Conhecimentos e juízos morais de crianças e de adolescentes sobre o meio ambiente: considerações acerca da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Vestena, Carla Luciane Blum [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/106677
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento e o juízo moral de crianças e adolescentes sobre questões ambientais, em diferentes contextos escolares. O público alvo consistiu em 240 crianças e adolescentes da terceira à oitava séries do ensino fundamental de oito anos, entre oito e quatorze anos, de escolas com características diversificadas, pública e privada, confessional e não confessional, com e sem proposta pedagógica bem definida e de diferentes níveis socioeconômicos, que participassem de projeto de Educação Ambiental há mais de dois anos. Os instrumentos de investigação utilizados foram observações das crianças e dos adolescentes no ambiente escolar e uma entrevista semiestruturada, contendo questões de conhecimento e de dilemas morais sobre temas ambientais. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria das crianças e dos adolescentes investigados apresenta juízo moral de respeito para com temas ambientais, assim como casos de juízo moral de desrespeito ambiental independente da idade. O conhecimento ambiental das crianças e dos adolescentes, de modo geral, é preliminar e intermediário, ou seja, eles não possuem entendimentos sistematizados das inter-relações entre os elementos do sistema ambiental e muitos não apresentam conhecimento da constituição de diferentes tipos de matéria presentes no meio ambiente. O conhecimento ambiental das crianças e dos adolescentes, diferentemente do juízo moral ambiental, apresentou uma tendência moderada de ampliação com a idade, entre oito e quatorze anos. O juízo moral de respeito ambiental não apresentou relação com o conhecimento que as crianças e os adolescentes possuíam dos temas ambientais. No entanto, verificamos na análise e interpretação dos dados que, apesar do conhecimento ambiental e do Juízo Moral sobre questões ambientais...
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Os instrumentos de investigação utilizados foram observações das crianças e dos adolescentes no ambiente escolar e uma entrevista semiestruturada, contendo questões de conhecimento e de dilemas morais sobre temas ambientais. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria das crianças e dos adolescentes investigados apresenta juízo moral de respeito para com temas ambientais, assim como casos de juízo moral de desrespeito ambiental independente da idade. O conhecimento ambiental das crianças e dos adolescentes, de modo geral, é preliminar e intermediário, ou seja, eles não possuem entendimentos sistematizados das inter-relações entre os elementos do sistema ambiental e muitos não apresentam conhecimento da constituição de diferentes tipos de matéria presentes no meio ambiente. O conhecimento ambiental das crianças e dos adolescentes, diferentemente do juízo moral ambiental, apresentou uma tendência moderada de ampliação com a idade, entre oito e quatorze anos. O juízo moral de respeito ambiental não apresentou relação com o conhecimento que as crianças e os adolescentes possuíam dos temas ambientais. No entanto, verificamos na análise e interpretação dos dados que, apesar do conhecimento ambiental e do Juízo Moral sobre questões ambientais...The present study had as objective to analyze the moral knowledge and judgments of children and teenagers about environmental issues, in different school contexts. The target audience was consisted of 240 children and teenagers from third to eighth grade of elementary education of eight years, between 8 and 14 years, of schools with different characteristics, public and private, confessional and non-confessional, with or without a pedagogical propose, and different socioeconomic levels, who participate in environmental education project for over two years. The research instruments used were observations of children and teenagers in the school environment and a semi-structured interview, with questions of knowledge and moral dilemmas on environmental issues. The results showed that most of the investigated children and teenagers show Moral Judgment of respect for environmental issues, as well as cases of Moral Judgment atmosphere of disrespect for all ages, regardless of age. The environmental knowledge of children and teenagers, in general, is preliminary and intermediate, in other words, they have no systematic understanding about the interrelationships between the elements of the environmental system, and many have no knowledge of the different constitution of various themes present in environment. The environmental knowledge of children and teenagers, unlike the Moral Judgment environmental showed a moderated trend of growth with the age, between 8 and 14 years. The Moral Judgment of respect for the environment didn’t show any relation with the knowledge that children and teenagers have about the environmental issues. However, we found in the analysis and interpretation of data, that despite the environmental knowledge and Moral Judgment on environmental issues not being determinant, they are constraints, mainly after 11 years... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vestena, Carla Luciane Blum [UNESP]2014-06-11T19:35:46Z2014-06-11T19:35:46Z2010-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis148 f. : il. color. + Apêndicesapplication/pdfVESTENA, Carla Luciane Blum. Conhecimentos e juízos morais de crianças e de adolescentes sobre o meio ambiente: considerações acerca da educação ambiental. 2010. 148 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/106677000616742vestena_clb_dr_mar.pdf33004110040P559473195852209230000-0003-2381-3445Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-18T06:33:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106677Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-18T06:33:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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