O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Amaral, Karine de Freitas [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/152211
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi investigar e contribuir com os professores da Educação Básica com relação às suas práticas de ensino-aprendizagem em Geografia e, especificamente, para o ensino do conceito Lugar, visando ampliar as possibilidades de prática para que os alunos compreendam o referido conceito de modo mais efetivo. Para isso, analisamos três realidades escolares do município de Uberaba-MG: Escola Municipal Boa Vista, Escola Municipal Uberaba e Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e de campo. Nosso referencial teórico quanto aos saberes e práticas docentes foi: André (2003), Ibiapina (2008), Libâneo (1994), Magalhães (2011), Mizukami (2003), Pontuschka (2009), Straforini (2008), entre outros. Para aprofundar o conceito de Lugar recorremos principalmente a: Almeida (2000); Callai (2014); Tuan (1983); Castellar (2009); Cavalcanti (2002); Kaercher (2002); Gonçalves (2006); Carlos (2007), Castrogiovani (2002), Rodrigues (2016), Santos (1997). A pesquisa qualitativa nos possibilitou fazer uma análise dos sujeitos envolvidos. De acordo com o embasamento teórico, foi realizada a pesquisa de campo utilizando-se o diário de campo para fazer anotações das aulas, a aplicação de questionários, visando conhecer os sujeitos envolvidos na pesquisa, a observação de aulas de Geografia, para verificar a prática dos docentes das três escolas, registros fotográficos e entrevista semi-estruturada, para a realização de um documentário sobre o Bairro Boa Vista (Uberaba-MG). Na Escola Municipal Boa Vista realizou-se atividades referentes ao Lugar Boa Vista. Na Escola Municipal Uberaba desenvolveu-se atividades referentes ao Lugar Brasil. No Colégio Tiradentes da Polícia Militar produziu-se atividades referentes ao Lugar Uberaba. Diante das diversas demandas apresentadas pelas unidades escolares, acreditamos que as atividades desenvolvidas de forma distinta provocaram reflexões e mudanças nas práticas dos professores da rede pública de ensino, incentivando-os a buscar caminhos inovadores e dinâmicos que contribuirão para o aprimoramento do conhecimento científico quanto ao ensino do conceito Lugar.
id UNSP_b8deba26de81358c9991cc383b5a72be
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152211
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentesThe study of place in the teaching of geography: experience with knowledge and teaching practicesEnsino de geografiaLugarPrática docenteTeaching geographyPlaceTeaching practiceO objetivo principal desta pesquisa foi investigar e contribuir com os professores da Educação Básica com relação às suas práticas de ensino-aprendizagem em Geografia e, especificamente, para o ensino do conceito Lugar, visando ampliar as possibilidades de prática para que os alunos compreendam o referido conceito de modo mais efetivo. Para isso, analisamos três realidades escolares do município de Uberaba-MG: Escola Municipal Boa Vista, Escola Municipal Uberaba e Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e de campo. Nosso referencial teórico quanto aos saberes e práticas docentes foi: André (2003), Ibiapina (2008), Libâneo (1994), Magalhães (2011), Mizukami (2003), Pontuschka (2009), Straforini (2008), entre outros. Para aprofundar o conceito de Lugar recorremos principalmente a: Almeida (2000); Callai (2014); Tuan (1983); Castellar (2009); Cavalcanti (2002); Kaercher (2002); Gonçalves (2006); Carlos (2007), Castrogiovani (2002), Rodrigues (2016), Santos (1997). A pesquisa qualitativa nos possibilitou fazer uma análise dos sujeitos envolvidos. De acordo com o embasamento teórico, foi realizada a pesquisa de campo utilizando-se o diário de campo para fazer anotações das aulas, a aplicação de questionários, visando conhecer os sujeitos envolvidos na pesquisa, a observação de aulas de Geografia, para verificar a prática dos docentes das três escolas, registros fotográficos e entrevista semi-estruturada, para a realização de um documentário sobre o Bairro Boa Vista (Uberaba-MG). Na Escola Municipal Boa Vista realizou-se atividades referentes ao Lugar Boa Vista. Na Escola Municipal Uberaba desenvolveu-se atividades referentes ao Lugar Brasil. No Colégio Tiradentes da Polícia Militar produziu-se atividades referentes ao Lugar Uberaba. Diante das diversas demandas apresentadas pelas unidades escolares, acreditamos que as atividades desenvolvidas de forma distinta provocaram reflexões e mudanças nas práticas dos professores da rede pública de ensino, incentivando-os a buscar caminhos inovadores e dinâmicos que contribuirão para o aprimoramento do conhecimento científico quanto ao ensino do conceito Lugar.The main objective of this research was to investigate and contribute with teachers of Basic Education, in relation to their teaching-learning practices in geography, and specifically to the teaching of concept Place, aiming to expand the possibilities for practice so that students understand this concept more effectively. For that, we analyze three school realities of the municipality of Uberaba-MG: Escola Municipal Boa Vista, Escola Municipal Uberaba e Colégio Tiradentes de Polícia Militar. We developed a qualitative research of bibliographic and field nature. Our theoretical knowledge and practice regarding teachers was: André (2003), Ibiapina (2008), Libâneo (1994), Magalhães (2011), Mizukami (2003), Pontuschka (2009), Straforini (2008), among others. To deepen the concept Place we use mainly to: Almeida (2000); Callai (2014); Tuan (1983); Castellar (2009); Cavalcanti (2002); Kaercher (2002); Gonçalves (2006); Carlos (2007), Castrogiovani (2002), Rodrigues (2016), Santos (1997). The qualitative research has enabled us to do an analysis of the subjects of the research. According to the theoretical basis, the field research, using the field journal to take notes of classes, the application of questionnaires, aiming to meet the subjects involved in research, observation of lessons in geography, to check the practice of teachers from the three schools, photographic records and a semi-structured interview for a documentary on the Boa Vista neighborhood (Uberaba-MG). At Escola Municipal Boa Vista held activities related to Place Boa Vista. At Escola Municipal Uberaba developed activities related to Place Brazil. At ColégioTiradentes da Polícia Militar occured activities related to Place Uberaba. On the various demands made by the school units, we believe that the activities of different ways provoked reflections and changes in the practices of teachers of public schools, encouraging them to seek innovative and dynamic ways that will contribute to the improvement of scientific knowledge about the teaching of the concept of Place.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 134467/2015-9.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pancher, Andréia Medinilha [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Karine de Freitas [UNESP]2017-12-04T11:07:03Z2017-12-04T11:07:03Z2017-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15221100089479833004137004P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-13T06:05:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152211Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:05:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes
The study of place in the teaching of geography: experience with knowledge and teaching practices
title O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes
spellingShingle O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes
Amaral, Karine de Freitas [UNESP]
Ensino de geografia
Lugar
Prática docente
Teaching geography
Place
Teaching practice
title_short O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes
title_full O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes
title_fullStr O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes
title_full_unstemmed O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes
title_sort O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes
author Amaral, Karine de Freitas [UNESP]
author_facet Amaral, Karine de Freitas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pancher, Andréia Medinilha [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Karine de Freitas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Lugar
Prática docente
Teaching geography
Place
Teaching practice
topic Ensino de geografia
Lugar
Prática docente
Teaching geography
Place
Teaching practice
description O objetivo principal desta pesquisa foi investigar e contribuir com os professores da Educação Básica com relação às suas práticas de ensino-aprendizagem em Geografia e, especificamente, para o ensino do conceito Lugar, visando ampliar as possibilidades de prática para que os alunos compreendam o referido conceito de modo mais efetivo. Para isso, analisamos três realidades escolares do município de Uberaba-MG: Escola Municipal Boa Vista, Escola Municipal Uberaba e Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e de campo. Nosso referencial teórico quanto aos saberes e práticas docentes foi: André (2003), Ibiapina (2008), Libâneo (1994), Magalhães (2011), Mizukami (2003), Pontuschka (2009), Straforini (2008), entre outros. Para aprofundar o conceito de Lugar recorremos principalmente a: Almeida (2000); Callai (2014); Tuan (1983); Castellar (2009); Cavalcanti (2002); Kaercher (2002); Gonçalves (2006); Carlos (2007), Castrogiovani (2002), Rodrigues (2016), Santos (1997). A pesquisa qualitativa nos possibilitou fazer uma análise dos sujeitos envolvidos. De acordo com o embasamento teórico, foi realizada a pesquisa de campo utilizando-se o diário de campo para fazer anotações das aulas, a aplicação de questionários, visando conhecer os sujeitos envolvidos na pesquisa, a observação de aulas de Geografia, para verificar a prática dos docentes das três escolas, registros fotográficos e entrevista semi-estruturada, para a realização de um documentário sobre o Bairro Boa Vista (Uberaba-MG). Na Escola Municipal Boa Vista realizou-se atividades referentes ao Lugar Boa Vista. Na Escola Municipal Uberaba desenvolveu-se atividades referentes ao Lugar Brasil. No Colégio Tiradentes da Polícia Militar produziu-se atividades referentes ao Lugar Uberaba. Diante das diversas demandas apresentadas pelas unidades escolares, acreditamos que as atividades desenvolvidas de forma distinta provocaram reflexões e mudanças nas práticas dos professores da rede pública de ensino, incentivando-os a buscar caminhos inovadores e dinâmicos que contribuirão para o aprimoramento do conhecimento científico quanto ao ensino do conceito Lugar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04T11:07:03Z
2017-12-04T11:07:03Z
2017-10-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152211
000894798
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/152211
identifier_str_mv 000894798
33004137004P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965405573120000