciaPsicologia do adolescentePsicanaliseBecoming adolescentProjects of lifeFamilyContemporaryPsychic transmissionPsychoanalysisO processo de adolescer traz em si a noção de mudanças, que implicam em reeditar e ampliar as capacidades físicas e subjetivas que a criança possuía, num processo evolutivo que vai levá-la a um novo papel social, sexual e afetivo. Tantas mudanças nem sempre transcorrem de forma pacífica para os adolescentes, que se vêem diante de tarefas árduas e importantes, dentre elas, construir seus projetos de vida, que são tracejados de caminhos que poderão trilhar ao tomar posse de um novo papel social - o de adulto. A problemática socioeconômica atual contribui para que o adolescente sinta-se mais inseguro, trazendo como reflexos comportamentos de desânimo e pessimismo quanto ao futuro, principalmente para aqueles que cursam o último ano do Ensino Médio Público. No entanto, nadando contra a corrente, o adolescente surge com seus projetos de vida, numa tentativa de se organizar, de planejar seu futuro, de estabelecer metas e ações que os aproximem do propósito da vida de todo ser humano: buscar a felicidade. Adolescer é um processo individual, mas não desconexo, já que toda uma rede de relações o influencia: a família, a sociedade, a cultura, a mídia, a comunidade escolar. Da teia de relações que cercam o adolescente, a família em que ele está inserido exerce papel fundamental na maneira como passará pelo processo de adolescer e construirá seus projetos de vida. Ao longo do tempo, a instituição família tem passado por transformações, muitos arranjos familiares são desfeitos, outros novos se formam, a família assume reconfigurações, os papéis se definem de outras maneiras. Não é raro que se ouça que as novas configurações familiares podem ser as vilãs causadoras dos conflitos...The process of becoming adolescent brings in itself the notion of changes, that imply in reediting and extending the physical and subjective capacities that the it possessed child, in an evolving process that goes to take it a new social, sexual and affective paper. As many changes not always happen of pacific form for the adolescents, whom if they ahead see of arduous and important tasks, amongst them, to construct its projects of life, that they are hatched of ways that will be able to tread when taking ownership of a new social paper, of adult. The problematic current economic partner contributes so that the adolescent, feels itself unsafer, bringing as reflected behaviors of loss of heart and pessimism how much to the future, mainly for that they attend a course the last year of Public Secondary Schools. However, swimming against the chain, the adolescent appears with its projects of life, in an attempt of if organizing, planning its future, to establish goals and actions that approach them to the intention of the life of all human being: to search the happiness. The process of becoming adolescent is inidvidual, but not disconnected, since all a net of relations influences it: the family, the society, the culture, the media, the pertaining to school community. Of the web of relations that surround the adolescent, the family where it is inserted exerts basic paper in the way as she will pass for the process of becoming adolescent and will construct its projects of life. To the long one of the time, the institution family has passed for transformations, many familiar arrangements they are finished, other news if they form, the family assumes new arrangements, the papers if they define in other ways. It is not rare that if it hears... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro., Valente Maria Luisa Louro de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pimenta, Daniela Aparecida de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:29:05Z2014-06-11T19:29:05Z2007-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130f. il. color.application/pdfPIMENTA, Daniela Aparecida de Oliveira. Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo. 2007. 130f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.http://hdl.handle.net/11449/97700000543114pimenta_dao_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:03:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97700Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-06T06:03:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo
title Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo
spellingShingle Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo
Pimenta, Daniela Aparecida de Oliveira [UNESP]
Adolescência
Psicologia do adolescente
Psicanalise
Becoming adolescent
Projects of life
Family
Contemporary
Psychic transmission
Psychoanalysis
title_short Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo
title_full Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo
title_fullStr Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo
title_full_unstemmed Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo
title_sort Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo
author Pimenta, Daniela Aparecida de Oliveira [UNESP]
author_facet Pimenta, Daniela Aparecida de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro., Valente Maria Luisa Louro de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Daniela Aparecida de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Psicologia do adolescente
Psicanalise
Becoming adolescent
Projects of life
Family
Contemporary
Psychic transmission
Psychoanalysis
topic Adolescência
Psicologia do adolescente
Psicanalise
Becoming adolescent
Projects of life
Family
Contemporary
Psychic transmission
Psychoanalysis
description O processo de adolescer traz em si a noção de mudanças, que implicam em reeditar e ampliar as capacidades físicas e subjetivas que a criança possuía, num processo evolutivo que vai levá-la a um novo papel social, sexual e afetivo. Tantas mudanças nem sempre transcorrem de forma pacífica para os adolescentes, que se vêem diante de tarefas árduas e importantes, dentre elas, construir seus projetos de vida, que são tracejados de caminhos que poderão trilhar ao tomar posse de um novo papel social - o de adulto. A problemática socioeconômica atual contribui para que o adolescente sinta-se mais inseguro, trazendo como reflexos comportamentos de desânimo e pessimismo quanto ao futuro, principalmente para aqueles que cursam o último ano do Ensino Médio Público. No entanto, nadando contra a corrente, o adolescente surge com seus projetos de vida, numa tentativa de se organizar, de planejar seu futuro, de estabelecer metas e ações que os aproximem do propósito da vida de todo ser humano: buscar a felicidade. Adolescer é um processo individual, mas não desconexo, já que toda uma rede de relações o influencia: a família, a sociedade, a cultura, a mídia, a comunidade escolar. Da teia de relações que cercam o adolescente, a família em que ele está inserido exerce papel fundamental na maneira como passará pelo processo de adolescer e construirá seus projetos de vida. Ao longo do tempo, a instituição família tem passado por transformações, muitos arranjos familiares são desfeitos, outros novos se formam, a família assume reconfigurações, os papéis se definem de outras maneiras. Não é raro que se ouça que as novas configurações familiares podem ser as vilãs causadoras dos conflitos...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
2014-06-11T19:29:05Z
2014-06-11T19:29:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTA, Daniela Aparecida de Oliveira. Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo. 2007. 130f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/97700
000543114
pimenta_dao_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv PIMENTA, Daniela Aparecida de Oliveira. Adolescer e construir projetos de vida no cenário familiar contemporâneo. 2007. 130f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.
000543114
pimenta_dao_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130f. il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800400852649771008